Home Reportagens Dolby integra soluções Genelec em suas novas instalações em Nuremberg

Dolby integra soluções Genelec em suas novas instalações em Nuremberg

As novas instalações de Nuremberg foram construídas com base na filosofia Agile Scrum, priorizando o desenvolvimento e os testes de software

Por Ricardo Batalha

Os equipamentos da Genelec são responsáveis pelo monitoramento nas novas instalações de desenvolvimento e testes da Dolby em Nuremberg, que incluem um laboratório de mixagem e outro de audição crítica.

As novas instalações de Nuremberg foram construídas com base na filosofia Agile Scrum, priorizando o desenvolvimento e os testes de software. O espaço será utilizado para testar dispositivos como unidades principais e configurações de alto-falantes em automóveis, além de televisores, barras de som, decodificadores, AVR e alto-falantes inteligentes sem fio. O local também abrigará equipes scrum que trabalharão em protótipos em salas de projetos específicas, à medida que a empresa continua expandindo sua oferta de produtos.

No que diz respeito ao laboratório de áudio, a Dolby buscava uma configuração que garantisse o máximo isolamento acústico. A empresa trabalhou com o consultor acústico Radoslaw Arkadiusz Ciszewski, da Müller-BBM Building Solutions, que desenvolveu o design dos laboratórios em estreita colaboração com os arquitetos do proprietário e os profissionais no local.

Embora a construção física tenha apresentado desafios, especificar o sistema de monitoramento foi um processo bem mais simples. David Ziegler, diretor de relações com o conteúdo da Dolby e especialista em som, foi o responsável pela escolha dos monitores e pelo tratamento acústico da sala. Ziegler optou por um sistema de monitoramento ativo inteligente 9.1.6, com um processador dedicado para controlar o roteamento, a comutação de formatos e o ajuste fino do som.

No laboratório de mixagem, essa configuração inclui monitores 8351s para os canais LCR (esquerdo, central e direito) e 8341s para os canais surround e de altura, auxiliados por dois subwoofers 7370. No laboratório de audição crítica, 19 monitores 8341 controlam todos os canais, exceto os graves, que ficam sob responsabilidade dos subwoofers 7370. A Dolby também utilizou o software Genelec GLM para calibrar cada sala, integrando-o perfeitamente ao hardware DSP de cada monitor e subwoofer, permitindo controlar a resposta de frequência, o nível de reprodução e o atraso de distância.

Refletindo sobre o projeto como um todo, toda a equipe da Dolby em Nuremberg está “orgulhosa” de sua nova sede. Nas palavras de Andreas Ehret, responsável pela Dolby na Alemanha: “Com os novos laboratórios, temos um ambiente de altíssima qualidade para ouvir e criar conteúdo Dolby Atmos. Isso também nos permite contribuir com testes de audição para os órgãos de normalização. Com as novas instalações em Nuremberg, já estamos trabalhando em novos desenvolvimentos para nossas tecnologias de áudio e vídeo. Isso nos ajudará a aumentar nossa contribuição para o sucesso global da Dolby.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados