Home Reportagens Clear-Com conecta estudantes em transmissão global de 24 horas com solução virtual Gen-IC

Clear-Com conecta estudantes em transmissão global de 24 horas com solução virtual Gen-IC

Sistema de intercomunicação baseado em nuvem Gen-IC uniu 17 universidades em seis continentes em uma produção inédita

Por Ricardo Batalha

A Clear-Com contribuiu com sua solução de intercomunicação virtual Gen-IC para viabilizar as comunicações em tempo real do projeto On-Air Student TV, uma transmissão global de 24 horas organizada pela executiva de mídia Carrie Wootten sob o selo do Global Media and Entertainment Talent Manifesto.

O evento reuniu 913 estudantes, professores e profissionais voluntários em 17 localidades distribuídas por seis continentes, com mais de 10 mil espectadores acompanhando o streaming ao vivo pelo YouTube. A tecnologia Gen-IC conectou diretores de programa da Ravensbourne University, em Londres, e de universidades em cidades como Brisbane, São Paulo, Mumbai, Los Angeles e diversas capitais europeias, sem a necessidade de qualquer hardware dedicado de intercomunicação.

Cada instituição participante recebeu o software Station-IC, cliente virtual de desktop da Clear-Com, que permitiu a coordenação entre equipes de forma simples e eficiente. “Depois de instalado em um PC ou Mac, bastava usar um headset para obter comunicações perfeitas”, explicou John Sparrow, engenheiro de suporte técnico da Clear-Com responsável pelo projeto. “O Gen-IC conectou todas as instâncias do Station-IC pela nuvem, garantindo comunicação em tempo real entre todas as equipes.”

Algumas universidades foram além na integração, conectando o Station-IC a sistemas de intercomunicação com fio locais. Estudantes da Mulberry UTC, por exemplo, trabalharam com a Rise Academy para integrar um controlador Stream Deck à nova atualização do Station-IC, criando uma interface física para operar a comunicação.

“Fiquei acordado por 36 horas seguidas apoiando a iniciativa, e valeu muito a pena”, comentou Sparrow. “Com contribuições de 17 locais diferentes em seis continentes, a energia no centro de controle temporário era incrível.”

A transmissão também entrou para a história como o primeiro evento ao vivo a incorporar o Time Addressable Media Store (TAMS), uma especificação de API de código aberto desenvolvida pela BBC R&D. Mais de 30 parceiros da indústria, entre eles Sky, AWS, ITV Studios, SMPTE, Vizrt, Levira e Techex, participaram do projeto sob a liderança de Wootten, que o definiu como uma vitrine global de talento estudantil e inovação em mídia.

“O Gen-IC da Clear-Com proporcionou um nível de coordenação e profissionalismo que levou o projeto a outro patamar”, afirmou Wootten. “O resultado superou minhas expectativas e demonstra o poder da colaboração entre a indústria e o meio acadêmico.”

Site relacionado: https://www.clearcom.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados