Home Reportagens Corrida de cavalos sul-africana capturada com sistema multicâmera URSA Broadcast

Corrida de cavalos sul-africana capturada com sistema multicâmera URSA Broadcast

Por Ricardo Batalha

EFX Productions, especialista em produções ao vivo, desenvolveu uma solução em transmissões 4K baseada em IP

A Blackmagic Design anunciou que importantes competições de corridas de cavalos em locais de grande prestígio da África do Sul estão sendo transmitidas ao vivo com um conjunto de câmeras Blackmagic URSA Broadcast. A EFX Productions, especialista em produções ao vivo, desenvolveu uma solução em transmissões 4K baseada em IP que inclui uma infraestrutura de galeria fixa no hipódromo de Fairview em Nelson Mandela Bay e uma unidade móvel para transmissões externas que alterna entre os hipódromos de Kenilworth e Durbanville na Cidade do Cabo. Graças a esse sistema, equipes de produção no local podem capturar e produzir feeds da corrida ao vivo para distribuir a canais de esportes internacionais e afiliados em todo o mundo.

“Com os sistemas de transmissão nos locais das corridas se tornando obsoletos, o objetivo foi criar um fluxo de trabalho muito moderno com uma unidade móvel que gerasse imagens claras e precisas em grandes distâncias”, explica Brendan Marsay, diretor-executivo de tecnologia da EFX Productions. “Para aquisição, optamos por instalar 26 câmeras URSA Broadcast nos dois sistemas, pois ficamos impressionados com o desempenho geral e a versatilidade das unidades.”

As câmeras foram posicionadas em torres em intervalos regulares ao redor do hipódromo e emparelhadas com URSA Studio Viewfinders. As câmeras foram conectadas a várias lentes Canon, dependendo dos planos necessários em cada seção. Uma série de câmeras PTZ e câmeras ultralentas complementam o conjunto de câmeras URSA Broadcast, garantindo uma cobertura total da corrida.

“A necessidade de baixo consumo de energia e a grande aceitação de entrada de voltagem da URSA Broadcast a tornam uma ótima candidata para a alimentação de pequenos rigs solares”, diz Marsay. “Isso nos permite operar as câmeras sem parar, sem ter que nos preocupar com o fornecimento de fontes de alimentação caras ou cabeamento de fibra híbrida.”

Uma rede de fibra de nível de TI que percorre o perímetro do local conecta a solução. Vários ATEM Talkback Converter 4Ks ligam cada um dos canais da câmera, que enviam a alimentação de volta à mesa de produção, onde o programa é mixado e depois enviado para uma plataforma baseada em nuvem para que os parceiros de transmissão acessem.

“Embora a EFX Productions tenha muitos anos de experiência em transmissões ao vivo, este foi nosso primeiro projeto de corrida de cavalos e pudemos usar isso a nosso favor”, conclui Marsay. “Nosso objetivo era trazer uma nova perspectiva e oferecer uma transmissão de alta qualidade, atraente e assistível. Nossa decisão de implementar um pacote de aquisição baseado na URSA Broadcast foi crucial para essa solução, garantindo que alcançássemos o nível e a qualidade necessários para a cobertura da pista para manter os fãs de corridas de cavalos em todo o mundo vidrados na tela.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados