Colorista malaio Beh Jing Qiang utilizou o DaVinci Resolve Studio para colorizar um novo comercial da Coca-Cola
A Blackmagic Design revelou que o colorista malaio Beh Jing Qiang utilizou o DaVinci Resolve Studio para colorizar um novo comercial da Coca-Cola, que também foi filmado com a Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2 em Blackmagic RAW.
O comercial da Coca-Cola para a região do sudeste asiático mostra o que as pessoas têm feito em casa no ano de 2020 e como os produtos da Coca-Cola têm feito parte do dia a dia. Depois de ter sido filmado na Malásia pelo diretor de fotografia Sam Koay, o comercial foi colorizado por Beh Jing Qiang, colorista, instrutor com certificação Blackmagic Design e proprietário da Film Troop Post, uma empresa de pós-produção especializada.
A Film Troop Post oferece vários serviços de pós-produção e, em um curto espaço de tempo, trabalhou em vários comerciais, curtas-metragens e vídeos musicais. Por exemplo, anúncios no “Bahasasini” da Netflix na Malásia, comerciais para Panasonic, Huawei, cerveja Tiger Crystal, Pepsi, Wonda Coffee, Levi’s, A&W, Yonex, Subway e Hong Leong Bank da Malásia, além do último vídeo musical do artista Andi Bernadee, “Penat”.
Beh Jing Qiang, de 26 anos, começou a utilizar o DaVinci Resolve Studio quando ainda estava na universidade e fundou a Film Troop Post, que é hoje uma das empresas de pós-produção que mais cresce na Malásia, e o DaVinci Resolve Studio tem sido fundamental nesse crescimento.
“Meus sócios Ee Kai Sheng, Patrick Chua e eu temos a mesma visão: oferecer serviços de pós-produção simplificados, avançar nas tecnologias, técnicas e escolhas criativas mais recentes e proporcionar a melhor qualidade de finalização. O Resolve é nosso principal software de gradação de cores e está nos ajudando a atender mais clientes”, disse Beh Jing Qiang.
Para o novo spot, o grupo criativo da Coca-Cola quis mostrar várias bebidas da marca Coca-Cola sendo consumidas em diferentes situações em casa. Beh Jing Qiang e Sam Koay receberam instruções para manter o visual e o estilo do spot quentes, mas também para se sentirem livres para explorar diferentes visuais para cada situação, desde que os tons quentes fossem mantidos.
Para poder divulgar cada trecho do comercial como ele queria, Beh Jing Qiang usou vários recursos diferentes do DaVinci Resolve Studio em conjunto com as imagens de alta qualidade geradas pela URSA Mini Pro 4.6K G2 e pelo codec Blackmagic RAW.
“Na Malásia, muitas pessoas possuem a URSA Mini e a Pocket Cinema Camera, então, a maioria de coloristas conhece o Blackmagic RAW. As imagens captadas eram incrivelmente nítidas, tinham um bom alcance dinâmico, proporcionavam muita flexibilidade, reprodução fluida e as cores captadas inspiram bastante o resultado final”, afirmou. “Gostamos também dos tons de pele, que se unem muito bem à gradação, além de não ser necessário qualificá-los muito”.
Para a gradação, Beh Jing Qiang usou pedestal, gama e ganho básicos para obter o visual necessário no spot, junto dos recursos das power windows do DaVinci Resolve para ajustar os quadros e iluminar determinados sujeitos na foto.
“A potência do Resolve em tempo real ficou muito evidente durante toda a gradação. Um grande exemplo foi quando ouvi uma conversa entre o produtor e o pós-produtor sobre modificar a cor da tampa de um dos produtos. Antes de eles decidirem enviá-la para o departamento on-line, eu rapidamente usei o Qualificador e a Power Window do Resolve e um pouco de rastreamento manual para modificar a cor da tampa. O resultado ficou bom e foi exatamente o que eles precisavam”, acrescentou.
Parte do processo de pós-produção foi preparar o comercial para distribuição em diferentes formatos para os vários países do sudeste asiático. Para isso, ele usou o conjunto de ferramentas de gradação remota do DaVinci Resolve.
“Eu sempre opto pela gradação remota quando se trata de diferentes produções para diferentes países, cortes, etc. Ela facilita tanto a minha vida que basta associar a cor às imagens Blackmagic RAW sempre que uma nova EDL/XML surge. E mesmo com novas filmagens que não são colorizadas na linha de tempo mestre, posso pegar um fotograma da filmagem semelhante e colar esse tratamento”, acrescentou.
“A primeira vez que ouvi falar do Resolve foi quando um de meus colegas de classe instalou a versão gratuita do Resolve 11 no iMac da universidade! Aprender a usar o DaVinci Resolve e a fazer gradação de cores abriu muitas portas para mim, me levou a muitos lugares e me permitiu trabalhar com diferentes artistas da indústria. Além de me proporcionar o meu ganha-pão e me ajudar a aprender muito sobre o mundo da pós-produção, a arte da cor, a tecnologia, as diferentes câmeras e suas habilidades, codecs e até a ensinar e compartilhar. É a única ferramenta profissional que está literalmente disponível de forma imediata para qualquer pessoa”, finalizou.