Home Reportagens Darude utiliza ATEM Mini Pro em streamings semanais ao vivo no confinamento

Darude utiliza ATEM Mini Pro em streamings semanais ao vivo no confinamento

Por Ricardo Batalha

Ville Virtanen, conhecido como Darude, está utilizando o ATEM Mini Pro e a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para transmitir série online semanal

A Blackmagic Design revelou que o produtor musical de EDM (Electronic Dance Music) Ville Virtanen, também conhecido como Darude, e famoso pela faixa “Sandstorm”, está utilizando o ATEM Mini Pro e a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para transmitir uma série online semanal durante o período de confinamento.

O artista finlandês, aclamado internacionalmente, preferiu usar a plataforma Twitch para a transmissão de três programas semanais ao vivo via streaming. Desde o seu lançamento em março, os 35 episódios acumularam mais de 250 mil visualizações ao vivo, enquanto que o mais assistido rendeu 12 mil visualizações.

“Meu objetivo era me manter conectado com os meus fãs e seguidores, proporcionando um conteúdo divertido e animado durante o confinamento”, comentou Virtanen sobre a inspiração para a iniciativa.

A configuração de streaming foi baseada em um MacBook Pro executando o programa OBS. Em abril, logo após o lançamento da série, um switcher ATEM Mini Pro foi adicionado ao fluxo de trabalho. Além disso, duas câmeras, incluindo uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K, alimentavam o switcher, que também captava a tela de um segundo MacBook Pro exibindo a produção e edição do set.

“As diferentes resoluções e taxas de quadro da minha configuração de câmera e captura anterior, além dos atrasos no processamento, estavam causando problemas de sincronização. A inclusão do ATEM Mini Pro solucionou os problemas de compatibilidade e ainda trouxe a vantagem de poder transmitir uma imagem espelhada em 4K do meu computador com a música”, explicou Virtanen.

“Eu costumava trabalhar com janelas separadas no OBS para ângulos de câmera diferentes e elementos de janelas PiP e captura de tela, mas agora estou usando apenas uma cena com a sobreposição, gráficos e alertas, e os cortes são feitos no próprio ATEM.”

Para a configuração, uma mesa controladora Pioneer DJM-900NXS2 foi conectada à entrada de linha/microfone do ATEM para importar a música do computador. Um gravador Zoom H6 foi incluído como uma interface de mixagem para dois microfones Røde e conexão de entrada direta ao laptop do streaming.

“Qualquer complexidade ou hesitação durante o streaming pode causar distrações e até quebrar o clima. Com o laptop do streaming na mesma sala que eu, a temperatura aumenta e a ventoinha pode fazer barulho. O meu plano é colocar o computador em uma sala vizinha e reconfigurar para que todos os elementos cruciais de sincronização saiam do ATEM Mini Pro e elementos menos dependentes de sincronização, como sobreposições, venham do OBS”, explicou Virtanen.

Embora as restrições de confinamento estejam diminuindo em alguns países, Virtanen acredita que as turnês não voltarão por um bom tempo, portanto o artista planeja continuar com os três programas semanais a longo prazo.

“Ter tempo de fazer streamings me lembrou o motivo pelo qual eu ingressei nessa carreira. Eu amo a interação, a gratidão, a espontaneidade e a proximidade. Sou muito acessível quando estou em turnê, e sempre converso com as pessoas depois dos shows. Minhas transmissões ao vivo durante o confinamento me deram acesso direto a pessoas com quem eu tenho afinidade, com as quais pude compartilhar meus sentimentos, ideias e conselhos, e isso é muito importante para mim como artista e como pessoa”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados