Home Reportagens DaVinci Resolve Studio utilizado na pós-produção remota do curta ‘La Inquilina’

DaVinci Resolve Studio utilizado na pós-produção remota do curta ‘La Inquilina’

Por Ricardo Batalha

Para editar o filme, a equipe usou o DaVinci Resolve Studio, operando em instâncias G4 do Amazon EC2 em conjunto com Amazon FSx

A pós-produção do curta-metragem “La Inquilina”, da HPA Tech Retreat Supersession, foi realizada no DaVinci Resolve Studio, da Blackmagic Design, incluindo edição, gradação, montagem de som e entrega. Para editar o filme, a equipe usou o DaVinci Resolve Studio, operando em instâncias G4 do Amazon EC2 em conjunto com Amazon FSx para armazenamento compartilhado dos arquivos.

A obra é parte do projeto multifilme “The Found Lederhosen”, que reuniu cineastas do mundo inteiro usando tecnologia de nuvem para criar diversos curtas-metragens centrados no tema “sobrevivendo ao lockdown da covid-19”, com os fluxos de trabalho e produções destacados na Supersession de dois dias.

“La Inquilina” é um thriller que conta a história de duas mulheres forçadas a conviver na mesma casa durante a pandemia. A comunicação entre elas é precária, pois uma fala francês e a outra espanhol. Embora sejam obrigadas a se entender, uma delas guarda um segredo que pode ter consequências terríveis.

“Achei o projeto muito interessante, pois é algo que todos nós estamos vivenciando no momento”, disse a diretora de fotografia e produtora Sandra De Silva De La Torre. “Quando me perguntaram se eu queria fazer um curta-metragem para o HPA, achei que seria uma grande oportunidade de explorar como trabalhar de uma maneira totalmente remota.”

Com De Silva De La Torre na Cidade do México e o editor e colorista Diego Yhamá em Bogotá, Colômbia; e a edição, gradação e montagem de som adicionais realizadas em Los Angeles, a equipe recorreu às ferramentas de colaboração do DaVinci Resolve Studio operando com a Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) e o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3).

As ferramentas do DaVinci Resolve Studio, como bloqueio de ficheiros e linha de tempo, chat interno, notas e marcadores compartilhados, foram essenciais para a equipe. “Nos comunicamos muito através de notas e marcadores, principalmente quando se tratava das aprovações da Sandra e do diretor Bernardo Mota Careaga”, explicou Yhamá. “Trabalhando em fusos horários diferentes, podíamos deixar notas um para o outro, então o trabalho sempre foi contínuo. Quando trabalhávamos simultaneamente, as linhas de tempo empilhadas do DaVinci Resolve Studio forneciam dois níveis de edição, assim podíamos inserir e modificar cenas, sincronizando com a linha de tempo principal quando necessário.”

O DaVinci Resolve Studio permite que colaboradores executem tarefas típicas de editor assistente em gerenciamento de mídias, sincronização de som de sistema duplo e organização de linha do tempo por cena nas páginas de mídia e edição, tudo enquanto o editor mantinha o controle da sequência principal.

“A edição no DaVinci Resolve Studio já é rápida e fácil, e adicionar o DaVinci Resolve Editor Keyboard e o DaVinci Resolve Speed Editor agilizou ainda mais o processo”, disse Yhamá. “Adoro o seletor de busca; e as ferramentas de aparo e inserção de clipes facilitaram muito o processo. Contar com esses teclados na nuvem foi muito vantajoso para a edição.”

“Trabalhando na nuvem, a velocidade é incrível porque temos um computador projetado para fluxos de trabalho de pós-produção mais pesados, e eu posso acessar a VM (máquina virtual) de qualquer lugar. Neste projeto, fiquei a maior parte do tempo na minha casa, mas às vezes estava no escritório ou até mesmo fora de Bogotá. Independentemente da localização, tive uma experiência perfeita, e o fluxo de trabalho podia ser personalizado para os nossos requisitos específicos e ajustado facilmente se nossas necessidades aumentassem”, continuou ele.

“Poder se conectar virtualmente para colaborar e fornecer orientação durante a pós foi uma maneira extremamente poderosa de trabalhar. Fiquei muito satisfeita com esse fluxo de trabalho, pois mesmo que não houvesse uma pandemia, viajar à Colômbia ou trazer todos para o México teria adicionado grandes custos à produção. Colaborar remotamente não só reduz os custos, mas também permite que você trabalhe com pessoas muito talentosas pelo mundo todo. Tem sido incrível conhecer diversos cineastas brilhantes ao redor do mundo graças a este projeto e todos os esforços da HPA e seus patrocinadores”, concluiu De Silva de La Torre.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados