Home Reportagens Documentário ‘Redefining Feminism In Punk’ filmado e colorizado com Blackmagic Design

Documentário ‘Redefining Feminism In Punk’ filmado e colorizado com Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

O tratamento final de cores foi aplicado pelo colorista veterano Ryan McNeal, do RKM Studios, colaborador de longa data da diretora Alison Roberto e do cinegrafista Sebastien Paquet

A Blackmagic Design revelou que o mais novo episódio da série de documentários “Dr. Martens Presents”, intitulado “Redefining Feminism in Punk: Los Angeles”, foi filmado com a Blackmagic Design Pocket Cinema Camera 6K e colorizado no DaVinci Resolve Studio. A diretora Alison Roberto ficou animada ao ser convidada para a série pelo famoso designer de calçados. “Dr. Martens me procurou e me deu a opção de escolher qualquer cena de Los Angeles para o episódio. Sempre fui fascinada pela cena punk de Los Angeles e por como o punk ressurge no mainstream quando estamos em turbulência política e social”.

Ela apresentou uma ideia que englobava os desafios e provações das mulheres no punk ao longo dos anos, incluindo as veteranas Exene Servenka (X) e Patty Schemel (Hole), além de LA Witch e das promissoras The Linda Lindas. Roberto e o cinegrafista e colaborador de longa data Sebastien Paquet filmaram com seu sistema predileto, a Pocket Cinema Camera 6K. “Já faz alguns anos que temos a Pocket 6K”, disse Roberto. “No que diz respeito a trazer a qualidade cinematográfica para projetos com orçamentos mais baixos, esta câmera mudou o jogo completamente para nós. É a única câmera dessa qualidade e habilidade nesta faixa de preço”.

Já tendo filmado uma variedade de projetos com a câmera, desde séries documentais e videoclipes até turnês mundiais, a equipe havia desenvolvido várias configurações de rig para estilos de filmagem diferentes, que se tornaram fundamentais para este projeto. “O tamanho da Pocket Camera, a facilidade de uso e a versatilidade foram muito úteis no set deste projeto especificamente”, disse Paquet. “Sentávamos para entrevistas de cerca de uma hora com cada artista e logo em seguida realizávamos filmagens guerrilha para rolo B pelas ruas de Los Angeles, como as cenas das The Linda Lindas dançando e pulando pelo Echo Park. Graças à Pocket 6K, foi possível trocar rigs e configurações com agilidade e captar belos momentos com muita facilidade e rapidez”.

Embora o enredo de “Dr. Martens Presents Redefining Feminism in Punk: Los Angeles” fale muito a respeito da nova cena punk de Los Angeles, não faltaram momentos impactantes com as integrantes veteranas presentes. “Uma das principais cenas para este curta documentário foi filmada no Whisky A Go Go”, disse Paquet. “Retornar a este espaço para shows em Hollywood, na Sunset Strip, pela primeira vez desde que a pandemia chegou, foi um momento muito emocionante para a equipe e as bandas. Foi ainda mais especial para a Genny Schorr, guitarrista da banda Backstage Pass, que não tinha botado os pés no Whisky desde que a banda abriu para o Elvis Costello em novembro de 1977″.

O tratamento de cores final foi aplicado pelo colorista veterano Ryan McNeal, do RKM Studios, que também é um colaborador de longa data de Roberto e Paquet. “Ryan conhece bem o meu estilo e tem as mesmas inclinações, o que torna o nosso relacionamento profissional fácil e divertido. Eu sempre compartilho inspirações visuais e de cores, e então digo para ele seguir em frente. O Ryan me deu o apelido de ‘saturação legal por um triz’ porque eu adoro levar o tratamento de cores ao limite”, disse Roberto. “Ali é uma grande fã de looks cinematográficos ousados, então isso é sempre a nossa Estrela do Norte”, disse McNeal. “Queríamos sentir a textura e a curva fílmica na exposição. Eu uso muita fotografia estática como inspiração para esse tipo de look”, completou.

McNeal está habituado a trabalhar com filmagens das câmeras Blackmagic, e está sempre satisfeito ao ver as imagens geradas pela Pocket Cinema Camera 6K. “Eu adoro a faixa dinâmica. Ao trabalhar com uma variedade de condições de iluminação, é ótimo ter todos os detalhes necessários nos realces e nas sombras”, declarou.

Como material adicional, um trecho do documentário utiliza filmagens encontradas em VHS, o que adicionou um toque vintage original. “A granulosidade e as imperfeições do VHS foi algo muito intencional para nós”, disse Roberto. “Os videoclipes dos anos 90 são uma inspiração visual constante para mim, e a Dr. Martens tem esse toque lo-fi, ‘faça você mesmo’, em seus anúncios”. McNeal insistiu que o estilo das filmagens permanecesse autêntico, embora ainda tivesse um propósito visual para o resto do filme. “Ryan adicionou granulação e seu toque mágico, e realmente deixou as imagens com um visual incrível”, acrescentou.

Sobre o Resolve Studio, a diretora Alison Roberto afirmou ser muito fã do plug-in OFX Glow. “É muito robusto e consegue fazer muita coisa. Eu prefiro realces difusos e suaves e uma halação sutil. A outra ferramenta que uso é o plug-in de Transformação de Espaço de Cores, que é uma ferramenta excelente para uniformizar todas as mídias em um espaço de cores de trabalho comum”.

A diretora está feliz com o filme e a oportunidade de compartilhar um ponto de vista forte sobre o punk rock e seu sólido histórico feminino, que persiste nos dias de hoje. “A atitude do punk ‘do it yourself’ (faça você mesmo) e a rebeldia estão se tornando um grito de guerra para aqueles que anseiam por mudanças na sociedade”, disse Roberto. “O casamento dessas duas coisas é inegável. As pessoas que se identificam como mulheres no ramo musical têm muito a enfrentar. Este filme mostra a força e a rebeldia delas, desde a primeira banda só de mulheres em LA até as mais novas e mais jovens criando caso por aí. Essa história tem algo para todo mundo, mesmo para quem não estiver familiarizado com o punk”, concluiu.

Site relacionado: www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados