Home Reportagens Conteúdo para redes sociais do Time Warp Mannheim produzido com Blackmagic Design

Conteúdo para redes sociais do Time Warp Mannheim produzido com Blackmagic Design

Produtora LiveFRAME utilizou um fluxo de trabalho multicâmera com câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 e pelo switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a produtora LiveFRAME utilizou um fluxo de trabalho multicâmera composto pelas câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 e pelo switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K para entregar conteúdos rapidamente aos canais do festival de música eletrônica Time Warp nas redes sociais. Trinta mil pessoas curtiram um som de primeira no Time Warp, festival conhecido pelo visual impactante e produção de alta qualidade, que retornou à Mannheim, na Alemanha, após quatro anos de hiato. “O festival vai muito além da música, embora ela seja o carro-chefe. Toda a estética do evento é uma experiência. É por isso que optamos por gravar o show com a URSA Broadcast G2”, contou Christoph Pauli, diretor-executivo da LiveFRAME.

Os entregáveis produzidos pela LiveFRAME incluíam uma transmissão ao vivo da apresentação da dupla de DJs Adriatique para a emissora ARTE, além do conteúdo de quatro pistas de dança para os canais do festival no YouTube, Facebook e Instagram. “Usar as redes sociais para alcançar públicos que não podem comparecer aos eventos se tornou crucial para os organizadores de festivais”, disse Pauli.

Isso trouxe vários desafios à equipe, como o roteamento de feeds da área do festival para a instalação móvel da LiveFRAME, que exigiu mais de dois quilômetros de fibra óptica, e as complicações em relação às autorizações dos artistas sobre o que poderia ser transmitido e quando.

Enviar a mídia rapidamente para a equipe de montagem da Time Warp foi outro desafio. A solução foi transferir arquivos de uma série de gravadores SSD HyperDeck Studio 4K Pro via FTP para o servidor de mídia do cliente, o qual os editores podiam acessar imediatamente. “Do evento ao vivo aos cortes e dos retoques criativos à publicação levou menos de 30 minutos”, revelou.

Várias unidades Mini Converter Optical Fiber 12G, que convertem SDI em fibra óptica e fibra óptica em SDI em ambas as direções simultaneamente, enviaram todos os 24 sinais de vídeo a dois roteadores Smart Videohub 12G 40×40 instalados na unidade móvel da LiveFRAME.

“Um roteador é usado somente para monitoramento, enquanto o outro alimenta um ATEM 2 M/E Production Studio 4K, proporcionando diferentes multivisualizações na van, incluindo um monitoramento de 16 janelas”, explicou Pauli.

O fluxo de trabalho incluía um ATEM Constellation 8K com um ATEM 2 M/E Advanced Panel para controle. A produção usou múltiplas cadeias de câmera URSA Broadcast G2, com várias fornecendo uma visão panorâmica do palco a partir do rig de iluminação e controladas remotamente através do ATEM Camera Control Panel.

“Também utilizamos três Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K em deslizadores, perto das mesas de som dos DJs e do palco, que também eram operadas remotamente”, acrescentou.

“O interessante do conceito do sistema Blackmagic é que tudo se integra perfeitamente, independentemente do trabalho”, concluiu Pauli. “Além disso, é tudo compatível com 12G-SDI e 4K. Sem contar que estamos dispondo de toda essa flexibilidade e capacidade com um custo-benefício muito melhor do que o de produtos similares de outros fabricantes.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados