Home Reportagens Denden usa Blackmagic Cloud Pod e ATEM Mini Extreme ISO para novo fluxo de produção de streamings

Denden usa Blackmagic Cloud Pod e ATEM Mini Extreme ISO para novo fluxo de produção de streamings

Denden é uma empresa de consultoria estratégica especializada em conteúdo digital que também produz vídeos, oferece suporte a reformas operacionais e construção de estúdios

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que a Denden, uma empresa de consultoria de produção de conteúdos digitais, usa produtos Blackmagic Design, incluindo a nova solução de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Pod, para criar novos fluxos de streaming, produção e pós-produção, além de kits remotos com eficiência substancialmente aprimorada. Produtos Blackmagic Design adicionais incluem o switcher de produção ao vivo ATEM Mini Extreme ISO e a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K.

A Denden é uma empresa de consultoria estratégica especializada em conteúdo digital que também produz vídeos, oferece suporte a reformas operacionais e construção de estúdios. Toshihiko Kiyomoto, diretor executivo da empresa, com sua experiência e conhecimento sobre as tecnologias mais recentes, queria criar um fluxo de trabalho completo, da gravação à finalização, baseado em produtos Blackmagic Design.

“A demanda por conteúdos e streaming de vídeos aumentou significativamente nos últimos anos, em parte devido à covid-19. A demanda para conteúdos de vídeo em eventos corporativos, como reuniões de acionistas ou solenidades de recrutamento, não apenas na indústria de entretenimento, mas também entre empresas em geral, vem aumentando. Mas, geralmente, os orçamentos não são muito altos. Como eu estava trabalhando para uma produtora, eu vinha pensando em como poderia melhorar nossa eficiência de trabalho e oferecer serviços a um preço razoável”, disse Kiyomoto.

A Denden terceiriza e delega várias partes do processo de produção para profissionais independentes sempre que possível, com exceção do planejamento, gerenciamento técnico e de progresso. A empresa também faz pleno uso de várias ferramentas digitais para criar um fluxo de trabalho facilitado para as equipes das várias organizações com que trabalham, permitindo que os clientes trabalhem com orçamentos menores e prazos mais curtos, diminuindo o trabalho administrativo que não afeta a qualidade dos projetos.

“Os nossos funcionários autônomos cuidam de uma boa parte das operações realizadas pelo país”, disse Kiyomoto. “Mandamos um kit de streaming que inclui o Blackmagic Cloud Pod, a Pocket Cinema Camera 4K, o ATEM Mini Extreme ISO e o Video Assist 12G HDR, e eles carregam as imagens no Dropbox com o Cloud Pod. A imagem compartilhada no Dropbox também é sincronizada com o nosso centro de operações em Tóquio, possibilitando que a equipe de montagem trabalhe rapidamente, sem ter que fazer o download das imagens manualmente.”

Os produtos avançados da Blackmagic Design possibilitam que Kiyomoto crie fluxos de trabalho específicos para cada projeto, ao determinar se será mais eficaz dedicar tempo instalando em locação ou trabalhando remotamente. “Configuramos nossas Blackmagic Pocket Cinema Cameras para gravar em Blackmagic RAW na definição 12:1. Se quiséssemos criar a iluminação perfeita no dia da filmagem, precisaríamos de uma equipe de iluminação profissional, mas ao gravar em Blackmagic RAW, apenas montamos duas luzes LED simples no set e usamos o DaVinci Resolve para ajustar o brilho sem gerar ruídos durante o processo de pós-produção”, disse.

“Também, se quisermos fazer uma composição com chroma key no set, seria complicado fazer correções quando um cliente solicita que a apresentação dos slides seja substituída ou alterarmos a borda de um slide já composto. Por isso, nós filmamos as entrevistas somente com a tela verde, sem a composição, e cuidamos de tudo na pós-produção. Para a montagem, nós definimos os processos da edição para que qualquer pessoa possa facilmente montar as imagens. Quando o editor usa o DaVinci Resolve, compartilhamos fotogramas e fazemos a montagem com base neles. Após terminarem a montagem, cuidamos de quaisquer solicitações de mudanças dos nossos clientes, assim os freelancers não precisam ficar esperando por solicitações aleatórias”, Kiyomoto continuou.

“Os clientes que têm usado estúdios de streaming maiores muitas vezes ficam preocupados quando veem o nosso sistema e questionam se a Denden pode realmente fazer o mesmo que eles vêm fazendo. Eles ficam surpresos quando realmente entregamos o trabalho com uma configuração tão pequena”, completou.

Kiyomoto também falou sobre o Blackmagic Cloud Pod, uma nova adição ao sistema de streaming da empresa. “Não é incomum nos dias de hoje para os dados de gravação excederem 2 TB para cada fonte de vídeo. Muitas vezes, precisamos gerenciar cinco fontes. Se copiarmos todos esses dados em um disco diferente e mandarmos para o editor, pode levar horas até que recebam os dados, e também há a possibilidade de faltar arquivos devido a um erro de transferência. Com o Cloud Pod, não temos que nos preocupar com isso porque os dados são sincronizados no Dropbox instantaneamente. Posso conectar o Cloud Pod às minhas mídias de gravação, ir para casa e checar os arquivos de lá”, observou.

Kiyomoto também têm grandes expectativas para a Blackmagic Cloud. “Estou muito animado com isso. Com este serviço, não precisamos de um servidor de projetos na rede privada. Também não precisamos mais de transferir arquivos manualmente”, afirmou. “Desde que a internet esteja disponível, os arquivos de projeto podem ser compartilhados diretamente em tempo real com a nossa equipe. Também não temos que exportar toda vez que conferimos o progresso da montagem”, acrescentou.

Kiyomoto considerou usar um computador virtual de outro serviço de nuvem como uma fazenda de renderização para exportar grandes quantidades de vídeo rapidamente. “Mas isso exigiria que pagássemos por esse computador por hora, e ao usar um VPN, teríamos que pagar por uma rede e armazenamento de alto custo”, disse.

“Com o recurso de renderização remota do Blackmagic Cloud e DaVinci Resolve, nossa equipe de montagem pode acessar o computador de renderização com especificação avançada no nosso centro de operações para renderizar grandes quantidades de vídeos. Se usássemos o fluxo convencional, o tempo necessário para exportar dependeria das especificações do computador de cada membro da equipe, o que também afetaria o custo da mão-de-obra em horas operacionais. Ao padronizar esse processo, evitamos passar o custo, que não está diretamente relacionado à qualidade do conteúdo de vídeo, aos clientes. Isso não só diminui o tempo de exportação e o custo da mão-de-obra, como também reduz o peso financeiro sobre cada membro da equipe ao eliminar a necessidade de instalar computadores caros. É uma excelente inovação”, concluiu Kyiomoto.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados