A Blackmagic Design anunciou que o videoclipe da canção “Method” da banda Kroi foi filmado com o app Blackmagic Camera e colorizado no DaVinci Resolve Studio. A produção original foi registrada com mais de 40 iPhones executando o app Blackmagic Camera, captando a performance da banda em 360 graus. O vídeo já ultrapassou 9,2 milhões de visualizações no YouTube em apenas dois meses após o lançamento e segue ganhando fôlego.
A produção contou com a direção de Taichi Kimura, que já criou inúmeros videoclipes para artistas renomados. Para esse projeto, ele cercou a banda com iPhones executando o app Blackmagic Camera em um estúdio e usou telas divididas para criar um look dinâmico e cheio de energia.
“Para ser honesto, eu estava extremamente ocupado na época, porque também estava me preparando para as filmagens de um longa”, relembrou Kimura. “Achei que talvez seria mais fácil se eu apenas alinhasse várias câmeras, para não ter que dirigir nada no set. Mas, após começarmos, a equipe teve muito trabalho pela frente e a edição se mostrou muito mais difícil do que eu esperava.”
“Do ponto de vista criativo, o Kroi pediu algo energético. Eu não queria depender de movimentos de câmera para criar essa energia, já que havia feito isso antes. Eu sempre gostei do vídeo ‘In Rainbows – From the Basement’ do Radiohead, no qual eles usaram câmeras fixas e expressaram toda a energia apenas por meio da edição. Achei que essa abordagem seria interessante. E se fossemos fazer algo assim, poderíamos muito bem exagerar na quantidade de câmeras. Não havia nenhuma razão técnica por trás do número — eu apenas fiz o que parecia certo. No fim, incluindo os backups, utilizamos cerca de 47 iPhones”, continuou.
“Inicialmente, na verdade, eu queria filmar com 40 câmeras VHS. Mas isso seria tecnicamente difícil, e alugar 40 câmeras de cinema não era realista em termos do orçamento. Por isso, decidimos usar iPhones, já que eles ficam legais mesmo se aparecerem no quadro”, disse Kimura.
O projeto do sistema para a gravação ficou a cargo de Seiji Uchida.


“Instalamos o app Blackmagic Camera em todos os iPhones, sincronizamos todos usando o app Tentacle Sync e configuramos uma rede cabeada para que todos os dispositivos pudessem ser controlados a partir de um único iPad. As configurações de câmera foram gerenciadas centralmente pela rede e todas as filmagens foram gravadas no SSD interno de cada iPhone. Quando discuti a configuração com a equipe de desenvolvimento da Blackmagic Design na Inter BEE 2024, eles me disseram que, teoricamente, eu poderia sincronizar quantas câmeras a largura de banda da rede permitisse. Testei isso e funcionou perfeitamente com 40 câmeras.”
“Embora não tivéssemos tempo para utilizá-la nessa filmagem, acho que a Blackmagic Camera ProDock teria facilitado ainda mais. A ProDock tornaria tudo mais organizado com os conectores alinhados, e a sincronização baseada em hardware teria sido ideal. Eu definitivamente gostaria de testá-la de uma próxima vez”, acrescentou.
A gradação de cores foi realizada por Yoshiyuki Nishida da Artone Film com o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Advanced Panel.
“Após conversar com o diretor, decidimos apostar em um visual limpo e sem adornos”, disse Nishida. “É uma imagem de alta qualidade sem texturas desnecessárias — no bom sentido. Minha interpretação pessoal era tratá-lo quase como filmagens de vigilância, simplesmente ‘gravando o que está ali’. Por isso, não usei nenhuma LUT de emulação de filmes. Comecei com a LUT padrão e fiz apenas ajustes sutis para uma finalização natural.”
“Eu gosto muito dos planos aéreos e dos planos detalhe do piano e das mãos — ângulos que seriam difíceis de realizar com câmeras maiores. Sem o app Blackmagic Camera, filmar simultaneamente com mais de 40 iPhones teria sido impossível”, concluiu Kimura.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube