A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors, de 1987, terceiro da série de Freddy Krueger, teve trilha da banda americana Dokken
A Blackmagic Design revelou que o DaVinci Resolve Studio foi usado para recriar algumas das cenas icônicas de “Nightmare On Elm Street 3: Dream Warriors” (1987), do diretor de fotografia Roy Wagner ASC. Wagner aceitou o desafio de refazer seu trabalho para mostrar até que ponto a tecnologia cinematográfica chegou. Ele contou com o DaVinci Resolve para classificação, edição, correção de cores e acabamento no set para criar um visual que combinasse com o longa-metragem original, foi filmado em 35 mm.
Concebido como um exercício da moderna tecnologia cinematográfica, o projeto exigia conjuntos de construção para combinar com o filme original, mas usava ferramentas modernas, desde iluminação e câmera até post, para completar o visual. “Eu usei os produtos Blackmagic, de câmeras a Resolve, para uma variedade de projetos profissionais”, disse Wagner. “Mas esta é a primeira vez que usei o DaVinci Resolve com filmagens em uma câmera tradicional do consumidor. Quando você fotografa com algo parecido com um telefone, há vários desafios ao lidar com coisas como fumaça, iluminação de alto contraste, sombras profundas e realces fortes. Eu sabia que o DaVinci Resolve poderia resolver esses problemas.”
O DaVinci Resolve Studio foi usado durante todo o projeto. A equipe de produção tinha uma estação de trabalho Resolve e o DaVinci Resolve Micro Panel no set que lhes permitiam aplicar a aparência enquanto filmavam para que pudessem alcançar o estilo desejado. Comparações lado a lado do filme original e da nova filmagem foram exibidas e as alterações de cores foram feitas em tempo real diretamente no Resolve.
Como o DaVinci Resolve foi usado no set e na pós-produção com correção editorial e de cores, não houve necessidade de entrar e sair de diferentes aplicativos de software, acelerando o processo para o cronograma de filmagem apertado. “Ser capaz de não apenas colorir, mas editar o projeto no set, nos deu um grande avanço”, disse o diretor Lukas Colombo. “A capacidade de permanecer dentro deste pacote foi o que tornou possível mudar esse projeto em apenas dois dias”, acrescentou.
Durante todo o processo, Colombo conseguiu tirar proveito das ferramentas avançadas do Resolve para aprimorar as imagens e corrigir anomalias visuais. “Fiquei impressionado com a filmagem, considerando o quão longe levamos a câmera, mas esperava que alguns artefatos de compressão e ruído indesejados ocorressem”, apontou Colombo. “Fiquei muito satisfeito ao ver com que facilidade o Resolve Studio poderia resolver isso. Usamos a ferramenta Redução de ruído temporal na página Cor, reduzimos alguns dos detalhes do tom médio e, magicamente, começou a parecer mais suave e mais cinematográfica. Eu pude ver os resultados em tempo real sem precisar renderizar nada!”, completou.
Wagner refletiu que a cena original levou quase uma semana para filmar, e a recreação foi permitida apenas um dia, uma prova da nova tecnologia. Com o acabamento igualmente pressionado, Colombo acredita que não seria possível sem o DaVinci Resolve. “Ser capaz de fazer edição de cenários e gradação de cores, e depois levar isso para o post no mesmo pacote, foi incrível, e vamos transformar esse projeto rapidamente”, concluiu.
Veja o videoclipe de “Dream Warriors”, faixa do álbum “Back for the Attack”, do Dokken: