Home Reportagens Cobalt incorpora o ‘Modo de Latência Ultra Baixa’ para sua série 9992-ENC de codificadores

Cobalt incorpora o ‘Modo de Latência Ultra Baixa’ para sua série 9992-ENC de codificadores

Por Ricardo Batalha

Desenvolvimento inovador combina processamento paralelo com GDR (Gradual Decoder Refresh) e um CPB (Coded Picture Buffer), permitindo latências de codificação de apenas 10 milissegundos

A Cobalt está reduzindo significativamente a latência de sua série 9992-ENC de placas codificadoras de broadcast definidas por software. A empresa anunciou o lançamento de um modo de latência ultrabaixa com um desenvolvimento inovador. Este combina processamento paralelo com GDR (Gradual Decoder Refresh) e um CPB (Coded Picture Buffer) adequado para atingir latências de codificação tão baixas quanto 10 milissegundos, o que o torna desejável para qualquer emissora de eventos ao vivo, como esportes ou notícias.

Mesmo antes deste grande desenvolvimento, a série 9992-ENC, construída para OpenGear, atendia aos mais rigorosos requisitos de produção, combinando recursos de transmissão tradicionais com opções de rede avançadas. A tecnologia de codificação de vídeo HEVC da Cobalt forneceu uma melhoria drástica na eficiência de compressão em relação aos padrões anteriores, ao mesmo tempo em que suportava os atuais MPEG-2 e MPEG-4 AVC.

“Em qualquer tipo de compressão de vídeo, há um equilíbrio entre três variáveis: latência, qualidade e taxa de bits. Essencialmente, qualquer um dos dois pode ser otimizado às custas do terceiro, e um codificador de qualidade permitirá ajustar os níveis e escolher o ponto de operação que funciona para você”, explicou Ciro Noronha, EVP da Cobalt Engineering. “O Cobalt 9992-ENC sempre teve essa capacidade e quando se trata de latência, os mais importantes são o atraso de CEC e o uso do GDR que permitia que a latência variasse de mais de um segundo (para alta qualidade até taxa de bits baixa) em cerca de 100 milissegundos. Isso está disponível para AVC e HEVC (e, com algumas limitações, também em MPEG-2). Agora, com o modo de latência ultrabaixa, isso é reduzido para apenas 10 milissegundos, uma inovação significativa para as emissoras, acrescentou.

Noronha também apontou que este nível de latência é inferior à latência intrínseca de codificadores comuns, razão pela qual o 9992-ENC oferece suporte de áudio LPCM.

Por último, a Cobalt também está lançando firmware atualizado para o 9992-DEC, com latência sincronizável. Quando combinado com o 9992-ENC, latências ponta a ponta de cerca de 100 ms são alcançadas no modo HEVC e cerca de 300 ms no modo AVC.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados