Pela primeira vez, Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Cinema é formada por servidores
Os servidores de carreira Vinícius Clay e Tiago Mafra tomaram posse na última quinta-feira, 29 de julho, como diretores efetivos da ANCINE. Os dois foram nomeados em Decreto presidencial de 21 de julho de 2021 para comporem a Diretoria Colegiada da ANCINE, após serem aprovados em sabatina pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE e chancelados pelo Plenário do Senado. A posse foi dada pelo diretor-presidente substituto, Mauro Gonçalves, em exercício no cargo até 20 de outubro. Devido às medidas restritivas adotadas em razão da Covid-19, não houve cerimônia pública do ato.
Formado em Comunicação Social, com especialização em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual, em 15 anos de permanência na ANCINE, Vinícius Clay trabalhou na Assessoria de Comunicação, foi coordenador de Desenvolvimento de Mercado, de Gestão Integrada e Análise de Negócios, Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Secretário de Políticas de Financiamento. Desde fevereiro de 2020, ocupava uma vaga na Diretoria Colegiada, na condição de substituto.
Já Tiago Mafra tem formação em Direito, com especialização em Direito Civil e Empresarial. Desde 2006 na ANCINE, sua atuação na agência reguladora foi, em sua maior parte, atuando na Superintendência de Registro, onde exerceu o cargo de Superintendente substituto de 2013 a 2020, tendo passado posteriormente também pela Secretaria Executiva. Comandou a recém-criada Secretaria de Políticas Regulatórias de dezembro de 2020 até o presente momento.