A Blackmagic Design anunciou que David Weldon utilizou a câmera Blackmagic URSA Cine 12K LF para filmar uma cena dramática de salto de carro no popular comercial da WeatherTech para o Super Bowl, intitulado “Whatever Comes Your Way”. A cena foi captada a 224 fps em 8K, aproveitando a capacidade da URSA Cine 12K LF de filmar em 12K, 8K e 4K com o mesmo tamanho de sensor, sem necessidade de recorte ou redimensionamento.
A WeatherTech, fabricante de produtos de alta qualidade para veículos, residências e animais de estimação, é uma anunciante tradicional do Super Bowl. O comercial deste ano, “Whatever Comes Your Way”, foi um dos mais comentados do evento, com diversas acrobacias automobilísticas protagonizadas por quatro senhoras em um Lincoln Continental 1963. Elas flertam com motoristas, picham caminhões e chocam os mais jovens, tudo enquanto o carro é protegido pelos tapetes da WeatherTech.
O comercial foi dirigido por Joseph Kahn, com fotografia de David Weldon. A dupla já colaborou em mais de 200 projetos, desde longa-metragens como “Ick” até videoclipes para Taylor Swift. Weldon conhece bem a abordagem de Kahn, que exige liberdade criativa para adaptar e reinventar durante as filmagens.
Weldon falou sobre o planejamento: “Por se tratar de um comercial para o Super Bowl, que seria visto por milhões de pessoas, queríamos que tivesse cores vibrantes e uma aparência refinada e profissional, mantendo a linguagem cinematográfica. Estou sempre em busca de novas ferramentas para aplicar em comerciais criativos. E queria muito usar a URSA Cine 12K em um projeto real para testá-la na prática.
Uma das cenas mais complexas foi o salto de carro na Dockweiler Beach, em Los Angeles. Como a altura do salto poderia danificar o reservatório de óleo, dois carros foram preparados, permitindo a Weldon captar o salto duas vezes.
A equipe de dublês montou uma rampa para levantar o carro a cerca de 60 centímetros do chão, com um vão entre as rampas para posicionar a câmera no solo. Isso permitiu que Weldon filmasse duas vezes e ajustasse o enquadramento verticalmente para captar melhor o carro em pleno voo.
“Sabíamos que precisava ser em alta velocidade. A câmera foi posicionada bem no chão, em um chapéu alto com uma cabeça O’Connor 2575 e sacos de areia para conter eventuais vibrações causadas pelo carro. Usamos uma lente prime Laowa de 12mm para obter o maior ângulo possível. Gravamos a 224 fps em 8K com proporção 2.40:1. A URSA Cine funcionou perfeitamente”, contou.
“Optamos por filmar em 8K para economizar espaço de armazenamento, já que a resolução 12K não era necessária para essa cena. E é isso que adoro nessa câmera — a possibilidade de gravar em 12K, 8K e 4K com o mesmo tamanho de sensor, sem recorte ou redimensionamento. É incrível que o sensor RGBW dessa câmera permita esse tipo de processamento. É algo técnico de explicar, mas, em resumo, é a única câmera no mercado que oferece isso sem fator de corte, mantendo a gravação em BRAW”, explicou Weldon.
O fluxo de trabalho da câmera e sua integração com o DaVinci Resolve na pós-produção também foram grandes vantagens para Kahn e Weldon durante o planejamento das cenas.
“É complicado quando você utiliza várias câmeras ou um sistema totalmente novo. Isso pode causar vários problemas para a equipe. Mas a Blackmagic criou uma interface extremamente intuitiva, que evoluiu bastante e tornou o uso no set rápido e prático.
E preciso destacar a integração dos arquivos gravados a 224 fps com o DaVinci Resolve, que permite interpolar o material para 448 fps. Esse recurso parece impossível ou até um truque, mas quando você testa na prática e tem essa escolha na pós, com taxas de quadros tão altas, é uma opção incrível de se oferecer ao diretor”, concluiu Weldon.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube