Home Reportagens Cooke SP3 lenses captura a ‘P!NK Summer Carnival Tour’

Cooke SP3 lenses captura a ‘P!NK Summer Carnival Tour’

Para capturar a turnê de P!NK de maneira cinematográfica, diretor David Spearing recorreu à Sony FX6 emparelhada com as lentes Cooke SP3

Por Ricardo Batalha

David Spearing, diretor, editor e cinegrafista britânico com mais de dez anos de experiência nas indústrias de cinema, TV, publicação e música, começou sua carreira acompanhando a banda britânica McFly em turnê. Rapidamente reconhecido, passou de filmar os bastidores para dirigir filmes de concertos multi-câmera e videoclipes para vários artistas.

Spearing colabora regularmente com o diretor Michael Gracey (The Greatest Showman) e, em 2019, foi convidado para ser o diretor de fotografia dos momentos narrativos do documentário de P!NK, ‘All I Know So Far’, para a Amazon Prime. Spearing lembra das filmagens como “uma produção pequena e ótima, composta apenas por mim e Michael viajando com Pink e sua família por alguns meses, capturando todos os momentos íntimos que seriam incluídos entre as filmagens do concerto no Estádio de Wembley”.

Quando chegou a hora da turnê Summer Carnival de P!NK em 2023, Spearing foi convidado a voltar à estrada para capturar imagens dos bastidores pela Europa e EUA. Ele abordou a turnê de maneira semelhante ao seu trabalho documental, priorizando a veracidade e sendo o mais observacional possível.

“Eu gosto de tentar encontrar o coração da história e, neste caso, foi representar e mostrar o que experimentei durante meu tempo na estrada com Pink, sua família e sua equipe. Pink tem uma equipe incrível ao seu redor, um grupo de dançarinos e membros da banda, alguns dos quais estão com ela desde o início. Então, tentei representar esse grupo extremamente talentoso e dedicado de pessoas fazendo o que amam e projetando isso para cada estádio onde tocaram.”

Para capturar a turnê de maneira cinematográfica, permanecendo ágil na estrada e capaz de filmar por longos períodos, Spearing recorreu à Sony FX6 emparelhada com as lentes Cooke SP3, encontrando nessa combinação “um conjunto leve que não sacrifica a qualidade”. Esse formato compacto permitiu que ele ficasse discreto, podendo acompanhar Pink e sua família sem ser intrusivo.

Spearing estava procurando um conjunto de lentes prime pequenas há algum tempo e descobriu que as SP3 atendiam perfeitamente suas necessidades. Com uma pequena mochila para as lentes e algumas baterias extras, ele podia facilmente se mover pelos variados locais e estádios, realizando trocas rápidas de lentes sozinho, o que fez por aproximadamente cinco meses.

As condições de iluminação variaram significativamente, e ele frequentemente tinha que passar de áreas extremamente escuras nos bastidores para momentos totalmente iluminados no show. O ND variável da FX6 e o diafragma suave das SP3 provaram ser uma combinação vencedora nesses cenários.

“As lentes SP3 instantaneamente fizeram a FX6 brilhar para mim. Como uma câmera que eu já havia usado muito, com muitas lentes diferentes, nunca vi uma imagem melhor até usar essas lentes. Há algo na forma como elas rendem as imagens. As SP3 me deram aquele belo caráter que sempre gosto em uma lente vintage, mas com imagens totalmente resolvidas e nítidas. Elas são super nítidas onde precisam ser, e o restante simplesmente cai suavemente. E também… uma das minhas coisas favoritas sobre qualquer lente, elas têm um ótimo flare!”

A robusta construção cinematográfica das SP3 também foi um grande benefício nesse ambiente; elas “não pareciam delicadas em comparação com outras lentes vintage” que Spearing possui, ao mesmo tempo que ofereciam todo o caráter e resolução que ele queria das imagens. Ele também descobriu que elas se saíam melhor em baixa luminosidade do que outras lentes com as quais trabalhou – e ele usou o ISO base secundário da FX6 (12.800) mais do que havia usado anteriormente, pois a imagem não se desintegrava tanto quanto estava acostumado com outras lentes.

A lente de 32mm tornou-se a favorita de David, especialmente em quadro cheio. “Para momentos como passagem de som, era muito valiosa, pois eu queria cobrir tomadas gerais amplas, mas também me aproximar rapidamente se visse boas conversas ou discussões acontecendo. Essa lente me permitiu fazer tudo isso. Em segundo lugar estava a de 25mm, há algo no caráter da 25mm quando você está focando de perto. O bokeh e o desfoque são simplesmente impressionantes e quase rodopiam.” E nos momentos em que ele não podia se aproximar tanto da ação, a lente de 100mm estava sempre à mão.

Tendo usado anteriormente as lentes Cooke S4 em uma sessão de moda para os irmãos Morelli, Spearing adquiriu o conjunto de lentes SP3 através da CVP em Londres, poucas semanas antes de partir para a etapa americana da turnê, e ficou incrivelmente impressionado com os resultados.

“Eu sabia que este era o conjunto perfeito de lentes para mim, então queria comprá-las em vez de alugar, pois poderia dizer que elas se tornariam facilmente minhas lentes principais.”

 

Site relacionado: https://cookeoptics.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados