Home Reportagens DJI inaugura o Sky City, seu novo centro de inovação

DJI inaugura o Sky City, seu novo centro de inovação

Foster + Partners é o estúdio de arquitetura responsável pelo novo DJI Sky City em Shenzhen (CHI)

Por Ricardo Batalha

Foster + Partners é o estúdio de arquitetura responsável pelo novo DJI Sky City em Shenzhen (CHI), um centro de inovação distribuído em duas torres de 44 e 40 andares. As torres reúnem os funcionários da DJI, que foram espalhados por vários edifícios em Shenzhen durante o rápido crescimento da empresa, em uma estrutura construída especificamente para dar forma física ao nome da empresa, Da-Jiang Innovations (“Inovação sem fronteiras”). Com 105 metros de altura, as torres são conectadas por uma ponte suspensa de 90 metros de comprimento, um elemento leve que cria uma conexão e serve como um símbolo para mostrar como todos os departamentos da DJI estão ligados para alcançar um objetivo comum.

Os escritórios, áreas de pesquisa e desenvolvimento da empresa estão dispostos em volumes flutuantes que se projetam dos núcleos centrais por meio de grandes mega dormentes, dando a impressão de longe que os edifícios estão suspensos no ar. É a “primeira utilização” de uma estrutura metálica de suspensão assimétrica em torres altas desta escala, reduzindo a necessidade de colunas, criando assim espaços de trabalho ininterruptos que expressam “Inovação Sem Fronteiras” em termos arquitetónicos. A estrutura também abriga laboratórios de testes de voo de drones em quatro andares (adequados às práticas de desenvolvimento de produtos de classe mundial da empresa) possibilitadas por treliças em forma de V que dão às torres uma identidade distinta, tendo como pano de fundo o horizonte de Shenzhen.

No piso térreo, os volumes elevados atraem a vegetação circundante para a base dos edifícios através de um jardim de pódio inclinado que é aberto ao público. No rés-do-chão existem também equipamentos públicos, como um centro de saúde comunitário. Desta forma, o piso do edifício é aberto e acolhedor, um gesto de respeito da DJI pelo contexto urbano e sua contribuição para a comunidade. Por outro lado, as entradas das torres oferecem o primeiro vislumbre da abordagem prática, estética e criativa do local de trabalho Sky City. Cada um dos salões apresenta um pinheiro negro rodeado por um jardim zen, situado em uma parede canelada feita usando o processo de projeto de taipa. O resultado é uma combinação de geometria rígida e natureza ondulante.

Sustentabilidade transversal
A Foster + Partners desenvolveu soluções que respondem ao desejo da DJI de criar um edifício sustentável. O projeto da planta maximiza a luz do dia e reduz o consumo de energia. Além disso, o inovador sistema de elevador Twin reduz o número de poços necessários e aumenta a área útil dos escritórios. Por outro lado, seu sistema de controle inteligente também permite reduzir o consumo de energia em períodos de menor consumo; a água da chuva é coletada e armazenada para reutilização, e a água cinza é reciclada para irrigação da paisagem, que também amortece a chuva durante a estação das monções.

Frank Wang, fundador e CEO da DJI, define este novo complexo como sua “verdadeira casa”: “Neste início de uma nova era para a DJI, prestamos muita atenção ao crescimento e bem-estar de cada funcionário. Isso começa com um ambiente de trabalho prático e charmoso. Espero que Sky City nos inspire a trabalhar juntos e escalar novos patamares de progresso, sabedoria e possibilidade de desenvolver soluções que beneficiem a sociedade.”

Lord Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, também expressou sua satisfação com o projeto: “Desfruto dos produtos DJI há mais de uma década. Estamos muito satisfeitos por ter feito parceria com a DJI para criar sua nova sede em Shenzhen, que será o principal centro de pesquisa e inovação da empresa.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados