Home Reportagens Comunicador sem fio Bolero da Riedel no teatro londrino Sadler’s Wells

Comunicador sem fio Bolero da Riedel no teatro londrino Sadler’s Wells

Por Ricardo Batalha

Bolero cobre o espaçoso Sadler’s Wells Theatre, em Londres, com apenas quatro antenas

O Sadler’s Wells Theatre, em Londres, adotou o o comunicador sem fio Bolero, da Riedel, que foi lançado oficialmente na IBC de 2018, para garantir comunicações confiáveis e flexíveis em todo o prédio de 10 mil metros quadrados e no adjacente Lilian Baylis Studio.

Localizado na icônica Rosebery Avenue, em Londres, o local é conhecido como um dos principais locais de dança do mundo, realizando apresentações de dança e balé contemporâneas em seu auditório principal de 1.560 lugares. Além de proporcionar um palco para as empresas visitantes, o Sadler’s Wells Theatre é uma produtora com vários artistas e empresas associadas criando obras originais para o teatro, além de muitos shows produzidos localmente também serem gravados para cinema. Caminhões OB que vêm de fora, que também estejam equipados com os sistemas Riedel Artist, podem interagir facilmente com os sistemas do teatro, criando fluxos de trabalho perfeitamente integrados e uma tremenda conveniência.

O Bolero cobre o espaçoso teatro com apenas quatro antenas. Um fica ao lado do palco, outro no auditório e o terceiro no andar de cima, que também cobre todos os corredores dos camarins e estúdios dos bastidores. A quarta antena usa a infraestrutura do departamento de TI e cobre a cafeteria e todo o Lilian Baylis Studio. A instalação também oferece cobertura para todas as áreas do porão, incluindo escritórios técnicos, vestiários e o poço da orquestra, e ainda oferece cobertura completa nos Sadler´s Wells Studios – apesar da separação dos estúdios das antenas por várias paredes de concreto.

“A equipe de Sadler’s Wells aproveitou ao máximo a personalização do Bolero e adaptou completamente o sistema às necessidades do teatro”, disse Nacho Lee, gerente de vendas do Reino Unido na Riedel Communications. “A equipe fez amplo uso da função de perfil do Bolero, oferecendo a cada membro da equipe em tempo integral um cinturão Bolero que foi montado de acordo com um perfil específico aos requisitos dessa pessoa. Dessa forma, parâmetros como volume, brilho da tela e menus rápidos são predefinidos ao gosto do usuário”.

Mark Noble, chefe de som do Sadler’s Wells, projetou fluxos de trabalho altamente criativos para o Bolero usando a interface NSA-002A do teatro. Em um exemplo, a equipe reatribuiu o botão vermelho de resposta do Bolero nos cinturões dos gerentes de palco para abrir um canal para o sistema de paginação por meio da interface 4W. Isso permite que os gerentes de palco usem o sistema de paginação para fazer chamadas nos bastidores para todos os provadores e outras áreas dos bastidores, onde quer que estejam. Com outro perfil, o botão de resposta alterna entre os modos de brilho para permitir que o usuário permaneça invisível no palco. O NSA-002A do teatro fica em um switcher de rede de comunicação conectado ao Wi-Fi, facilitando a reconfiguração em movimento usando um tablet.

“As pessoas ficam impressionadas com a duração da bateria, a cobertura e a facilidade de uso do Bolero – e o abridor de garrafas integrado também é útil. Esse sistema versátil realmente faz maravilhas para nós”, comemorou Noble. “Com o recém-lançado modo Bolero 2110 (AES67), desfrutamos de um grau ainda maior de flexibilidade e escalabilidade, por isso é ótimo que a nova licença já esteja incluída em nossa licença autônoma. Estávamos à procura de equipamento verdadeiramente à prova do futuro e o encontramos no Bolero”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados