Home Reportagens Consoles digitais AEQ selecionados para estúdios da emissora australiana 8CCC

Consoles digitais AEQ selecionados para estúdios da emissora australiana 8CCC

Por Ricardo Batalha

Rádio australiana 8CCC instalou um novo console AEQ Capitol IP no estúdio principal, localizado em Tennant Creek

A Rádio 8CCC, estação de rádio comunitária criada em 1981 e com programação focada no Território do Norte da Austrália, transmitindo através da 102.1FM e online em todo o mundo, adotou a tecnologia AEQ. Esta região da Austrália tem uma área de quase 1,5 milhão de km² com apenas 240 mil habitantes, o que dá uma ideia da imensidão da área, bem como de quão dispersas e isoladas podem ser as localidades que aí existem.

No final de 2020, a direção da Rádio 8CCC decidiu renovar o equipamento técnico dos estúdios de transmissão com dois parâmetros vitais em sua ideia de tecnologia: robusto e fácil de usar. A 8CCC tem seus estúdios principais em Alice Springs, com um estúdio secundário na cidade de Tennant Creek, mais de 500 quilômetros ao norte. Em ambos os casos, as duas localidades encontram-se muito distantes de qualquer outro centro populacional da zona, pelo que qualquer problema técnico tem uma solução muito difícil, sendo obrigatório dispor de equipamentos particularmente robustos e anti-falhas.

Além disso, produz muitos de seus programas com voluntários sem treinamento específico em rádio, exigindo que os equipamentos e sistemas utilizados sejam extremamente fáceis de manipular. Com essas condições em mente, a Rádio 8CCC decidiu instalar um novo console AEQ Forum IP em Alice Spring e um console AEQ Capitol IP no estúdio principal em Tennant Creek.

O Capitol IP, instalado em Tennant Creek, é um console de mixagem de áudio digital de configuração fixa de 8 canais. Uma das principais qualidades do AEQ Capitol IP é a ampla capacidade de entrada disponível: 4 mic / linha, 12 analógico, 4 estéreo digital AES / EBU (AES3), 2 USB estéreo digital, 2 linhas de telefone opcionais e links de áudio opcional multicanal digital; 16 canais AoIP em dois conectores Ethernet ou 64 canais MADI por meio de entrada de fibra óptica.

Além disso, sua capacidade de saída é surpreendente: 8 analógicos, 4 AES / EBU (AES3) estéreo digital, 2 USB estéreo digital, 2 linhas telefônicas opcionais, links de áudio multicanal digital opcionais; 16 canais AoIP em dois conectores Ethernet ou 64 canais MADI, entrada de fibra óptica, fones de ouvido de controle, fones de ouvido de cabine primária e secundária, monitoração de cabine de controle e saída especial para um par de alto-falantes CUE.

O console IP Forum, instalado em Alice Springs, é baseado na mesma tecnologia, mas possui duas diferenças fundamentais porque esta estação é a principal. Por um lado, maior capacidade de entrada, saída e controle, com 12 faders e 4 barramentos de programa com tecla de atribuição direta, para facilitar o manuseio de vários programas ou gravações simultaneamente. Por outro lado, a maior segurança contra possíveis avarias e é que a sua composição modular torna improvável que seja necessário enviar a consola para reparação até Sydney, no lado oposto do continente australiano. É fácil identificar o módulo e solicitar que seja enviado, podendo ser substituído pelo pessoal da estação.

A instalação, configuração, comissionamento e treinamento de todo o projeto foram realizados pela Broadcast Components, parceira local da AEQ no país, localizada em New South Wales, em comunicação direta com os serviços técnicos centrais da AEQ em Madrid.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados