Home Reportagens Dejero apresenta novas soluções de transmissão e decodificação 5G na IBC 2022

Dejero apresenta novas soluções de transmissão e decodificação 5G na IBC 2022

Novo transmissor EnGo 3x 5G oferece transmissão confiável de vídeo 4K UHD e produção multicâmera em campo

Por Ricardo Batalha

A Dejero apresentará seus novos transmissores móveis EnGo 3 e EnGo 3x 5G com gateway de internet integrado além do novo receptor WayPoint 3 no estande 2.B51 da IBC 2022, que ocorre de 9 a 12 de setembro na RAI, em Amsterdã (HOL).

O EnGo 3 e o EnGo 3x combinam desempenho 5G superior com qualidade de vídeo inigualável para os mercados de transmissão e produção de mídia; com o EnGo 3x com suporte para transmissão 4K UHD e produção multicâmera. O novo receptor WayPoint 3 da empresa reconstrói o vídeo transportado por várias conexões IP de transmissores Dejero selecionados, decodifica HEVC ou AVC e produz resoluções de até 4K UHD.

Novos transmissores móveis 5G EnGo
Os transmissores EnGo 3 e EnGo 3x são projetados com a nova arquitetura de antena RF e 4×4 MIMO para liberar todo o potencial das conexões 5G e garantir o isolamento ideal da antena.

“Esta próxima geração do EnGo levou a conectividade um passo adiante ao quadruplicar o número de antenas por modem, oferecendo maior suporte de bandas celulares para maior desempenho e confiabilidade”, explicou François Vailant, gerente de produto sênior da Dejero. “Outros transmissores móveis 5G estão usando princípios de design de antenas 4G onde a interferência de antenas, colocadas muito próximas, impacta negativamente a confiabilidade, especialmente em áreas onde os sinais celulares podem ser fracos ou onde muitos dispositivos celulares estão competindo pela largura de banda da rede”, completou.

A Dejero selecionou modems que suportam uma ampla gama de bandas celulares para melhorar o desempenho 5G do EnGo 3 e EnGo 3x, suportando bandas adicionais usadas por operadoras nos EUA, Canadá, Austrália, China, Coréia e América Latina que outros transmissores móveis 5G simplesmente não podem se conectar.

Com os novos transmissores EnGo 3 e EnGo 3x, as equipes de campo podem transmitir vídeo com qualidade de transmissão, transferir arquivos grandes rapidamente e configurar instantaneamente pontos de acesso de alta largura de banda para vários dispositivos. Em cenários de coleta de notícias e produção remota, o modo GateWay pode ser usado para transferência de arquivos, conexão com redações e sistemas MAM, publicação de conteúdo em mídias sociais e acesso a recursos de nuvem ou datacenter privado.

“É um grande avanço em termos do que uma única unidade pode fazer em movimento, especialmente aqueles que se encontram reportando ou operando em áreas de cobertura periféricas ou locais onde há congestionamento de rede”, acrescentou Kevin Fernandes, diretor de receita da Dejero.

Os transmissores EnGo também agilizam a comunicação e o fluxo de trabalho entre o campo e a estação. Isso é essencial para equipes de notícias móveis que trabalham com prazos apertados; em vez de perder tempo procurando um hotspot de internet, ou dependendo de dispositivos de hotspot móvel com apenas uma conexão, eles podem contar com uma conexão rápida multi-rede ultra-confiável de até 500 Mbps.

Para empresas de produção de filmes, televisão e comerciais, os usuários do EnGo podem aproveitar a conectividade ultraconfiável para permitir a colaboração em tempo real com equipes dispersas. Eles também podem acelerar a entrega de conteúdo do local remoto diretamente para a pós-produção, independentemente de onde esse local esteja – reduzindo assim o número de pessoas necessárias no set e liberando enormes economias de custos.

EnGo 3x
O EnGo 3x possui suporte multicâmera para até quatro feeds HD totalmente sincronizados. Perfeito para capturar feeds de várias câmeras em uma única unidade, o EnGo 3x reduz o custo e a complexidade de esportes com várias câmeras e produções de eventos ao vivo. As entradas de câmera adicionais podem ser licenciadas quando necessário, para máxima flexibilidade.

A capacidade de transmitir em 4K UHD com oito canais de áudio oferece qualidade de vídeo incomparável com latências extremamente baixas. Com mais espectadores de esportes e grandes eventos ao vivo dispostos a pagar um prêmio para assistir na mais alta definição possível, Dejero antecipa que isso se tornará rapidamente um recurso procurado para esportes e produções de eventos ao vivo. Além disso, os feeds ao vivo 4K UHD podem beneficiar muito as produções de filmes, televisão e comerciais para facilitar para equipes distribuídas que não estão localizadas no set para monitorar e detectar problemas de iluminação e equilíbrio de cores em tempo real. Isso é fundamental para evitar refilmagens caras. O recurso 4K UHD não requer uma licença separada, ao contrário das soluções concorrentes.

EnGo 3
O EnGo 3 foi projetado para coleta de notícias em locais onde as redes 5G foram amplamente implantadas. Com latência de vidro a vidro tão baixa quanto meio segundo em conexões de celular vinculadas, ele também oferece maior segurança com criptografia AES 256, um sistema operacional Linux com segurança reforçada e um criptoprocessador para autenticar o hardware.

As redes 5G ligadas pelos transmissores EnGo 3 e EnGo 3x podem ser combinadas com outras redes sem fio, incluindo Wi-Fi e satélite GEO/MEO/LEO e redes com fio de linha fixa (cabo/DSL/fibra) graças ao premiado Smart Blending da Dejero. Essa tecnologia gerencia de forma inteligente a largura de banda flutuante, a perda de pacotes e as diferenças de latência das conexões individuais em tempo real, fornecendo confiabilidade aprimorada, cobertura expandida e maior largura de banda.

Os novos transmissores móveis EnGo também apresentam tecnologia de codificação híbrida integrada com a última geração de processadores Intel com firmware personalizado. As unidades podem se adaptar ao feedback em tempo real sobre a complexidade do conteúdo que está sendo codificado, como a quantidade de movimento. Para obter uma qualidade de vídeo inigualável, o EnGo 3 e o EnGo 3x trabalham em conjunto com a Smart Blending Technology para analisar a capacidade de transferência e a latência de todas as conexões em tempo real.

WayPoint 3
O novo WayPoint 3 faz sua estreia na IBC. Ele pode receber vídeo em resoluções de até 4K UHD para garantir alta qualidade de imagem. O WayPoint 3 reconstrói vídeo HEVC ou AVC, transportado por várias conexões IP de qualquer transmissor Dejero a partir da versão 1.3, garantindo reconstrução, decodificação e reprodução na definição mais alta possível que os fluxos de trabalho SDI ou MPEG-T podem suportar. Economizando espaço em rack na sala do servidor, o WayPoint 3 pode emitir simultaneamente até quatro feeds do mesmo receptor; dois 4K UHD e dois HD (ou resolução inferior), um 4K UHD e três HD (ou resolução inferior) ou quatro HD (ou resolução inferior).

A redundância integrada do receptor minimiza o risco e maximiza o tempo de atividade usando discos rígidos de 1 TB com proteção RAID para redundância de energia e armazenamento.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados