A Blackmagic Design anunciou que “Ordures”, um novo filme híbrido de ação real e stop motion, contou com o DaVinci Resolve Studio e a Blackmagic Cloud para simplificar os fluxos de trabalho de pós-produção e conectar as equipes em diferentes regiões da França.
Com direção do estúdio Foliascope e produzido para a emissora ARTE, em colaboração com Darjeeling, Inthebox e Auvergne-Rhône-Alpes Cinéma, o filme ambiental de 48 minutos acompanha Gobi, um copo descartável em busca de seu dono, enquanto aborda temas como o desperdício e a sustentabilidade. Nicolas Flory, diretor artístico e técnico da Foliascope, atuou como o supervisor de montagem do filme.
Com o DaVinci Resolve Studio e a Blackmagic Cloud, a Foliascope coordenou uma unidade de ação em Paris (Darjeeling), uma unidade de ação real e stop motion em Valence e uma equipe de VFX em Annecy (Inthebox). Juntos, eles combinaram ação real e animação em stop motion de forma fotorrealista.
“A Blackmagic Cloud foi crucial para a produção, especialmente para a colaboração remota entre o diretor e a Foliascope. Ela também ajudou a compartilhar cada fase da produção com o diretor, diretor de fotografia, colorista, equipe de composição e efeitos visuais e a equipe de produção”, explicou Flory.
“Optamos por integrar a Blackmagic Cloud no centro do processo criativo de ‘Ordures’, o que nos ajudou a organizar e simplificar a produção. Os chefes de departamento acompanhavam o progresso diariamente, o que nos possibilitou solucionar problemas e tomar decisões técnicas coletivamente, abrangendo ação real, animação e pós-produção,” continuou.
Segundo Flory, um dos maiores desafios era produzir uma mistura fotorrealista da ação real e do stop motion com o orçamento de uma série televisiva. Essa limitação exigia soluções inovadoras, como projetar bonecos à prova d’água, que pudessem ser animados em ambientes complexos no mundo real, como os esgotos parisienses e cenas aquáticas.
A colaboração em nuvem no DaVinci Resolve Studio ajudou a manter todos os aspectos da produção sob controle. As cenas de ação real eram filmadas antes e, depois, editadas e pré-coloridas no DaVinci Resolve Studio. “Enquanto a Foliascope cuidava da animação e da edição, o diretor ainda estava gravando e editando novas cenas de ação real em Paris. Enviávamos remotamente a linha do tempo em andamento para a pré-colorização da base de ação real antes de importá-la para o Dragonframe para animação em stop motion.”
A Foliascope recorreu ao DaVinci Resolve Studio e ShotGrid para o gerenciamento técnico e criativo, usando o modo Presentation da Blackmagic Cloud para sessões de revisão com clientes, e o Fusion Studio para pré-visualização de cenas e limpeza, removendo rigs e telas verdes antes da composição final. “Podíamos facilmente exportar e compartilhar uma linha de tempo ou segmento para toda a equipe de produção”, observou Flory.
O filme ambiental atraiu o suporte de organizações como Syctom, Alcome, Gestes Propres e Refashion. “Nosso objetivo era fazer o lixo parecer realmente vivo, servindo à mensagem ambiental do filme”, afirmou Flory.
“A Blackmagic Cloud realmente impulsionou toda a produção”, concluiu. “Ao centralizar tudo por meio da nuvem, podíamos colaborar perfeitamente sem estourar o orçamento e o cronograma. Francamente, sem a Blackmagic Cloud conectando todo mundo, um projeto como ‘Ordures’, com equipes espalhadas por várias cidades, simplesmente não teria funcionado.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube