Home Reportagens Clear-Com em produções da empresa argentina MG Stage

Clear-Com em produções da empresa argentina MG Stage

Por Ricardo Batalha

MG Stage se dedica exclusivamente ao aluguel de sistemas de intercomunicação para teatro, eventos corporativos e mercados de produção ao vivo

MG Stage, com sede em Buenos Aires (ARG), é o único do país dedicado exclusivamente ao aluguel de sistemas de intercomunicação para teatro, eventos corporativos e mercados de produção ao vivo. A equipe entende a necessidade de comunicações confiáveis e de qualidade, especialmente a proprietária da empresa Magali Acha, cuja experiência anterior de carreira como cenógrafa em shows demonstrou a pouca ênfase que produtores colocam em um aspecto tão importante de um evento. “Em todos os programas em que trabalhei, sempre percebi como as equipes tinham dificuldade de simplesmente falar umas com as outras”, lembrou.

Quando Magali Acha começou o MG Stage, um de seus objetivos era evitar esse desafio para seus clientes, o que significava usar Clear-Com desde o primeiro dia. “Muitas pessoas estão acostumadas com rádios bidirecionais, mas assim que experimentam o uso do Clear-Com, compreendem imediatamente a importância de usar um sistema de intercomunicação profissional”, declarou.

Um evento recente destacou os efeitos de comunicações superiores em eventos ao vivo. O MG Stage apoiou a final da Copa Sul-Americana da Conmebal (Confederação Sul-Americana de Futebol), realizada no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção (PAR), e vencida pelo Independiente del Valle, do Equador (3 a 1 sobre o Colón, da Argentina).

Os produtores do torneio, que terá a sua final de 2020 realizada somente em janeiro de 2021 por causa da pandemia de COVID-19, engajaram-se no MG Stage apenas alguns dias antes do início do evento. “Tivemos que nos organizar de forma rápida e sem muitas informações sobre os requisitos técnicos da produção”, recordou Acha. Para isto, usou dois sistemas sem fio independentes para equipes de produção separadas. Uma equipe cuidou da coordenação técnica e artística do pré-jogo, a partida e as cerimônias de entrega de taças e medalhas. A outra equipe administrou a coordenação geral do evento.

O MG Stage implantou o Intercomunicador Digital Wireless FreeSpeak II da Clear-Com para a coordenação geral do evento e um Intercom Wireless Digital DX410 junto com as estações Partyline Analógica Encore da Clear-Com e packs de cinto para shows e cerimônias. O MG Stage também aproveitou sua experiência de teatro para configurar e personalizar o beltpack FreeSpeak II de cada usuário. Eles também combinaram e interconectaram o partyline Encore com fio com o sistema sem fio DX410.

Os sistemas Clear-Com melhoraram as capacidades de comunicação das equipes de eventos durante o torneio, permitindo que elas se comunicassem com clareza e em distâncias maiores, apesar do barulho da multidão. Para a final, o MG Stage colocou um transceptor FreeSpeak II ao longo de cada linha lateral. A equipe de produção usou 10 beltpack FreeSpeak II nas laterais, atrás do gol – a área de espera para os shows e cerimônias – e um membro estava na cabine de tv. “A cobertura foi suave em todas as áreas, no gramado e até no estande no alto do estádio”, observou Acha. “Os gerentes de palco posicionados ao redor do campo foram capazes de dar instruções claramente e conversar uns com os outros”, acrescentou.

Nem mesmo a chuva atrapalhou as comunicações. “No meio da partida, começou a chover tanto que o campo alagou e a partida foi suspensa por cerca de 15 minutos”, lembrou ela. “Tivemos que realocar o rack do equipamento e redirecionar o cabeamento; movemos praticamente tudo, incluindo os transceptores, porque a quantidade de água era incrível. Passaram-se alguns minutos estressantes desde que as comunicações tiveram que permanecer operacionais, apesar das condições adversas”, completou.

As tecnologias Clear-Com são amplamente adotadas em ambientes de produção teatral e ao vivo em todo o mundo, já que os programas incorporam valores de produção mais elaborados e as equipes exigem maiores capacidades de comunicação. “Clientes profissionais, especialmente na Argentina, não pedem sistemas de intercomunicação”, disse Acha. “Eles simplesmente pedem ‘Clear-Com’. É como pedir Coca-Cola em um restaurante. Todo mundo sabe o que você quer dizer. Os sistemas Clear-Com são confiáveis, fáceis de usar, versáteis e adaptáveis para cobrir as necessidades de cada tipo de usuário e produção”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados