Home Reportagens Denson Baker captura escapismo óptico de The Luminaries com lentes Cooke anamórficas / i

Denson Baker captura escapismo óptico de The Luminaries com lentes Cooke anamórficas / i

Por Ricardo Batalha

Rede britânica BBC acaba de estrear adaptação de “The Luminaries”, protagonizada por Eva Green (Penny Dreadful), na BBC One e iPlayer

O diretor de fotografia Denson Baker escolheu as lentes Cooke Anamorphic para recriar o universo retratado na tão esperada adaptação para TV do premiado romance de Eleanor Catton, “The Luminaries”. Produzida pela BBC, Working Title Television e Southern Light Films e adaptada para televisão por Catton, a minissérie de seis episódios conta uma história épica de amor, assassinato e vingança, enquanto homens e mulheres viajavam pelo mundo para fazer sua fortunas na Ilha Sul da Nova Zelândia no auge da corrida do ouro na década de 1860.

“Queríamos que ‘The Luminaries’ tivesse sua própria estética e fosse atmosférico e cinematográfico, um mundo enfumaçado e texturizado, com ruas enlameadas, ou seja, diferente de qualquer outra série atualmente nas telas”, disse Backer. “Nosso primeiro diretor assistente, Luke Robinson, conseguiu agendar grande parte de nossas filmagens na luz do dia para que pudéssemos filmar nas ‘horas mágicas’ do amanhecer e do anoitecer, o que foi maravilhoso.”

O produtor Andrew Woodhead, da Working Title, queria filmar a série com lentes anamórficas, emolduradas em 2.0: 1. A diretora Claire McCarthy e Baker concordaram que seria uma ótima escolha, pois elas têm uma aparência de alta qualidade de produção e oferecem uma qualidade mais atemporal, o que foi importante para uma série ambientada na década de 1860.


“Testei todos os conjuntos de lentes anamórficas que estavam disponíveis para nós na Nova Zelândia. Examinei esses testes para Claire e os produtores, e todos sentimos que as lentes Cooke Anamórfica / i eram a escolha certa”, explicou Baker.

A história segue um grande elenco de personagens, cada um associado aos doze signos do zodíaco, aos planetas do sistema solar e ao sol e à lua. A diretora Claire McCarthy teve a ideia de vincular o arco da história da personagem principal Anna Wetherell (interpretada por Eve Hewson) para refletir as fases da Lua. Baker, que filmou com câmeras ARRI Alexa, examinou cuidadosamente isso, a fim de encontrar os principais momentos para iluminar o personagem de acordo com a fase da lua em que estava, posicionando a luz em seu rosto para refletir essa fase. Para estas cenas, as lentes anamórficas de 75 e 100 mm proporcionaram uma vantagem muito agradável de foco, especialmente ao fotografar em T2.8-4 ao fotografar fotos intermediárias e close-ups, para chamar a atenção dos olhos e da boca dos personagens e área circundante cair fora.

As principais lentes de Baker escolhidas foram as lentes de 40 mm e 75 mm, e ele também usou a Macro de 65 mm como lente de retrato ao fotografar momentos íntimos. “Também conseguimos aproximar fisicamente a câmera dos nossos atores com a 65mm para dar uma sensação de intimidade, mas com muito pouca ou nenhuma distorção”, concluiu Baker.

A minissérie protagonizada por Eva Green (Penny Dreadful) foi ao ar na Nova Zelândia em maio e estreou no Reino Unido no domingo, 21 de junho, na BBC One e no iPlayer, além da plataforma HBO Portugal. Figuram no elenco nomes como Eve Hewson (The Knick), Himesh Patel (The Aeronauts), Ewen Leslie (The Cry), Marton Csokas (Xena: Warrior Princess), Benedict Hardie (Hacksaw Ridge), Callan Mulvey (300: Rise of an Empire) e Mark Mitchinson (The Shannara Chronicles).

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados