Home Entrevistas Diretora de fotografia Tey Clamor sobre a ALEXA LF ​​e Mini LF: ‘A qualidade da imagem é excelente’

Diretora de fotografia Tey Clamor sobre a ALEXA LF ​​e Mini LF: ‘A qualidade da imagem é excelente’

Por Ricardo Batalha

Longa filipino “Isa Pa, with feelings” foi capturado pela diretora de fotografia Tey Clamor com câmeras da ARRI

O longa filipino “Isa Pa, with feelings” (ainda sem título no Brasil) foi capturado pela diretora de fotografia Tey Clamor com ALEXA LF ​​da ARRI, ALEXA Mini LF e TRINITY da ARRI. Nesta entrevista, ela compartilha sua experiência de trabalhar com o sistema de câmeras de formato grande da ARRI pela primeira vez.

“Isa Pa, with Feelings”, do diretor Prime Cruz, foi lançado nos cinemas das Filipinas. Sobre o que é este filme e você pode explicar a ideia visual por trás dele?
Tey Clamor: É um filme romântico sobre uma garota, Mara (Maine Mendoza), que conhece e se apaixona por sua vizinha surda, Gali (Carlo Aquino). Devido à natureza da premissa, o filme se apoia fortemente em recursos visuais. Prime Cruz queria usar luz e água como um tema visual para o filme. Assim, nosso design visual, juntamente com nosso designer de produção, Nestor Abrogena, se concentrou principalmente nesses dois elementos. Criamos um mundo parecido com um aquário para os personagens, como uma metáfora para descrever como eles vivem em seus próprios mundos e como eles tentam sair do seu estado de isolamento.

Por que você decidiu trabalhar com a configuração de câmeras
ALEXA LF ​​e ALEXA Mini LF?
Tey Clamor: Eu sempre quis experimentar a ALEXA LF ​​desde que saiu. Tive a sorte de usá-la em um curta-metragem há um ano e fiquei muito feliz com isso. Então, o projeto ‘Isa Pa, with feelings’ entrou e, quando a equipe e eu decidimos usar um cenário em vez de um local real para os condomínios de Mara e Gali, sabia que o grande tamanho de sensor da LF poderia ajudar muito em nosso Cenas VFX. Originalmente, Prime (Cruz) queria testar uma lente anamórfica para o filme, mas quando testamos as diferentes lentes de quadro completo disponíveis na locadora da CMB, ele escolheu Cooke s7i para nos dar uma aparência bem quente e suave. Quando começamos a filmar, a ALEXA Mini LF ainda não havia chegado às Filipinas, mas eu já havia dito ao chefe da CMB, Jim Baltazar, sobre o meu plano de usá-lo em conjunto com a ARRI TRINITY.

Como diretora de fotografia, qual foi o maior desafio nesse projeto?
Tey Clamor: Como o filme não depende muito de diálogos, o maior desafio desse projeto foi como visualizar os sentimentos e emoções de nossas personagens. Queríamos retratar uma abordagem realista de como duas pessoas com diferentes formas de comunicação se apaixonam. Tocamos em diferentes perspectivas com meios de áudio e visuais. Adicionamos progressão da leitura de mensagens de texto para entender um ao outro e conhecer a linguagem de sinais real.


Você também teve que filmar em um ambiente muito escuro. Como as câmeras se saíram?

Tey Clamor: Prime (Cruz) queria que o filme fosse sombrio. Uma das cenas de que me orgulho muito é a final da dança. Tínhamos que imitar a luz que atinge o oceano, então montamos um projetor de 8.500 lúmens e projetamos um vídeo em loop do mar para fotos amplas e usamos algumas luzes nítidas para os close-ups. No início, tivemos dificuldade em encontrar um fornecedor, que nos permitisse montar seus projetores, mas tivemos sorte de encontrar um no último minuto. A faixa dinâmica do ALEXA LF ​​e Mini LF foi impecável, considerando as taxas de iluminação dessa cena. É perfeito e exatamente como eu imaginei que seria.

Depois de trabalhar com outras câmeras ARRI no passado, como foi fotografar com o sistema de câmeras de grande formato da ARRI?
Tey Clamor: No começo, tive que ajustar com a lente, mas ficou mais fácil depois de alguns dias de filmagem. A qualidade da imagem é excelente e a saída sem fio torna tudo mais rápido. O sistema de grande formato capturou os destaques e as sombras muito bem, com muito baixo ruído. O tamanho maior do sensor deu ao colorista Nico Ebora e a mim mesmo mais profundidade na classificação de cores, especialmente com nossas cenas de efeitos visuais e de alto contraste. E eu gosto bastante da portabilidade do Mini LF.

Para algumas cenas, uma ARRI TRINITY, operada por JR Misa, estava em uso. Quando você trabalhou com este sistema estabilizador de câmera?
Tey Clamor: Para a sequência de dança, queríamos permanecer fiéis ao design e imitar o movimento da água. Eu sabia que precisava de um estabilizador de câmera suave que pudesse ir muito baixo e alto em um instante. Então, conversei pessoalmente com JR sobre meu plano de usar o ARRI TRINITY semanas antes da chegada do Mini LF em Manila. Fomos os primeiros a testar o TRINITY e usá-lo com o Mini LF como um combo. Foi a primeira vez que usei o estabilizador e fiquei muito feliz com os resultados.

Parece que você gosta de trabalhar com equipamentos ARRI. Por que confia nos produtos ARRI em geral?
Tey Clamor: Filmo muitas vezes com a ALEXA desde o meu segundo longa em 2015. Para mim, ainda é o melhor em termos de captura de cores, profundidade e destaques. Acho que 70% dos meus recursos foram filmados com uma câmera ARRI. Para mim, é a câmera mais confiável, nunca me decepciona.

Você se lembra de quando ouviu falar da ARRI pela primeira vez?
Tey Clamor: Sim. Eu estava na faculdade de cinema quando soube da ARRI. Era e ainda é a câmera dos sonhos para qualquer estudante de cinema. Na verdade, eu usei um ARRIFLEX III de 35 mm para o meu filme de tese usando pontas curtas de uma produtora onde estagiei. Quando eu comecei na indústria, vi meus heróis da cinematografia trabalhando com produtos ARRI, e quando finalmente usei um para meus próprios projetos, foi um momento surreal para mim. Eu só quero agradecer à ARRI por sempre apoiar cineastas como eu a dar vida à nossa visão.

Quais são seus próximos projetos?
Tey Clamor: Atualmente, estou iniciando um longa-metragem sobre artistas filipinos no exterior em Cingapura e também estou construindo minha equipe de cinema subaquática, agora chamada Water Gun.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados