Home Reportagens Dolby Atmos se consolida nos estúdios Sonobox com soluções da Genelec

Dolby Atmos se consolida nos estúdios Sonobox com soluções da Genelec

Sonobox atualizou o estúdio 2 com um sistema de monitorização Genelec que será destinado à mixagem multicanal e ao formato Dolby Atmos

Por Ricardo Batalha

Sonobox nasceu em 1995, tornando-se desde o início um dos primeiros estúdios em Madri, governado e inspirado por músicos e produtores. O primeiro contato de Manuel Colmenero, cofundador e gerente do estúdio, com as soluções da Genelec foi nesse mesmo ano. Naquela época, ele trabalhava com monitores Genelec S30C combinados com os Yamaha NS-10: “Durante muitos anos, essa foi para mim a combinação perfeita de audição e monitorização. Tenho uma lembrança maravilhosa dos S30C. Eles proporcionavam um som ‘doce’ graças ao seu tweeter de fita. Eles desempenharam um papel fundamental nas primeiras instalações da Sonobox”.

Atualmente, a Sonobox possui dois estúdios. Enquanto o estúdio 1 é destinado à produção e mixagem em estéreo, o estúdio 2 é utilizado para mixagem multicanal e formato Atmos. Longe de serem ilhas independentes, muitos projetos que passam pelas mãos da empresa madrilena acabam sendo trabalhados nos dois espaços: “Há uma interação muito produtiva entre os dois estúdios. Muitas produções são concebidas criativamente no Estúdio 2, gravadas e mixadas em estéreo no Estúdio 1 e depois retornam ao Estúdio 2 para finalizar a mixagem em Atmos”.

Atualmente, o estúdio 1 da Genelec está equipado com monitores ativos SAM 1238A de 3 vias e 15″, enquanto no novo estúdio 2 foram instalados 8 monitores SAM 8320A, 3 monitores SAM 8340A e um subgrave SAM 7360A. O monitor 8320A, uma compacta unidade ativa SAM de 2 vias, incorpora um transdutor de graves de 4″ e um de agudos de ¾” com cúpula metálica e DCW. Possui amplificação de 50 W para graves e 50 W para agudos. O monitor ativo SAM 8340A de 2 vias possui um transdutor de graves de 6,5″ e um de agudos de ¾” com cúpula metálica e DCW. Oferece amplificação de 150 W para graves e 150 W para agudos.

O subgrave autoamplificado SAM 7360A incorpora um alto-falante de 10″, alojado em um recinto patenteado Laminar Spiral Enclosure (LSE), que proporciona maior nível de saída com uma precisa articulação dos graves e uma distorção muito baixa. Está equipado com um amplificador Classe D projetado e fabricado pela Genelec, que proporciona um elevado SPL, alta confiabilidade e uma distorção muito baixa.

Sobre esses monitores Genelec, Colmenero destaca “a precisão e musicalidade que qualquer um de seus modelos possui. Na minha opinião, há uma falsa crença sobre a Genelec de que você não precisa se esforçar para refinar o som, porque tudo soa bem desde o início. Como qualquer monitor, requer uma curva de aprendizado e, uma vez adquirida, você aprende a distinguir o que soa mal do que soa bem e em quais áreas você deve se concentrar para melhorar”.

O engenheiro de som, satisfeito com o desempenho dos monitores Genelec, também valoriza o software GLM: “É maravilhoso. Facilita muito as coisas. Em primeiro lugar, ajusta acusticamente sua sala. No caso do Sonobox, as salas têm um controle acústico impressionante graças ao trabalho de Philip Newell, mas entendo que, em outros ambientes menos controlados, o GLM é uma ajuda crucial. Em segundo lugar, ele oferece a possibilidade de, em questão de segundos, alternar do sistema Atmos para 2.1, 5.1, etc., e ter uma calibração ‘ad hoc’ para cada um deles, dependendo também da posição de audição na sala”.

Sites relacionados:
https://www.genelec.com/
https://www.dolby.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados