A Blackmagic Design anunciou que o curta-metragem “Dreaming of a Better Place” foi colorizado com o software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio. Com direção de Cameron Thuman da SixTwentySix, “Dreaming of a Better Place” é um curta documental que detalha cinematograficamente os detalhes da inspiradora história de Jeff Gostlin, que continua o legado de seu pai operando o Keefer Lake Lodge, um empreendimento de cat skiing situado no coração das Montanhas Monashee no Canadá, com o seu primo e amigo de confiança, Dave Gostlin. Embora seja basicamente uma homenagem ao Gostlin mais velho, o filme é uma história visual impressionante contada na neve, em torno do fogo e em meio a uma tempestade, com cada elemento visual desenvolvido para levar a história emocionante adiante.
O diretor de fotografia Christopher Clark trabalhou em estreita colaboração com Thuman no estilo visual cedo no processo. “Buscamos quebrar o estilo tradicional dos documentários de esqui e fazer algo nunca visto antes”, disse Thuman. “O look do filme deriva dos visuais que existem entre a realidade e um sonho. Enquadramos a história para que ela decorresse como uma lenda de inverno emocionante contada ao redor de uma fogueira.”
Com visuais impressionantes, Thuman sabia que um bom colorista seria fundamental, então recorreu ao Parker Jarvie da Company 3. “Com todo esse alto nível de nuance dedicado à estética, entramos na pré-produção já querendo trabalhar com o Parker”, continuou Thuman. “Eu sempre sou muito enfático sobre usar o colorista certo para um trabalho, mas desta vez sentia que isso era fundamental para a maneira como estávamos contando a história. O Parker era perfeito.”
Jarvie se conectou com o projeto de imediato, ansioso por contribuir. “Como tinha perdido o meu pai para o câncer recentemente, eu tive uma conexão emocional imediata com o filme e queria muito desempenhar um papel que ajudasse a contar essa história”, disse Jarvie. “A maneira que o Chris captou as paisagens cobertas de neve surreais com o esqui tanto em câmera lenta quanto em imagens aceleradas me inspirou muito no tratamento das cores. Eu queria garantir que o tratamento acompanhasse a fotografia dinâmica ao longo do filme.”
As condições de iluminação e filmagem diversas do filme, incluindo interiores, exteriores, além de paisagens de neve da noite à luz brilhante do dia, ofereceram a Jarvie um tablado criativo para trabalhar usando o DaVinci Resolve Studio. “Para os planos noturnos e de hora azul, eu me baseei muito nas sombras profundas e nos ricos tons de azul para ajudar no contraste com as imagens de esqui diurnas”, acrescentou. “Usei várias Power Windows para formar os quadros e evitar que os planos parecessem monótonos. Por exemplo, eu adicionava um degradê suave ao céu, janelava o segundo plano e reduzia o contraste, depois adicionava mais contraste e saturação ao primeiro plano. Em seguida, eu encontrava um ‘assunto’ interessante dentro do plano e, de forma seletiva, adicionava um pouco de contraste e nitidez. Sinto que essa combinação ajudou não só a atrair a atenção do espectador em cada quadro, mas manteve cada plano parecendo novo e único; o seu olho podia explorar o plano e tudo nele, mas também ficaria fundamentado a um ponto de interesse.
“Eu tive uma abordagem parecida nas imagens de esqui diurnas com Power Windows para ajudar a focar a atenção do espectador e criar profundidade. Em termos de cores, eu queria criar separação onde pudesse. Recorri à vibe clássica de realces quentes/sombras frias, mas evitei que ficasse parecendo forçado demais ou manipulado para ficar daquele jeito. A partir disso, eu destaquei a cor predominante do assunto em cada plano, como o laranja da jaqueta de um esquiador, para que o seu olho vá direto no que é mais importante. Por último, eu aproveitava qualquer oportunidade que tinha de colocar uma Power Window sutil para adicionar calor onde o sol batia na neve ou frieza para reforçar mais a profundidade da cor e chamar a atenção do olho.”
Thumas e Clark trabalharam de perto com Jarvie ao longo de todo o processo, oferecendo mood boards para referência e notas específicas sobre os estilos desejados em certas cenas. “A primeira sessão foi sobre a definição do visual com Parker e explorar as variações de cada mundo”, disse Thuman. “Na segunda sessão, pudemos mergulhar em todos os detalhes e o visual do tratamento contextualmente, de plano a plano.”
O processo do tratamento de cores foi fluido o tempo todo, algo que Thuman valorizou ao trabalhar com Jarvie. “Às vezes, não há uma maneira técnica de explicar um instinto, então, em vez disso, eu formulei ideias emocionalmente e filosoficamente com o Parker, mantendo as nossas escolhas focadas na história. Sempre confiamos completamente no olhar do Parker, e foi incrível ver como ele conseguia traduzir nossas ideias tão rapidamente no DaVinci Resolve. Ele tornou o processo natural e muito colaborativo”, acrescentou Thuman.
“Dreaming of a Better Place” foi produzido pela NativeFour e lançado online com a Teton Gravity Research. O curta-metragem teve a sua estreia mundial no Whistler Film Festival 2022 e foi exibido no American Documentary Film Festival de Palm Springs, cujos filmes são elegíveis para o Academy Awards.
Assista ao filme online em https://vimeo.com/cameronthuman/dreamingofabetterplace
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube