Home Reportagens Disguise destaca seus marcos dentro do projeto de realidade mista AdMiRe

Disguise destaca seus marcos dentro do projeto de realidade mista AdMiRe

AdMiRe (Advanced Mixed Realities) é financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia

Por Ricardo Batalha

AdMiRe, uma iniciativa de pesquisa colaborativa, encerra seu período de desenvolvimento e a Disguise destaca os marcos deste projeto dedicado a explorar as possibilidades da realidade mista.

AdMiRe (Advanced Mixed Realities) é financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia através do contrato de concessão nº 952027. Além da Disguise, o consórcio do programa inclui a Brainstorm, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, a Universidade Pompeu Fabra (ESP), a Escola Politécnica Federal de Lausanne (SUI), NRK Nirsk Rikskringkasting As (NOR), Premier Sports, Societatea Romana De Televiziune (ROM) e o Conselho Superior de Pesquisa Científica.

A principal missão da AdMiRe é pesquisar, validar e demonstrar inovações para condutas de realidade mista com o objetivo de possibilitar um novo nível de interatividade nos programas de televisão, melhorando assim a sensação de imersão para a audiência e tornando o conteúdo transmitido mais atrativo. A AdMiRe também visa desenvolver fluxos de trabalho de MR e xR que melhorem radicalmente a maneira como os atores ao vivo interagem com elementos de CG no set, em um ambiente híbrido e realista onde os componentes virtuais e físicos se misturam com perfeição.

A contribuição da Disguise se concentrou em recursos de prototipagem em seu fluxo de trabalho xR para aumentar a eficiência e facilitar a criação de efeitos visuais na câmera de alta qualidade. Esse desenvolvimento permitirá melhorar as performances dos atores que interagem e imergem em ambientes virtuais, além de permitir que os criativos ofereçam conteúdos inovadores e atrativos, reduzindo custos de produção e pós-produção.

O Radar de Inovação da Comissão Europeia , que identificou a Disguise como “key innovator”, apresentará as inovações desenvolvidas no projeto AdMiRe em sua plataforma entre os mais impressionantes avanços tecnológicos e científicos realizados por investigadores e inovadores em toda a Europa.

Entre os principais desafios que a Disguise enfrentou estão aprendizado de máquina, visão computacional, gráficos e o design de algoritmos clássicos. Ao longo dos dois anos de pesquisa na AdMiRe, a Disguise gerou não apenas protótipos totalmente funcionais, mas também novas patentes. Novos recursos tornarão o processo de configuração do disfarce xR ainda mais rápido e fácil e permitirão que o talento no palco interaja fisicamente com o reino virtual em tempo real.

Richard Sykes, engenheiro de software líder da Disguise, está “muito satisfeito” com o resultado deste projeto, observando que esses recursos “tornarão todo o processo de configuração do disguise xR ainda mais rápido e fácil”. Por outro lado, Sara Coppola-Nicholson, chefe do programa de pesquisa da Disguise, destaca programas como o AdMiRe, definidos como “oportunidades inestimáveis para a Disguise desenvolver novos protótipos e experimentar novos e mais amplos cenários.”

Projeto Max-R
Após a conclusão do projeto de pesquisa AdMiRe, a Disguise recebeu um novo patrocínio no âmbito do programa Horizonte 2020 da UE. Esta iniciativa financiará novas pesquisas com os parceiros da AdMiRe, Brainstorm e Universidade Pompeu Fabra da Espanha, bem como com novos colaboradores. A partir de setembro, o projeto MAX-R de 30 meses criará novos caminhos para promover a inovação na xR com o objetivo de lançar uma nova era na produção, distribuição e diversão de mídia criativa.

Ed Plowman, CTO, comemora esta nova fase na jornada de P&D da Disguise: “Com o lançamento do MAX-R ainda este ano, continuamos nossa missão de desenvolver ferramentas que proporcionem uma nova era de produção de realidade estendida, ajudando clientes existentes e novos usuários. Tudo isso é uma continuação da nossa missão de permitir que as pessoas contem suas histórias da maneira mais convincente e imersiva.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados