Home Reportagens Digigram detalha vantagens do codificador Iqoya X / Link-MPX

Digigram detalha vantagens do codificador Iqoya X / Link-MPX

Por Ricardo Batalha

Empresa observa que sistema reduz custos operacionais nas emissoras ao permitir que o processamento de som e a codificação RDS sejam centralizados no estúdio

O Iqoya X / Link-MPX, codificador mais recente lançado pela Digigram, foi projetado para fornecer sinais compostos FM MPX a um ou mais locais de transmissão. Atualmente, a maioria dos links entre o estúdio e o transmissor para transmissões FM é baseada no transporte do sinal de áudio de banda base em redes IP, o que requer que o sinal FM composto MPX seja gerado em cada local de transmissão com dispositivos como processadores de som e codificadores RDS.

Com o objetivo de que o transporte do sinal da MPX ocorra dentro do estúdio, a Digigram criou uma solução que suporta MPX analógico e AES192 digital MPX, permitindo a distribuição do sinal MPX de analógico para analógico, analógico para digital e digital para digital. Graças à compressão opcional µMPX, “o custo de transporte pode ser reduzido usando links de rede de baixo custo.”

A Digigram listou as principais vantagens do codificador mais recente. Primeiro, a empresa observa que o sistema reduz os custos operacionais nas emissoras ao permitir que o processamento de som e a codificação RDS sejam centralizados no estúdio. Por outro lado, ele fornece “largura de banda de transporte IP otimizada”, pois o dispositivo pode conservar a largura de banda da rede graças à compressão µMPX.

O Iqoya X / Link-MPX, nas palavras da Digigram, também apresenta “hardware confiável”, baseado na mesma plataforma de hardware da linha Iqoya X / Link e com duas fontes de alimentação redundantes internas. Por fim, o codificador apresenta “sequências IP robustas” graças a uma “transmissão dupla e redundante com diversidade de tempo em PCM”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados