Famoso pelas suas imagens belas e glamorosas, “Sunset – Milha de Ouro” recentemente estreou sua sexta temporada na plataforma de streaming Netflix. Apresentando o drama diário da renomada imobiliária The Oppenheim Group, o programa mostra tanto o mercado imobiliário de Los Angeles quanto as vidas luxuosas das corretoras e seus compradores afluentes.
Para criar o visual único da segunda temporada do programa, o coprodutor executivo Joe Eckardt, da Unbreakable Post, e o colorista Aleks Ver recorreram ao software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós de som para uma variedade de tarefas. Eckardt, que está no programa desde a primeira temporada, queria desenvolver um processo de pós-produção simplificado. “Meu objetivo era finalizar e entregar o programa sem precisar recorrer a um fornecedor externo”, disse Eckardt. “A Netflix nos deu um apoio incrível, permitindo que desenvolvêssemos nosso fluxo de trabalho da maneira que considerássemos adequada para as nossas complexas necessidades e o cronograma do nosso programa.”
Após um episódio ser editado, Eckardt, que também fazia a edição online, conformava o projeto no DaVinci Resolve Studio e o fornecia a Ver para o tratamento de cores. Também envolvido na primeira temporada, Ver aprimorou o fluxo de trabalho incorporando um visual mais arrojado e finalizado para o programa usando a gradação de cores. “A primeira temporada foi apenas em SDR”, disse Ver. “Quando chegamos à quarta e quinta temporadas, passamos para Dolby Vision HDR, e desenvolvemos nosso fluxo de trabalho no DaVinci em torno do ACEScct para trabalhar com os diversos formatos de câmera que recebíamos, além de criar um processo de entrega IMF mais eficiente.”
O visual elegante de “Sunset – Milha de Ouro” começa com Ver tratando as cores. “Eu criei uma curva em formato de gancho com ponto de luminância de 80% e modulação de 100%, aumentando a parte média/alta da imagem sem recortes”, acrescentou Ver. “Estamos usando uma estrutura de nó fixa que nunca muda. Cada cena tem o seu grupo dedicado, o que nos permite, a mim e à minha assistente (Alexandra Makarenko), aplicar alterações de cor rapidamente em todo o grupo quando precisamos tornar uma cena inteira mais quente, mais fria, mais clara ou mais escura.” Ver também usa o OFX Salto de Textura integrado ao DaVinci Resolve Studio para suavizar a pele em cada plano.
O maior desafio é lidar com a luz intensa do sul da Califórnia. “Entrevistas, planos de drone e cenas internas com janelas claras são os momentos que consomem mais tempo”, continuou Ver. “Eu os gerencio comprimindo as áreas de realce em geral, em seguida, uso a ferramenta de realces a -100 e um qualificador luma suave para reduzir o brilho de objetos conforme necessário.”
Depois que o tratamento de cores é devolvido a Eckardt, ele aplica uma redução de ruído vital em cada plano. “A etapa de redução de ruídos em aproximadamente 900 planos por episódio é extremamente demorada, mas vale muito a pena pela recompensa de um episódio completamente polido”, disse Eckardt. “É isso que, em última análise, dá à série seu visual deslumbrante, polido e brilhante, quando combinado ao tratamento de cores do Alek, é claro.”
De volta à fase de edição online, Ryan Moser, o artista VFX do programa, utiliza as ferramentas do Fusion no DaVinci Resolve para apagar elementos indesejados do quadro.
Tanto para Ver quanto para Eckardt, a recompensa no final é a qualidade da série e como os espectadores, incluindo outros cineastas, reagem a ela. “Um dos meus momentos favoritos é quando outras produções nos procuram em busca de um tratamento de cores como o de “Sunset”, disse Eckardt. “É ótimo saber que outros produtores reconheceram nosso trabalho e a qualidade do próprio programa, e esperam contar com algo semelhante em seus projetos.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube