Home Reportagens DaVinci Resolve Studio usado no gerenciamento de dados do filme Shin Ultraman

DaVinci Resolve Studio usado no gerenciamento de dados do filme Shin Ultraman

Câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e dispositivo de reprodução UltraStudio Mini Monitor usados na produção de Shin Ultraman

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio foi usado no gerenciamento de dados do filme de sucesso “Shin Ultraman”. Na produção, foram utilizados uma câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e um dispositivo de reprodução UltraStudio Mini Monitor.

“Shin Ultraman” foi inspirado no famoso drama do gênero tokusatsu (efeitos especiais) “Ultraman”, que foi exibido pela primeira vez em 1966. O filme foi elaborado, escrito e supervisionado pelo cineasta/criador de animes Hideaki Anno, um fã assumido da série Ultraman. “Shin Ultraman” foi dirigido por Shinji Higuchi, que trabalhou com Anno em vários filmes, incluindo o sucesso “Shin Gojira”. “Shin Ultraman” é uma obra que entretém pessoas de todas as gerações, já que muitas cenas são uma homenagem à obra original.

O DaVinci Resolve Studio foi usado no gerenciamento de dados, no controle de qualidade e na criação de materiais offline durante as filmagens. “O DaVinci Resolve é um hub de gerenciamento de dados prático e confiável. Para copiar os dados, usei a ferramenta de clonagem do Resolve e reproduzi o material copiado no Resolve para controle de qualidade. Como o DaVinci Resolve é um software que pode ser usado na finalização, fiquei mais tranquilo durante o controle de qualidade. Também usei um UltraStudio Mini Monitor para monitoramento, não apenas neste filme, mas também em muitos outros trabalhos”, afirmou Takuto Watanabe, DIT do filme.

Após o controle de qualidade, Watanabe criou materiais offline e copiões. Cerca de um dia de gravação de dados do filme deu cerca de um terabyte e, como também incluía imagens de dados relativamente baixas de iPhones, deu de quatro a cinco horas de filmagens. “Além das câmeras principais, usamos uma variedade de outras câmeras no filme. E há câmeras que não incorporam o nome dos rolos nos metadados. Por isso, eu nomeei os rolos das filmagens dessas câmeras. Ao criar o material offline, eu embuti o código de tempo e outras informações nas imagens. No DaVinci Resolve foi possível personalizar facilmente as configurações para a gravação de dados.

Começamos a filmar em 2019, mas sempre tivemos que filmar materiais adicionais. O filme precisou de muitas câmeras, pois tinha que ser filmado com vários ângulos, e também usou uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K para alguns planos de tokusatsu. O DaVinci Resolve me trouxe confiança, pois pude carregar meus projetos mesmo depois de atualizar o software para a versão mais recente”, disse Watanabe.

A Tsuburaya Productions, produtora de tokusatsu mais conhecida por produzir a série Ultraman, lançou vários curtas-metragens para promover o filme em sua plataforma de streaming Tsuburaya Imagination. Os filmes são chamados “Shin Ultra Fight”, e Watanabe concluiu a pós-produção, incluindo correção de cores e edição online, com o DaVinci Resolve Studio 18.

“Esta é uma série de curtas-metragens que usam imagens geradas por computador em todo o filme, e eu trabalhei na edição online deste projeto, não no gerenciamento de dados. Eu trabalhei mais na gradação e na adição de efeitos com o Resolve FX. Como eu adicionei muitos efeitos em planos CGI, encontrei artefatos em alguns dele, que pude suavizar usando efeitos de beleza ou debandamento no Resolve. Eu também usei o novo recurso Máscara Mágica do Resolve e pude rastrear com perfeição os kaijus e os alienígenas! Com o DaVinci Resolve, eu conseguia fazer trabalhos complexos de uma vez só, o que reduziu o meu horário de trabalho”, afirmou Watanabe.

“Graças ao DaVinci Resolve, conseguimos atender prontamente às exigências do diretor, então, ele podia tomar decisões com mais rapidez e nós podíamos trabalhar de forma eficaz”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados