A principal estação de rádio de Nauru, um pequeno país da Micronésia localizado no Pacífico Central, decidiu reforçar a tecnologia de seu estúdio com o console IP AEQ Capitol. Fundada em 1968 como a única estação de rádio não comercial de propriedade do governo, a Rádio Nauru tem uma programação variada com programas tradicionais de cultura, notícias, informação e música.
A estação, que opera como Nauru Broadcasting Service, transmite sua programação on-line e em 105,1 MHz FM, além de alguns programas da Rádio Austrália e da BBC. A Rádio Nauru tradicionalmente sempre trabalhou com material analógico, mas a direção técnica da emissora decidiu modernizar um de seus estúdios com tecnologia digital. Para tal, optou pelo console IP AEQ Capitol, uma vez que procuravam um dispositivo que oferecesse a “mais recente tecnologia digital disponível” desde que este desenvolvimento garantisse “uma operação muito amigável” e uma robustez significativa dado o isolamento geográfico da o país.
O AEQ Capitol IP é um console de mixagem de áudio digital de configuração fixa de 8 canais. Sua implementação de conectividade IP é baseada em um único módulo com 16 canais de entrada e 16 canais de saída, incorporados em seu “core”. Uma das principais qualidades do AEQ Capitol IP é sua ampla capacidade de entrada disponível: 4 mic/linha, 12 analógicos, 4 digitais estéreo AES/EBU (AES3), 2 digitais estéreo USB, 2 linhas telefônicas opcionais e links de áudio opcionais. multicanal; 16 canais AoIP em dois conectores Ethernet e 64 canais de entrada MADI via fibra ótica.
Atualmente, a tecnologia AEQ está presente em 105 países ao redor do mundo, desde grandes cidades como Londres, Nova York ou Tóquio, até lugares remotos na Amazônia, Sahel ou Oceano Pacífico. No total, os equipamentos AEQ fazem parte do funcionamento diário de mais de 5.500 estações de rádio e 1.700 televisores.
Site relacionado: http://www.aeq.es/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube