Home Reportagens Clear-Com Eclipse HX: a intercomunicação sem fio totalmente IP usada no GP da Hungria de F1

Clear-Com Eclipse HX: a intercomunicação sem fio totalmente IP usada no GP da Hungria de F1

Por Ricardo Batalha

O sistema Eclipse HX foi fornecido pela HDwireless, especialista em tecnologia sem fio alemã, através da Audio-Technica, parceiro de distribuição da Clear-Com na Alemanha

Um sistema de matriz digital Clear-Com, Eclipse HX, serviu como uma solução de intercomunicador sem fio totalmente IP para a Antenna Hungária (AH), emissora do GP da Hungria de Fórmula 1, realizado no último dia 4 de agosto e vencido pelo inglês Lewis Hamilton (Mercedes). Fornecido pela HDwireless, especialista em tecnologia sem fio alemã, através da Audio-Technica, parceira de distribuição da Clear-Com na Alemanha, o sistema garantiu comunicação clara e flexível, ainda que em um dos ambientes mais complexos e barulhentos.

O sistema precisava cobrir uma área extremamente ampla, incluindo o pit lane, paddock e o complexo de TV, garantindo um sinal confiável em um ambiente de áudio de alto tráfego e fornecendo excepcional clareza de áudio, apesar dos níveis extremos de ruído dos carros de Fórmula 1.

Anteriormente, a HDwireless usava rádios UHF para esse evento devido ao tamanho da área que eles precisavam cobrir, mas a equipe estava ansiosa para implantar a solução Clear-Com. O sistema incluiu uma matriz Eclipse HX-Delta com 12 conexões de áudio com a unidade móvel Antenna Hungary, além de painéis Iris da série V, cinto digital sem fio FreeSpeak II e transceptores conectados ao FreeSpeak II IP.

“Apoiamos o host da emissora com sistemas de câmeras sem fio e transmissão de vídeo sem fio há vários anos. Até agora, tínhamos usado rádios UHF como uma configuração de intercomunicador, mas buscávamos mais flexibilidade, mais canais por usuário e melhor qualidade de áudio. Já tínhamos usado o sistema sem fio digital Clear-Com FreeSpeak II para a corrida de 24 horas em Nürburgring, na Alemanha, e tudo funcionou perfeitamente”, contou Patrick Nussbaum , CEO da HDwireless. “Na Hungria, estabelecemos o antigo sistema UHF como um backup, mas não precisávamos usá-lo. O sistema Clear-Com funcionou perfeitamente e nosso cliente ficou muito feliz”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados