Home Reportagens Cooke Optics: lentes anamórficas ajudam a dar vida à Stargirl do universo DC

Cooke Optics: lentes anamórficas ajudam a dar vida à Stargirl do universo DC

Por Ricardo Batalha

Dois conjuntos de lentes oferecem um visual retrô combinado com o estilo moderno em “Stargirl”, da DC Comics

Quando o diretor de fotografia Scott Peck soube que “Stargirl” se tornaria uma série no serviço de streaming do Universo DC, começou a fazer muita pesquisa sobre o personagem da DC Comics e seu criador, Geoff Johns. Isso o levou às lentes padrão Anamorphic / i da Cooke Optics e Anamorphic / i SF (Special Flair).

“Para mim, o visual sempre foi essa ideia do passado encontrando o presente”, disse Peck. “Os standard primes Cooke Anamorphic / i combinados com as versões Cooke Anamorphic / i SF faziam parte disso desde o início. Inspirado nos quadrinhos originais da Sociedade da Justiça da América (Justice Society of America), que mesclam personagens de quadrinhos mais antigos com novos, vi o programa como tendo uma ligeira vibração retrô combinada com o toque moderno. É por isso que eu queria usar as lentes padrão e especiais.”

As lentes Cooke Anamorphic / i SF prime são fabricadas especialmente com um revestimento que permite opções ainda mais criativas. Eles são chamados de “Special Flair” porque permitem que os cineastas lancem as labaredas, bokeh e outras aberrações ópticas para um novo território visual.

Conhecida por filmar as séries “Black Lightning”, da CW Network, “Fear the Walking Dead”, da AMC, e “Outsiders”, da Sony / WGN AMERICA, a pesquisa de Peck deu resultado, tendo terminado recentemente a filmagem de seis episódios de “Stargirl”, que deve estrear este ano no serviço OTT.

“Stargirl” segue o segundo ano do ensino médio de Courtney Whitmore (Brec Bassinger), uma adolescente originalmente da Califórnia que acabou de se mudar para Nebraska com sua mãe recém-casada, Barbara (Amy Smart). Ela descobre que seu padrasto, Pat (Luke Wilson), tem um segredo passado – ele costumava ser o parceiro de um super-herói chamado Starman (Joel McHale), membro da lendária JSA (Sociedade da Justiça).

Depois que Courtney tropeça no estoque secreto de seu padrasto, com equipamentos antigos de super-heróis, é atraída pela equipe de Starman e assume seu legado para se tornar a lutadora do crime Stargirl. Com a ajuda de Pat, Courtney inspira um grupo improvável de jovens heróis a parar os vilões do passado e reconstruir a Sociedade da Justiça.

De acordo com Peck, após discussões com Chris Manley e Michael Karasick, foi acordado que as câmeras Sony VENICE, com dois conjuntos de lentes Cooke Anamorphic / i prime, dariam a bela aparência consistente e versatilidade necessária para fornecer o mostrar sob condições muito exigentes. “‘Stargirl’ é muito ambiciosa. Dada a escala de produção, os requisitos de entrega, as cenas de ação e os efeitos especiais, sabíamos que teríamos duas unidades completas gravando simultaneamente”, disse.

Com as câmeras e lentes fornecidas pela Keslow Camera de Culver City, CA, os dois kits de lentes Cooke Anamorphic / i consistiam em primes de 25 mm, 32 mm, 40 mm, 50 mm, 65 MACRO, 75 mm, 100 mm, 135 mm e 180 mm.

“O que eu amo na Cooke é que você sempre pode contar com sua beleza e consistência”, avaliou Peck. “Michael Karasick e eu carregamos dois conjuntos de primos Cooke Anamórficos / i: um conjunto de lentes padrão e um conjunto de Special Flairs. Os dois sets cortam perfeitamente de cena para cena e episódio para episódio, com o MACRO 25, 40 e 65 sendo nossas lentes mais usadas”, completou.


Como outros filmes de super-heróis e programas de televisão, “Stargirl” está repleta de um mundo de cenários de iluminação interessantes e desafiadores. “Todo o nosso trabalho de iluminação é feito com unidades de LED híbridas e coloridas para obter uma paleta de cores de quadrinhos mais exclusiva”, explicou Peck. “Isso nos permite alterar sutilmente as cores que usamos para diferentes tons de pele e ambientes. A capacidade de utilizar todas as nossas ferramentas de iluminação LED nos deu a flexibilidade de criar cintilação e outros efeitos de iluminação que não são possíveis sem o uso de LEDs.”

“No que diz respeito às lentes Cooke, estou muito familiarizado com o visual que vou ter e isso é realmente importante”, disse Peck. “Sou um grande fã das lentes esféricas Cooke S4 / i e as usei em vários projetos. No mercado de hoje, os diretores de fotografia têm uma infinidade de opções quando se trata de escolher óptica para cinema. Eu amo as lentes Cooke porque exibem belos tons de pele quentes, contraste suave e a quantidade certa de nitidez.”

“Stargirl é uma grande história de aventura que me lembra de assistir filmes quando criança, como Os Goonies, De Volta para o Futuro e O Karate Kid”, disse Peck. “Decidimos criar um programa de televisão de super-heróis de tom mais leve e atraente para toda a família, oferecendo uma experiência cinematográfica de episódio para episódio. As lentes Cooke eram as lentes certas para a Stargirl devido à sua beleza, consistência e confiabilidade.”

“Stargirl”, da DC Comics, vai ao ar na terça-feira, 19 de maio de 2020 na CW Network.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados