Home Reportagens Cube Recording Studio equipa novo Studio B com Solid State Logic ORIGIN e controlador UF8

Cube Recording Studio equipa novo Studio B com Solid State Logic ORIGIN e controlador UF8

Por Ricardo Batalha

Cube Recording Studio conta com a mais recente tecnologia de áudio da Solid State Logic

O Cube Recording Studio, localizado perto de Truro/Cornwall, no sudoeste da Inglaterra, revelou uma nova sala equipada com console de mixagem analógico de 32 canais ORIGIN, da Solid State Logic. Inaugurado no início de 2021, o novo Studio B da Cube Recording inclui uma sala ao vivo e uma cabine vocal, além de 48 tielines analógicas conectando a sala de controle ao maior espaço de rastreamento ao vivo do Studio A.

“Decidi construir um estúdio durante o bloqueio, o que foi hilário”, observa o proprietário do estúdio, Gareth Young, que tem mais de três décadas no mundo da música. Tendo se tornado um compositor estabelecido no final da adolescência, se mudou para seu atual estúdio em 1997. Desativou as instalações por um tempo quando se mudou para Londres, mas reabriu a Cube Recording em 2006.

Young tem operado as instalações nos últimos oito anos com Ross Rothero-Bourge, um engenheiro de som e gravação ao vivo e um ex-baterista de turnê e de sessão. Os créditos de composição e produção da Cube Recording incluem projetos para Sugababes, All Saints e Danni Minogue, gravadoras De Wolfe Music no Reino Unido e Mushroom Group da Austrália, e projetos de publicidade para marcas como Discovery Channel, Nike e Pepsi.

Um novo começo com ORIGIN
A dupla visita regularmente o NAMM Show no sul da Califórnia (EUA), onde viu a ORIGEM quando SSL lançou o desk na convenção em 2020. Young havia instalado anteriormente um SSL G + de 80 entradas no Cube Recording, mais tarde substituindo-o por um SSL AWS 900 quando decidiu para reduzir o tamanho.

Embora o AWS não tivesse a configuração inline que Young achou tão útil no console mais antigo, “Assim que vi o ORIGIN, pensei: ‘é exatamente disso que preciso.’ Isso nos leva de volta à estrutura da Série G e ao fluxo de trabalho da Série G, que eu adorei, estar em linha e com pequenos faders. Mas o ORIGIN consome menos energia e é simples de manter”, observou. “Assim, na primeira oportunidade que surgiu, adquiri a ORIGEM”, completou.

Young já colocou a mesa à prova no curto período de tempo em que foi instalada. “Nós realmente amamos os pré-microfones Pure Drive”, avaliou. “Existem outras marcas de pré-amplificadores de microfone nos racks para produtores visitantes, mas eu amo o som SSL e o Pure Drive adiciona uma vibração sutil, mas definitiva, especialmente na bateria e no baixo, descobrimos”, acrescentou. Quanto à seção de equalização do ORIGIN, Young diz que isso o leva de volta à série E / G. “Tem o som SSL clássico que você esperaria.”


Controlador UF8 no centro do palco
O novo ORIGIN da Cube Recording incorpora um controlador de estúdio SSL UF8 na seção central, suportando o fluxo de trabalho baseado em DAW híbrido ao qual o par se acostumou no AWS 900. “Se houver alguma automação, então podemos montá-la”, disse Young. Ele e Rothero-Bourge estavam usando um controlador DAW semelhante na mesa do Studio A, diz ele. “Achei muito útil, antes de comprarmos este, onde você poderia colocar as mãos em alguns canais em vez de passar o mouse por aí.” Os racks externos do Studio B também abrigam um novo processador analógico SSL Fusion.

O Studio B será mais uma sala de mixagem, enquanto o Studio A, com sua grande sala ao vivo anexada, será mais usado para rastreamento. “Mas podemos gravar em qualquer lugar do prédio a partir daqui, no Studio B. O cenário ideal – e já o fizemos – é executar duas sessões ao mesmo tempo com duas bandas, para que possamos duplicar o número de clientes.”

A Rothero-Bourge, cujos clientes incluem várias marcas de tambores e pratos, como Zildjian, passou o primeiro bloqueio da Grã-Bretanha mixando áudio para materiais de marketing e promocionais desses fabricantes. “Nós apenas nos isolamos e seguimos em frente”, explicou Young. “No segundo bloqueio, pudemos ficar abertos como um serviço essencial. Agora está ficando louco e o diário está começando a se encher de novo”, completou.

“Houve alguns clientes que acho que não teríamos se a pandemia não tivesse acontecido”, diz Rothero-Bourge. “Porque as bandas de Londres estavam trancadas em Londres e assim que puderam sair, não queriam ir para um estúdio londrino. Estamos a apenas cinco quilômetros de algumas praias incríveis, então é um bom lugar para fugir. Acabamos com alguns grandes clientes por causa disso. Acabamos de converter alguns contêineres em acomodações modernas. Quase se transformou em um Airbnb; as pessoas vêm de longe porque só querem sair da cidade. E a Cornwall é bonita”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.