Home Especiais Como o coronavírus afeta grandes eventos internacionais nos setores de mídia e TI

Como o coronavírus afeta grandes eventos internacionais nos setores de mídia e TI

Por Redação

O calendário internacional de eventos aborda a incerteza que o impacto mundial do Coronavirus COVID-19 pode alcançar. Até agora, grandes eventos como ProLight + Sound ou MIPTV adiaram ou cancelaram a edição de 2020

Após o cancelamento do Mobile World Congress 2020 em Barcelona, o calendário internacional de eventos nos setores de mídia e TI enfrenta a incerteza de que o impacto global do Coronavirus COVID-19 pode alcançar. Nesta mesma semana, soube-se que a Messe Frankfurt optou por adiar a celebração do Prolight + Sound, que aconteceria de 7 a 9 de fevereiro deste ano. A organização espera que a feira seja realizada entre 27 de setembro e 2 de outubro de 2020.

“A atual disseminação do Covid-19 na Europa exige uma reavaliação da situação em estreita cooperação com as autoridades de saúde pública de Frankfurt, exigindo que medidas sejam tomadas para impedir que participantes de regiões de alto risco venham a Frankfurt justo quando estão doentes. Como esses participantes também podem estar infectados pelo Covid-19, é necessário realizar uma verificação de saúde para evitar que a infecção se espalhe ainda mais. Essa é uma parte importante da avaliação do risco infeccioso. A Messe Frankfurt não pode aplicar essas medidas. Entre os fatores adicionais que motivaram a decisão está o crescente número de restrições de viagens, o que dificultará o acesso a Frankfurt de muitos visitantes e expositores em potencial”, afirmam os organizadores da instituição alemã de feiras.

Por outro lado, a grande feira de conteúdo MIPTV, que aconteceria em Cannes (França), de 30 de março a 2 de abril, foi cancelada, bem como os mercados paralelos MIPDoc e MIPFormats 2020.

A organização, Reed MIDEM, optou por cancelar a nomeação deste ano colocando visitantes no MIPTV 2021 que ocorrerá de 12 a 15 de abril. Com relação ao outro grande evento de conteúdo, o MIPCOM, o Reed MIDEM mantém suas datas agendadas entre os dias 12 e 15 de outubro.

Outros eventos no setor que foram adiados em sua data são a China Content Broadcasting Network Exhibition (CCBN), o Oracle Open World, a Convergence India ou o OTT Summit.

NAB
E o que acontecerá com a NAB 2020? O grande evento do setor em Las Vegas, marcado para os dias 18 e 22 de abril, reafirmou seu compromisso com a celebração. Chris Brown, vice-presidente executivo de operações de convenções e negócios da Associação Nacional de Radiodifusores (NAB) disse: “continuamos focados em avançar com mais cautela e em oferecer um evento bem-sucedido em abril”.

No momento, a associação reconhece que não houve um impacto significativo no registro de visitantes. De fato, a atividade de registro foi mais forte nas últimas semanas do que no mesmo período de 2017, 2018 e 2019. Mesmo assim, eles esperam que a participação de alguns países, como a China, que representou 2% do total da participação registrada em 2019, será reduzida devido a proibições e restrições de viagem.

“Estamos trabalhando com autoridades locais e nacionais de saúde pública e com nossos parceiros de eventos para planejar e criar um ambiente seguro para a feira. Isso inclui a revisão e o acompanhamento de todas as diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o desenvolvimento de procedimentos de comando e controle para comunicação e tomada rápida de decisões, e continuaremos a avaliar se são necessários recursos adicionais para oferecer medidas adequadas de mitigação de riscos”, afirmam os membros da organização.

Por fim, deve-se notar que a Associação Internacional de Comércio para a Indústria de Transmissão e Mídia (IABM) lançou um site que oferece informações atualizadas sobre o impacto do coronavírus COVID-19 nas próximas feiras e conferências do setor.

Mais informações aqui.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados