Home Reportagens Documentário indicado ao Oscar Escrevendo com Fogo concluído com DaVinci Resolve Studio

Documentário indicado ao Oscar Escrevendo com Fogo concluído com DaVinci Resolve Studio

Filme indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, concluiu a pós-produção com DaVinci Resolve Studio e DaVinci Resolve Advanced Panels

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que “Escrevendo com Fogo”, filme indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, concluiu a pós-produção com o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio e com DaVinci Resolve Advanced Panels, incluindo correção de cores, edição online e gerenciamento das entregas dos filmes.

“Escrevendo com Fogo” é um documentário dirigido por Sushmit Ghosh e Rintu Thomas que conta a história do Khabar Lahariya, o único jornal da Índia comandado por mulheres Dalit. O filme mostra como a chefe de reportagem do Khabar Lahariya e suas duas colegas jornalistas romperam barreiras em uma indústria competitiva dominada por homens e deram um novo sentido à palavra poder.

A Bridge PostWorks, localizada em Mumbai, realizou a pós-produção do filme. O experiente Sidharth Meer, cujos créditos incluem dezenas de filmes e programas de TV como “Badhaai Do,” “Cobalt Blue” e “Eeb Allay Ooo!,” assinou a gradação, conformação e edição online.

“‘Escrevendo com Fogo’ é uma história muito envolvente, inspiradora e marcante sobre o jornalismo e a nossa democracia. A principal meta que definimos ao iniciar o projeto foi garantir que o público tivesse um senso de tempo e lugar. Não queríamos um visual tradicional ou que as imagens fossem tão fortes ou pesadas a ponto de deixar o público de fora da história”, explicou Meer.

A maior parte do filme foi gravada ao longo de quatro anos em Uttar Pradesh, uma região da Índia com temperaturas extremas e casas supercoloridas por dentro e por fora. Os planos do filme misturam entrevistas em primeiro plano e imagens de três repórteres em ação. O DaVinci Resolve Studio conseguiu ajustar cada plano para manter um visual que focasse nos sujeitos, e não na intensidade das cores e da iluminação dos planos de fundo.

“Os cinegrafistas Sushmit Ghosh e Karan Thapliyal captaram as imagens brilhantemente. No entanto, por causa da intensidade das cores das tintas e dos planos de fundo, a luz tendia a refletir das paredes e afetar os tons de pele. Utilizamos as ferramentas primárias do DaVinci Resolve para ter um bom equilíbrio dos tons de pele enquanto conservávamos as cores dos arredores. Após balancear a imagem, só tivemos que reforçar um pouco as cores”, continuou. “Acabamos usando praticamente todas as ferramentas primárias do Resolve para ajudar a harmonizar todos os materiais diferentes e manter a consistência, não importando como e onde foram gravados.”

Além da correção de cores, Meer utilizou bastante as ferramentas de edição e entrega do DaVinci Resolve. O filme teve muito trabalho de conformação, que incluiu títulos e gráficos sobrepostos, visuais separados para materiais gerados em smartphones, e clipes que tinham que parecer páginas da web do YouTube com vídeos sendo reproduzidos dentro delas, que tinham suas próprias legendas.

Meer explicou: “Para nós, as páginas de edição e entrega foram as que mais se destacaram. Tivemos que conformar o material inicial para que ficasse exatamente igual ao offline e organizar tudo de modo que pudéssemos encontrar tudo mais tarde sem dificuldade. Tudo isso foi possível graças às ferramentas de conformação do Resolve, assim como a capacidade de ter várias camadas de vídeo e áudio para os diversos elementos e a capacidade de colorizá-las uma a uma, se necessário.”

“Escrevendo com Fogo” foi exibido nos cinemas e em dezenas de festivais de cinema online, além de ter sido entregue à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para uma possível indicação ao Oscar.

“O Resolve nos permitiu entregar as várias versões do filme, e pudemos ativar e desativar facilmente camadas de texto, gráficos e áudio sem criar várias linhas de tempo e monitorando as gradações de todas elas. Todos os entregáveis, desde o DCP principal em som surround 5.1 até as versões compactadas da web, foram renderizadas com o DaVinci Resolve”, finalizou.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados