Home Reportagens Congresso SET EXPO 2023 debate os próximos passos da TV 3.0

Congresso SET EXPO 2023 debate os próximos passos da TV 3.0

Principais debates do SET Expo 2023 serão sobre os próximos passos da TV 3.0 e como a indústria precisa se preparar para uma nova era da TV aberta

Por Ricardo Batalha

A TV 3.0 é a nova geração de televisão digital, com evolução da qualidade de imagem e de som, com exploração de maior qualidade de vídeo 4K, HDR (High Dynamic Range), codificação de vídeo moderna e mais eficiente, além de áudio imersivo e personalizável e recursos de acessibilidade aprimorados.

A geração 3.0 da TV terá uma integração mais fluida com a Internet. A TV deixará de ter o atual conceito de um canal de televisão, identificado através de um número, e passará a ter à disposição do telespectador um APP da emissora, com todas suas possibilidades de acesso, tanto à programação transmitida pelo ar, quanto a conteúdos alternativos transmitidos pela internet. Um amplo caminho para que sejam criados novos modelos comerciais e de interação com o telespectador.

O projeto de desenvolvimento da TV 3.0 entra na terceira e última fase de testes complementares, pesquisa e desenvolvimento. A base das especificações vem sendo tratada no Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), com participação de integrantes da SET. Em 6 de abril deste ano foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 11.484/2023 com diretrizes para esse desenvolvimento.

No último dia 11 de julho, o Ministério das Comunicações publicou a Portaria nº 9.893/2023 criando o grupo de trabalho que vai elaborar a regulamentação para a implantação desse novo modelo de televisão digital no Brasil. A definição completa das tecnologias a serem adotadas está prevista para agosto de 2024. O prazo para finalização dos trabalhos de regulamentação, canalização e normatização técnica é 31 de dezembro de 2024.

O projeto apresenta abordagens técnicas muito importantes que estarão em debate no SET EXPO 2023. Ao longo do Congresso, serão realizados quatro debates sobre a revolução tecnológica que está chegando, as oportunidades de monetização para o modelo TV 3.0 e os potenciais a serem abertos e explorados comercialmente por broadcasters.

Luiz Fausto/ Foto: SET

“Haverá uma atualização completa da tecnologia que existe hoje na TV digital. Há muita informação para que as pessoas envolvidas com o setor se atualizem”, explica Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, e mediador do painel “TV 3.0: fique ligado na revolução tecnológica que está chegando” do Congresso SET EXPO 2023.

“O desenvolvimento da TV 3.0 está entrando em sua reta final. O Fórum SBTVD, com apoio do Ministério das Comunicações, da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e de um conjunto de 90 pesquisadores de sete universidades, está realizando testes e pesquisas, elaborando especificações e desenvolvendo demonstrações. Algumas demonstrações parciais já estarão disponíveis no SET EXPO 2023. Uma demonstração fim-a-fim do novo sistema está planejada para o SET EXPO 2024”, adianta Luiz Fausto.

Sergio Santoro / Foto: SET

De acordo com Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti, Assessor de Planejamento de Engenharia da Record TV, Coordenador do Módulo de Mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e Conselheiro da SET, mediador do Painel “Potenciais oportunidades de monetização para a TV 3.0”, essa nova geração “proporcionará uma maior  sinergia entre os conteúdos, sejam eles  produzidos para a  TV  ou para a  Internet”.

Uma vez normatizada e regulamentada, a TV 3.0 deve iniciar operação a partir de 2025. Mas isso ocorrerá de forma gradativa à medida em que for implantada a nova infraestrutura de transmissão e que os usuários adquirirem receptores compatíveis, como já aconteceu com a implantação da TV 2.0 a partir de 2007, na transição exitosa da TV analógica para a digital.

Tudo isso irá alterar o ambiente de negócios, pois as plataformas digitais passam por ampla e rápida evolução e ganham relevância na distribuição personalizada e na criação de meios de monetização para produtores e anunciantes. “A TV 3.0 apresentará uma funcionalidade muito interessante. A nova tecnologia poderá melhorar a monetização do setor, uma vez que permitirá à TV estar em pé de igualdade com as plataformas digitais, podendo ofertar a venda de espaços comerciais tanto da forma tradicional como direcionada a perfis específicos de usuários, e também reorganizar  o fluxo de trabalho dentro das emissoras, visando a melhoria do atendimento do telespectador, seja através da recepção pelo ar ou pela banda larga”, explica Bruzetti.

Congresso SET EXPO 2023
Congresso:
7 a 10 de agosto
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)
Horário: 9h00 às 17h30
Informações: https://set.org.br/events/setexpo

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados