A B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, referência global em infraestrutura de mercado financeiro, se uniu ao CIS Group, LucidLink e Iconik para lançar uma iniciativa inovadora de operações de mídia. O projeto, que começou em dezembro de 2024, visa unificar e modernizar os fluxos de trabalho internos de conteúdo da B3 através de um gerenciamento de ativos de mídia baseado em nuvem e armazenamento de arquivos virtualizados. Ao permitir uma colaboração sem interrupções, edição eficiente e enriquecimento de metadados impulsionado por IA, a solução apoia o compromisso da B3 com a inovação e a excelência operacional em suas equipes de mídia.
A B3 procurou aumentar a produtividade e facilitar a colaboração da equipe ao implementar um catálogo centralizado de ativos de mídia. Com a integração do Iconik, uma solução da Backlight, e o armazenamento nativo em nuvem da Lucidlink, os ativos de mídia estão agora organizados de forma eficiente, facilmente acessíveis e enriquecidos com metadados, o que aprimora a capacidade de busca e possibilita a monetização futura do conteúdo.
“A implementação do sistema levou a um aumento significativo na produtividade, tanto na velocidade de entrega quanto na qualidade do conteúdo. Observamos uma melhora substancial na agilidade de nossos processos de edição e aprovação, o que nos permitiu aumentar nosso volume de produção”, afirmou Carlos Ctistofanilli, Gerente de Comunicações e Marketing | Centro de Mídia, Conteúdo, Engenharia de Transmissão e Eventos da B3.
A integração dos Filespaces da LucidLink com a plataforma MAM do Iconik transforma o fluxo de trabalho na criação de conteúdo. A LucidLink oferece acesso instantâneo a grandes arquivos de mídia, eliminando a necessidade de downloads completos e acelerando consideravelmente os processos de edição de vídeo em alta resolução. Quando os ativos de mídia são incorporados ao Filespace da LucidLink, eles são automaticamente indexados pelo Iconik, dando início a diversos processos de tagueamento de metadados impulsionados por IA, além de gerar miniaturas e criar proxies de edição.
Através de um painel integrado do Premiere Pro, os usuários podem navegar e buscar mídia diretamente no Iconik, selecionando proxies para edição eficiente. Assim que a edição é finalizada, o fluxo de trabalho transita sem problemas de volta para o conteúdo em alta resolução para correção de cores e finalização, ou para um processo de revisão e aprovação onde as equipes podem fornecer feedback diretamente na interface web do Iconik.
“Com a demanda por conteúdo mais alta do que nunca, e mais equipes em mais projetos, esperamos que os obstáculos técnicos da gestão de mídia e operações de conteúdo persistam. A suíte de produtos da Backlight apoia uma abordagem mais inteligente e eficiente para resolver esses desafios. A adoção do Iconik pela B3 é um poderoso exemplo de como a gestão de ativos de mídia impulsionada por IA pode ser transformadora para uma organização, gerando impacto em larga escala”, comentou Sofia Fernandez, Executiva de Conta de Canal.
Principais benefícios:
– Gerenciamento de mídia centralizado: Um catálogo unificado dos ativos da B3 com metadados enriquecidos e tags geradas por IA para descoberta rápida.
– Edição e Colaboração Simplificadas: O sistema de arquivos virtual da LucidLink permite acesso em tempo real aos arquivos de mídia, eliminando gargalos de download.
– Enriquecimento de metadados aprimorado por IA: Ativos automaticamente etiquetados melhoram a capacidade de busca e possibilitam a monetização futura de conteúdo.
– Integração sem costura com Adobe Premiere Pro: Editores podem buscar, visualizar e editar proxies sem sair de seu ambiente de trabalho familiar.
– Infraestrutura segura e em Conformidade: A solução adere às rigorosas políticas de TI e cibersegurança da B3, garantindo a integridade e proteção dos dados.
O CIS Group foi selecionado por sua profunda especialização em integrar soluções de gerenciamento de mídia e seus serviços de suporte dedicados no Brasil. Ao reunir a tecnologia inovadora de armazenamento em nuvem da LucidLink e as capacidades de MAM do Iconik, o CIS Group possibilitou que a B3 modernizasse suas operações de conteúdo enquanto mantinha segurança e eficiência.
“Nosso objetivo no CIS ao trabalhar em projetos dessa natureza é ajudar organizações líderes como a B3 a desbloquear todo o potencial de seu conteúdo. Ao combinar arquitetura inteligente, tecnologia escalável e suporte local profundo, este projeto exemplifica o que é possível para equipes de conteúdo que adotam ferramentas integradas de forma inteligente, visando tornar os fluxos de trabalho de mídia de alto volume tão inteligentes, de alto desempenho, colaborativos e seguros quanto possível”, concluiu Alberto Santana, Gerente de Vendas de Território do CIS Group.
O projeto, baseado em São Paulo, representa um marco importante na jornada da B3 SA em direção a um ambiente de produção de conteúdo mais ágil e colaborativo.
Sites relacionados:
http://www.cisgroup.tv/
http://www.lucidlink.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube