DITBrazil lança mão de soluções de conectividade Dejero EnGo e GateWay que “abrem novos horizontes” em produções de TV e comerciais, além de reduzir recursos, tempo e custos
O provedor de soluções de imagem digital para comerciais, filmes e programas de TV, DITBrazil, está contando com a Dejero para conectividade em um novo fluxo de trabalho virtual que agiliza o processo criativo para produções cinematográficas e comerciais. As soluções Dejero EnGo e GateWay permitiram streaming ininterrupto em tempo real de vídeo e dados de alta qualidade diretamente de filmes e sets comerciais em todo o Brasil para equipes criativas distintas, permitindo colaboração remota instantânea.
O Dejero EnGo forneceu a conectividade necessária para a colaboração em tempo real no set de Devassa, dirigido por Doug Bernardt. Em locais onde a conectividade de rede pode ser desafiadora e não confiável, como o campo, praias, montanhas e cidades lotadas, DITBrazil usa transmissores móveis Dejero EnGo e dispositivos de agregação de rede GateWay, fornecidos pelo parceiro local da Dejero, a Planatel, para compartilhar feeds de câmeras ao vivo do set com colaboradores remotos dispersos pelo país. Este novo fluxo de trabalho simplificado também utiliza soluções de conectividade Dejero para transferir rapidamente arquivos grandes do set diretamente para a pós-produção, eliminando a necessidade de transportar fisicamente os discos rígidos.
Projetos recentes que implementaram esse novo fluxo de trabalho virtual para agilizar os processos de produção incluem comerciais da Toyota, Honda, Nubank e Heinz, além do impressionante videoclipe “Pandeiro Mix Tropical”, produzido para a Devassa, marca brasileira de cerveja.
“Com Dejero e Planatel, executamos com sucesso grandes projetos, alavancando tecnologia comprovada e abrindo novas possibilidades”, disse Felipe Delgado, fundador da DITBrazil. “Estamos sempre buscando nos adaptar às mais diversas exigências de nossos clientes. Quando a pandemia atingiu e as viagens foram restritas, tentamos esse novo fluxo de trabalho, com a Dejero como espinha dorsal da conectividade. Isso garantiu que as equipes criativas de nossos clientes pudessem colaborar remotamente com as equipes de produção no set em tempo real para fornecer orientação e feedback eficientes, além de acelerar o processo de pós-produção. Agora, adotamos esse fluxo de trabalho ‘como norma’ porque reduz os recursos, o tempo e o custo de nossos clientes em pelo menos 20%”.
Usando a premiada tecnologia Smart Blending da Dejero, o EnGo transmite os feeds da câmera ao vivo do conjunto agregando todas as redes IP disponíveis e gerenciando dinamicamente a largura de banda flutuante, a perda de pacotes e as diferenças de latência de conexões individuais em tempo real. Depois de codificar o vídeo, que pode incluir imagens de veículos e guindastes em movimento, o EnGo o envia para um servidor Dejero Cloud por meio de uma combinação de conexões de celular e/ou satélite. Em seguida, é distribuído para um canal privado do YouTube, onde criativos remotos podem visualizar exatamente o que está sendo capturado no set. O Cloud Server simplifica a tarefa complexa de publicar fluxos de vídeo ao vivo ou gravados em vários formatos na Web e em dispositivos móveis. Com esse fluxo de trabalho virtual, DOPs, diretores, editores e agências podem fornecer feedback instantâneo sobre os aspectos criativos e técnicos, incluindo posicionamento, foco da câmera, iluminação,
DITBrazil usa transmissores móveis Dejero EnGo equipados com SIMs de várias operadoras de rede celular local, como Vivo e Claro, incluindo redes 4G e LTE. Em alguns locais, o EnGo pode combinar todas essas redes com uma conexão de satélite Ku-Band para largura de banda adicional. Uma solução de agregação de rede Dejero GateWay 211, equipada com vários modems celulares, também é frequentemente instalada em um caminhão ou barraca de produção no set. O GateWay oferece conectividade de Internet sem fio resiliente para aplicativos de produção de mídia, impulsionando a infraestrutura existente no local.
“A indústria cinematográfica no Brasil está crescendo rapidamente, mas a infraestrutura de conectividade do país não está se movendo no mesmo ritmo”, disse Alex Martins Alves, diretor comercial da Planatel. “São soluções como a Dejero que podem nos ajudar a superar as restrições da infraestrutura atual e causar um grande impacto no processo de colaboração criativa. Esse tipo de tecnologia é revolucionária para a indústria de cinema, TV e produção comercial, nos permitindo levar as coisas para o próximo nível em termos de onde nossos clientes podem filmar, a que custo e a confiabilidade e velocidade com que eles podem transferir vídeo e dados em um mix de celular e satélite”, concluiu Alves.