Home Reportagens Comercial da Nokian Tyres filmado com URSA Mini Pro 12K

Comercial da Nokian Tyres filmado com URSA Mini Pro 12K

Para captar a ação, diretor de fotografia Sam Sargeant usou a URSA Mini Pro 12K como a câmera A, praticamente o tempo todo fixada ao veículo de perseguição com câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que um novo comercial internacional da Nokian Tyres foi filmado com uma variedade de câmeras Blackmagic Design, incluindo a câmera digital cinematográfica URSA Mini Pro 12K, para captar a ação dentro, ao redor e embaixo de carros a alta velocidade. Intitulado “Alive”, o spot mostra como os pneus são destinados para uso extremo e de alta octanagem em praticamente todos os tipos de ambientes, com câmeras Blackmagic Design presas aos veículos à medida que aceleravam sobre dunas de areia, andavam pela lama e atravessavam terrenos com neve.

“Filmamos pelo estado de Utah, tudo em ambientes diferentes, únicos e desafiadores, captando de tudo, de Swing Arm City, que é um espaço para automobilismo off-road, à floresta nacional de Uinta e as montanhas Uinta durante uma tempestade de neve, e nas proximidades do Bonneville Salt Flats e na área recreativa de Knolls para os planos com poeira e dunas”, disse o diretor de fotografia Sam Sargeant. “Todos esses elementos nos fizeram superar os nossos limites em termos de como poderíamos filmar, mas simplesmente fomos em frente e confiamos que as câmeras resistiriam aos elementos. Elas funcionaram no frio intenso, em ambientes com muita poeira e vento, na neve, na terra, na lama, sobre o carro, dentro do carro e até debaixo do carro.”

Para captar a ação, Sargeant usou a URSA Mini Pro 12K como a câmera A, praticamente o tempo todo fixada ao veículo de perseguição com câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro e Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K captando planos interiores do veículo principal e também montadas externamente no carro dos pneus para cima e abaixo do nível dos pneus.

“A maioria dos trabalhos automotivos foca em um só veículo, ou em um conjunto de pneus, atravessando os elementos. Com dois veículos diante da câmera, era imprescindível captar vários ângulos simultaneamente para economizar tempo. Com o nosso arsenal Blackmagic Design, conseguimos superar esse desafio”, explicou o diretor Ashton Sterling Bingham. “As câmeras foram um divisor de águas, pois conseguíamos pré-equipar cada uma, o que nos permitiu deslocar de posto a posto sem erros. Também tínhamos a consciência mais tranquila sabendo que conseguiríamos combinar e corresponder tudo na pós com mais facilidade.”

Os designs miniaturizados da Pocket Cinema Camera 6K Pro e da Pocket Cinema Camera 4K permitiram que Sargeant utilizasse facilmente as câmeras em planos interiores apertados e também ao lado dos pneus e debaixo do veículo, sem ter que sacrificar a qualidade da imagem. Ainda assim, Sargeant reconheceu que o Blackmagic RAW foi o mais primordial para a filmagem.

“O Blackmagic RAW com o sensor 12K foi especialmente impressionante, já que foram desenvolvidos um para o outro”, explicou Sargeant. “Foi um prazer trabalhar com o sensor da URSA Mini Pro 12K, usando quantidades iguais de pixels vermelhos, verdes e azuis para oferecer uma fidelidade de cores impressionante e muito natural para a imagem. Com o Blackmagic RAW, nos beneficiamos de trabalhar com RAW sem a necessidade de ter uma mega capacidade de processamento na pós ou encher nosso espaço de armazenamento para mídias. Ele é incrivelmente eficiente, tem muitas variações e oferece todo o controle que queríamos na pós. Só de confiar na grande capacidade do Blackmagic RAW, eu pude ir além e potencializar um pouco mais a imagem.”

Ao continuar com o fluxo de trabalho Blackmagic RAW na pós, o colorista Keyhan Bayegan usou o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio com um DaVinci Resolve Mini Panel, recorrendo às ferramentas de colaboração para viabilizar sessões de colorização ao vivo entre si mesmo em Los Angeles, na Califórnia, e Bingham, em Utah. Bayegan também usou a página Fusion do DaVinci Resolve Studio para trabalhos de beleza e limpeza com VFX 2D e a página Fairlight para casar o som e as imagens precisamente ao criar os entregáveis masterizados.

“O DaVinci Resolve Studio integra perfeitamente as capacidades de colorização com os recursos de montagem e VFX”, disse Bayegan. “Em cada etapa da pipeline, conseguimos definir um conjunto de parâmetros e ampliar nossos graus de liberdade, por exemplo, ao fazer retoques, conformação e trabalhos VFX de rotoscopia e, por último, colorização e finalização. Partindo da edição, conseguimos montar o projeto online e conformá-lo facilmente, além de recriar efeitos de edição, como efeitos burn-in e flashes, com seus próprios modos de composição.”

“Depois de começar a testar LUTs diferentes, usei distorcedores, controles logarítmicos e alguns Resolve FX para criar o look e consolidá-lo em poucos minutos, assim conseguimos nos concentrar nos aspectos criativos e não nos técnicos. Tratamos as cores desse projeto remotamente, e a versatilidade do DaVinci permitiu que eu dedicasse a maior parte do meu tempo à colorização, e não à correspondência e correção de problemas”, acrescentou.

“Equipamentos excelentes facilitam narrativas excelentes”, concluiu Bingham. “Como diretor, eu quero gastar toda a minha energia mental no que está diante da câmera. As melhores ferramentas são aquelas que me fazem pensar o mínimo possível, pois permitem que eu foque no que está na tela, e não no que está nas minhas mãos, e as câmeras Blackmagic e o DaVinci Resolve Studio proporcionaram exatamente isso.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados