A Blackmagic Design anunciou que o premiado documentário “Happy Campers” foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. Gravado em Blackmagic RAW, a diretora e diretora fotografia Amy Nicholson utilizou o ISO nativo duplo da câmera para registrar dias de sol e noites de verão enquanto reunia material sobre a comunidade do estacionamento de trailers Inlet View Campground.
“Happy Campers” acompanha os últimos dias de uma colônia de férias de verão da classe trabalhadora enquanto eles se preparam para vender o acampamento à beira-mar para construtoras. “Happy Campers” mostra o que está por trás dos estereótipos clichês do estacionamento de trailers da solidária comunidade em um cenário repleto de trailers enferrujados e pores do sol deslumbrantes. Após estreia no DOC NYC, o maior festival de documentários dos Estados Unidos, e lançamento limitado nos cinemas, agora o documentário está disponível sob demanda nos EUA e Canadá.
Para Nicholson, o ISO nativo duplo da câmera foi crucial para o projeto, já que mais de 20% do documentário foi filmado à noite, captando fogueiras, fogos de artifício e muito mais.
“Como não dispunha de nenhum equipamento de iluminação, eu levantava antes do nascer do sol e filmava até quando a luz estivesse boa. Depois, fazia filmagens internas ou esperava até o final da tarde para fazer filmagens externas novamente. Eu não tinha espaço ou tempo para usar rebatedores, então todo o filme final foi captado de maneira nua e crua. Mesmo com sol escaldante, vento fortíssimo e milhões de mosquitos, a Pocket Cinema Camera 4K deu conta do recado.”
“O intervalo ISO nativo duplo era incrível. Na correção de cores, o editor John Young e eu nos surpreendemos com a pouca redução de ruído que tivemos que aplicar aos planos da fogueira e dos fogos de artifício. O colorista Gene Curley da Nice Shoes fez um trabalho incrível, mas pude registrar cenas noturnas impressionantes graças à câmera”, explicou Nicholson. “Ao ampliar a imagem, víamos detalhes que não tínhamos reparado em nossos copiões. Eu me lembro de um plano noturno em particular em que John e eu gritamos: ‘Olha quantos insetos!’”
Morando em um estacionamento de trailers, Nicholson foi a responsável pela direção e direção de fotografia do documentário. Embora já tivesse dirigido cinco filmes, a primeira vez de Nicholson como diretora de fotografia foi em “Happy Campers”. “Como eu nunca tinha operado uma câmera antes, a escolha do kit foi um fator importante. A Pocket Cinema Camera 4K é muito simples de configurar. Graças ao Blackmagic OS, rapidamente me familiarizei com as configurações e, alerta de spoiler: o meu tempo para filmar no estacionamento de trailers estava contado. Eu não tinha muito tempo para aprender a usar a câmera, já que tive que reunir 40 anos de memória em poucos meses.”
Nicholson atribui o fato de ter podido desempenhar tanto a função de diretora quanto de diretora de fotografia ao design compacto da Pocket Cinema Camera 4K. “Eu queria que o filme fosse estilo verité e, como estava filmando e dirigindo ao mesmo tempo, o design compacto da câmera me permitiu trabalhar com discrição. “Para uma novata como eu, ter uma câmera pequena e intuitiva facilitou a minha vida na hora de filmar. Quanto mais discreta e ‘menos na cara’ a filmagem for, mais íntima esta será. Como ‘Happy Campers’ retrata a comunidade muito intimamente, foi importantíssimo conseguir filmar de um modo que não modificasse a energia do lugar. Estávamos todos muito próximos no acampamento, então fez toda a diferença estar perto fisicamente e transmitir toda essa sensação.”
“Quando soube que teria que trabalhar sozinha, imediatamente pensei na Pocket como opção de câmera. Eu estava filmando em um acampamento de trailers com estradas de terra esburacadas. Eu morei em um trailer o tempo todo; meu escritório de produção era um pequeno barracão do lado de fora com apenas uma mesa de trabalho. Tudo no meu pacote de câmera tinha que caber em um carrinho de mão de jardim, então era muito importante que ela oferecesse praticidade em um design compacto. Simplicidade era primordial”, acrescentou.
“Sou muito melhor em falar e fazer as pessoas se sentirem à vontade do que com f-stops e foco. Basta perguntar aos meus editores. Mas assim que recebi os primeiros copiões pelo Resolve, me senti totalmente confiante na hora de filmar. O sensor era incrível; parecia filme”, disse Nicholson. “Quando você está filmando sozinha, o som é um fator importantíssimo, então o seu cérebro precisa estar o tempo todo concentrado ao que acontece ao seu redor. Saber que a imagem seria incrível tirou um peso dos meus ombros.”
“O público e os colegas cineastas sempre se surpreendem ao saber que eu trabalhei sozinha. A maior vantagem da Pocket Cinema Camera 4K é permitir produzir belos longas com uma câmera supercompacta, intuitiva e fácil de usar”, concluiu Nicholson. “Eu me esforcei muito para que ‘Happy Campers’ parecesse mais uma experiência do que apenas um filme observacional. É uma história comovente, e seria impossível transmitir essa sensação se tivesse sido filmada de outra forma.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube