Home Reportagens DaVinci Resolve Studio utilizado na pós-produção de Winny

DaVinci Resolve Studio utilizado na pós-produção de Winny

DaVinci Resolve Editor Keyboard e Resolve Speed Editor também foram utilizados na edição do filme que conta a história do desenvolvedor do Winny

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que seu software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio foi utilizado na pós do longa-metragem “Winny”. O DaVinci Resolve Editor Keyboard e o DaVinci Resolve Speed Editor também foram utilizados para a edição, enquanto o DaVinci Resolve Advanced Panel e o DaVinci Resolve Micro Panel foram usados na colorização do filme.

“Winny”, estrelado por Masahiro Higashide e Takahiro Miura, conta a história de Isamu Kaneko, o desenvolvedor do Winny, um inovador software de compartilhamento de arquivos desenvolvido no início dos anos 2000 que explodiu em participação de mercado. O número de usuários fazendo upload ilegal e cópia de filmes, jogos, música, etc., e a disseminação de vírus de vazamento de informações que exploravam as características do Winny, causaram um problema social, e o desenvolvedor Kaneko foi preso sob acusações de cumplicidade em infrações de direitos autorais. Uma equipe de advogados foi formada para defender o futuro e os direitos do programador genial que foi preso injustamente, e o filme retrata o longo processo de sua absolvição.

O DaVinci Resolve Studio foi utilizado para a edição e a colorização do longa. A edição foi realizada por Genta Tamaki, da Interceptor, e a colorização foi assinada por Takamitsu Hoshiko, da DI Factory. Tanto Tamaki quanto Hoshiko já haviam trabalhado com o diretor, Yusaku Matsumoto, em filmes anteriores, e decidiram trabalhar juntos novamente nesse projeto.

A edição e a colorização também fizeram amplo uso dos painéis de controle físicos DaVinci Resolve. O fluxo de trabalho foi significativamente otimizado ao utilizar o mesmo software tanto para a edição quanto para a colorização.

“Eu sempre uso o DaVinci Resolve Editor Keyboard ao editar no estúdio. Não vivo sem ele. Trabalhei em casa algumas vezes para esse filme e utilizei o DaVinci Resolve Speed Editor e o MacBook Pro M1 para editar em casa”, disse Tamaki. “Fiz a pré-colorização em meu estúdio caseiro usando o DaVinci Resolve Micro Panel. Depois, continuei trabalhando com o DaVinci Resolve Advanced Panel no estúdio da DI Factory”, acrescentou Hoshiko.

Hoshiko explicou o fluxo de trabalho utilizado no filme: “O DaVinci Resolve foi usado para a edição offline, então o fluxo de trabalho para a colorização subsequente foi bem fácil. Normalmente, um montador editaria o material offline e exportaria os dados de edição finais no formato XML ou AAF. Com os dados de edição e o vídeo de referência, eu conformei o projeto para prepará-lo para a colorização no DaVinci Resolve. Utilizar um software NLE diferente exigiria modificações detalhadas em coisas como o efeito de retemporização, o que demandaria tempo. Não é incomum que um longa-metragem leve uma semana, ou pelo menos três dias em alguns casos, só para começar, mas desta vez eu pude começar do zero”.

“O DaVinci Resolve tem um recurso de arquivamento de projeto que gera um arquivo do projeto e os arquivos de mídia utilizados em um único pacote, e entreguei esse arquivo em um SSD. Dessa forma, bastava o Hoshiko abrir o arquivo do projeto no SSD e tudo o que ele precisava estava organizado na linha do tempo”, afirmou Tamaki.

“Abri o arquivo do projeto e a linha do tempo já estava com todos os materiais vinculados, então tudo o que precisei fazer foi copiar o arquivo do projeto para o nosso próprio servidor”, comentou Hoshiko.

Por fim, Hoshiko falou sobre a colorização do filme: “Realizei a colorização de dia para noite nesse filme. A cena do interrogatório foi colorizada para parecer que foi filmada durante a noite. A colorização de dia para noite trouxe um visual diferente de uma cena noturna normal filmada com iluminação. Com isso, o diretor de fotografia do filme, Kentaro Kishi, ficou satisfeito por termos conseguido criar um visual interessante para essa cena”.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados