A Blackmagic Design anunciou que “Rains Over Babel”, o primeiro longa-metragem da escritora/diretora hispano-colombiana Gala del Sol, foi editado e colorizado no DaVinci Resolve Studio. O filme estreou recentemente no Festival de Cinema de Sundance de 2025 na categoria NEXT, que destaca filmes inovadores, ousados e visionários.
No filme, La Flaca, que é a Morte em uma cidade, lidera Babel, um lendário bar que também funciona como purgatório. Lá dentro, um grupo barra pesada se reúne e apostam anos de suas vidas com La Flaca, ousando enganar a própria Morte. Descrito como um sonho febril tropical do steampunk colombiano, o mundo fantástico e os personagens vibrantes de “Rains Over Babel” foram trazidos à vida na pós-produção pelos editores Gala del Sol e Hadley Hillel, juntamente com os editores assistentes Jose Varón e Felipe Aguilar, e o colorista Elliott Powell.
“Hadley e eu começamos editando cada cena separadamente no DaVinci Resolve Studio, com linhas de tempo separadas para cada cena. Posteriormente, combinamos as cenas em sequências para ajustar o tempo, o ritmo e a estrutura. Usamos rampas de velocidade para ajustar o ritmo de certos cortes e aumentar a velocidade em sequências de ação. As ferramentas de estabilização do Resolve foram fantásticas, pois ajudaram a aperfeiçoar planos desafiadores”, observou del Sol.
“Minha sequência favorita, e a mais desafiadora, foi a luta climática, que foi uma montagem de duas lutas acontecendo em diferentes momentos e locais, com os cortes combinando o movimento. O DaVinci Resolve nos permitiu testar vários ritmos e fluxos até conseguirmos uma montagem cinética e perfeita”, acrescentou del Sol. “Além da página Edição, usamos o Fusion para fazer o chaveamento das telas verdes, trabalhar com títulos e criar a sequência animada final. Os cortes animados dos créditos também foram feitos inteiramente no Resolve.”
De acordo com del Sol, o objetivo durante a colorização era criar uma estética retrofuturista, tropical punk, com Powell dando vida a essa visão usando um DaVinci Resolve Mini Panel. Usando a LUT de exibição do diretor de fotografia Sten Olsen como ponto de partida, Powell trouxe sutileza do acrescentar densidade de cor, textura, granulação leve, halação e brilho.
“A primeira cena do filme foi a que mais se desenrolou, explicou Powell. “Deixar as imagens um pouco frias para fazer as paredes azuis e os planos gerais da cena se destacarem, mostrando todas as lâmpadas e janelas diferentes, realmente fizeram os elementos texturais que adicionei brilharem.”
Powell também utilizou muito a ferramenta ColorTrace do DaVinci Resolve Studio para copiar rapidamente as gradações de uma linha de tempo para outra com base no código de tempo de origem de cada clipe. “Enquanto eu estava em Nova York, Gala editava na Colômbia usando o gerenciamento de mídias do Resolve para reduzir tudo a menos de um terabyte usando arquivos aparados. Depois, ela me enviava um disco rígido e um DRT, o que reduziu o trabalho de conformação. Eu reconformei das repartições para os novos clipes aparados, e foi muito tranquilo”, disse Powell. “Se surgisse alguma alteração, ela enviava um novo DRT e mais alguns arquivos aparados, e eu usava o mesmo processo e usava o ColorTrace na cor do DRT antigo para o novo.”
Del Sol acrescentou: “Como Hadley e eu estávamos trabalhando à distância, eu na Colômbia e ele em Los Angeles, e Elliott em Nova York, poder trocar facilmente as linhas de tempo do DaVinci nos poupou muito tempo e garantiu a precisão. Eu adoro trabalhar com o DaVinci porque ele simplifica o fluxo de trabalho de edição, coloração e finalização. Em projetos anteriores, ao migrar para outro software para a colorização problemas surgiam, como quadros descartados, planos desalinhados ou perda de ajustes, como zooms, alterações de velocidade e estabilização. Graças ao DaVinci Resolve, não tivemos nenhum desses problemas em ‘Rains Over Babel’, ressaltou del Sol.
“Comecei a usar o DaVinci Resolve na faculdade e fiz uma aula com Tashi Trieu, uma prestigiada colorista que trabalhou em produções como ‘Avatar’, ‘Stranger Things’ e ‘Star Trek’”, continuou. “Embora Elliott tenha me ajudado com muitos dos meus projetos de faculdade naquela época, eu logo me apaixonei pelo fluxo de trabalho intuitivo do Resolve, pois tudo o que eu precisava estava integrado em um único software. Adorei colaborar mais uma vez com meus amigos da faculdade, Hadley e Elliott, neste projeto. Eles foram essenciais em todos os curtas-metragens em que trabalhei desde o segundo ano, e foi incrível ter o talento, a paciência e a criatividade aguçada deles me ajudando em meu primeiro longa. O apoio incondicional deles fez toda a diferença”, concluiu del Sol.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube