Home Reportagens Diretor de fotografia Jeremy Benning escolhe Bolero para comunicações no set de ‘The Expanse’

Diretor de fotografia Jeremy Benning escolhe Bolero para comunicações no set de ‘The Expanse’

Por Ricardo Batalha

Bolero forneceu comunicações multicanais flexíveis, claras e confiáveis para todos os membros da equipe de produção, permitindo a máxima produtividade

O renomado diretor de fotografia Jeremy Benning adotou o intercomunicador sem fio Bolero, da Riedel, para facilitar as comunicações da equipe no set da popular série Amazon Prime Video, “The Expanse”. O Bolero forneceu comunicações multicanais flexíveis, claras e confiáveis para todos os membros da equipe de produção, permitindo a máxima produtividade em qualquer local.

Anteriormente, cada equipe individual no “The Expanse” tinha seus próprios métodos de comunicação, variando de intercomunicadores sem fio HME a walkie-talkies. Ao combinar todos esses métodos em uma solução única e unificada, o Bolero permite que os membros da equipe maximizem seu tempo no set e elimina mal-entendidos e atrasos.


“A capacidade de comunicação instantânea, clara e eficaz é um requisito crítico para manter qualquer filme ou série episódica dentro do prazo. Sabíamos que precisávamos de recursos de comunicação mais eficientes e de compromisso zero no novo mundo de hoje e, após extensos testes e comparação com outros sistemas líderes, o Bolero foi sem dúvida a melhor ferramenta para o que precisávamos”, comentou Benning. “O Bolero não só tem excelente qualidade de áudio e um nível de ruído ultrabaixo, como também é super fácil de controlar todo o sistema por meio da interface de usuário intuitiva”, acrescentou.

Um intercomunicador baseado em DECT, que oferece funcionalidade ideal e latência mínima na faixa de frequência de 1,9 GHz sem licença, o sistema Bolero em “The Expanse” consiste em 26 pacotes de cinto e quatro antenas. A equipe de “The Expanse” abraçou as capacidades do Bolero no modo autônomo – por exemplo, o feed de áudio do mixer de som é conectado para permitir que todos os departamentos conectados (câmera, iluminação, produtores, diretor, diretores assistentes, roteiro e reprodução de vídeo) ouçam o diálogo dos atores sempre que necessário. Além disso, a produção usa o Bolero para alimentar o alto-falante da “voice of God” para fazer os anúncios a toda a equipe de filmagem, e o diretor e o supervisor do roteiro usam um alto-falante sem fio para dar dicas ao elenco.

“Minha equipe inteira disse muitas vezes o quanto aprecia a elegância do sistema único do Bolero, a clareza do áudio e a interconexão de todas as nossas transmissões de áudio – principalmente porque estamos sempre sussurrando dicas uns para os outros durante as tomadas. Esses são técnicos da equipe A, mas são, em sua maioria, usuários iniciantes do Bolero que agora estão completamente apaixonados por esta solução. Não há como voltar depois de experimentar o Bolero, a melhor maneira de gerenciar uma equipe complexa com demandas de alto risco”, Benning acrescentou.

“Desde que o introduzimos, o Bolero foi adotado por produtores de muitos tipos de eventos de entretenimento ao vivo de grande escala e alto nível. E agora, é gratificante ver a adoção mais ampla do Bolero em produções cinematográficas de ponta como ‘The Expanse’”, declarou Jason Ross, Gerente Regional de Vendas do Canadá da Riedel Communications. “Isso realmente mostra a incrível versatilidade do Bolero para qualquer tipo de produção, seja um evento ao vivo famoso ou uma série de sucesso no Amazon Prime Video”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.