Home Tecnologia Concertos da Filarmônica de Berlim serão transmitidos ao vivo em 4K HDR

Concertos da Filarmônica de Berlim serão transmitidos ao vivo em 4K HDR

Por Redação

Com as câmeras multiuso 4K-UB300, e a Internet Initiative Japan (IIJ), os concertos estarão disponíveis em Ultra Alta Definição

A partir do segundo semestre, aqueles que não podem desfrutar dos concertos da Filarmônica de Berlim no emblemático edifício projetado por Hans Scharoun da Berliner Philharmonie na capital alemã poderão acompanhá-los ao vivo em 4K HDR em qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo. Graças à tecnologia da Panasonic e da Internet Initiative Japan (IIJ), os concertos de uma das mais importantes orquestras sinfônicas do mundo estarão disponíveis em Ultra Alta Definição.

A Filarmônica de Berlin completou agora 10 anos. Hoje, é possível participar das apresentações por meio da Sala de Concertos Digitais através da qual, por assinatura, pode ser acessada através de streaming ao vivo, em vídeo de alta definição e com som de alta qualidade. Além disso, através de um serviço de VoD (Video On Demand), os assinantes podem acessar o arquivo digital de todos os shows que foram transmitidos, concertos históricos, documentários e entrevistas com artistas.

Agora, todos esses serviços também estarão disponíveis em 4K com a mais alta qualidade de imagem e som para o deleite dos puristas da música. Os usuários podem comprar ingressos de 7, 30 ou 365 dias (cujos preços variam de 9,90 a 149 euros).

Captura 4K

A chamada Digital Concert Hall é acessível a partir de qualquer PC/Mac, STB, TV conectada ou serviços de streaming como Apple TV, Amazon Fire Tv ou Roku. A produção em UHD será realizada em 4K HDR em Hybrid Log-Gamma (HLG) graças a um projeto 4K glass to glass com tecnologia Panasonic. Após dois anos de estreita colaboração entre a Panasonic e a Filarmônica, o acordo agora vai um passo além para adotar o 4K com a melhor qualidade possível e a realização dos melhores cineastas e engenheiros de som.

No verão europeu de 2017 começou a implantação da infraestrutura, integrando as primeiras câmeras compactas 4K em um estúdio híbrido HD/4K. Esta instalação permitiu a gravação de 40 concertos em 4K, embora a transmissão ainda não fosse possível. Já neste próximo verão, o atual switcher AV-HS6000 (1080 50p) será substituído pelo novo mixer 4K AV-HS7300 da Panasonic, permitindo que o sinal seja distribuído tanto em streaming direto em 4K como em uma sala de pós-produção para edição de peças diferentes.

A captura será realizada em 4K UHD 3840×2160 a 50p, HDR HLG com codificação AVC Intra Class 4K 4: 2: 2 a 10 bits. Em áudio, o formato escolhido é WAV a 48 Khz de 5.1 a 24 bits estéreo. Uma das condições que a Filarmônica impôs à Panasonic é que as câmeras sejam capazes de operar em sincronia total para edição por frame com saídas 4x3G-SDI.

8 câmeras Panasonic 4K-UB300

As oito câmeras compactas multifuncionais (Panasonic 4K-UB300) foram implantadas em diferentes pontos estratégicos da sala de concertos, robotizando seus movimentos graças ao sistema Vinten Radamec FHR-35. No controle de realização, oito painéis ROP AK-HRP1005/1000 permitem controlar cada unidade. As câmeras UB300 possuem um sensor MOS de grande formato que permite capturar um pixel de 3,4 um, o mesmo que o popular modelo 3000. Além disso, contam com saída simultânea tanto HD quanto UHD e são compatíveis com lentes de montagem B4. Neste caso, equipados com lentes de 2/3″da Fujinon.

Todos os sinais provenientes das câmeras são roteados para o controle de realização mediante fibra, usando uma matriz Utah 288 para direcionar esses sinais, assim como aqueles provenientes de servidores de produção, playout, multiscreen.

A câmera possui alta sensibilidade (F11/2000 lx) e baixo ruído (relação sinal/ruído de 60 dB), aproveitando ao máximo o espaço da apresentação, onde as condições de iluminação são muito limitadas ao serviço de música. Além disso, por não possuir qualquer tipo de display ou LED, não distrai a atenção da orquestra. O AK-UB300 oferece saídas simultâneas UHD (4x 3G-SDI) e HD (1x 3G-SDI e 1x HD-SDI), função de recorte HD ou compatibilidade com transmissão em fluxo e controle IP. Destaca-se também pela aparência cinematográfica de suas imagens graças à curva cine-gama e a correção de cor de 12 vetores e fácil ajuste de matriz.

Além disso, o operador pode escolher por meio da função de recorte (UHD Crop) do próprio RP para obter uma imagem HD de uma imagem 4K com zoom 4 vezes maior. E tudo isso, com um peso de apenas 1,6 quilos e pequenas dimensões.

Por outro lado, tanto no controle de realização quanto na sala de edição, a equipe técnica da Filarmônica possui monitores de referência BT-4LH310 de 31 “da Panasonic. Para os ouvintes, eles optaram por monitores Genelec, enquanto o armazenamento é confiado a um servidor Cinegy, juntamente com várias unidades AJA Ki Pro Ultra e a edição ao software Edius NLE da Grass Valley.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados