Home Reportagens Done & Dusted produz spot do Emmy para Kia Motors America utilizando câmeras 12K da Blackmagic

Done & Dusted produz spot do Emmy para Kia Motors America utilizando câmeras 12K da Blackmagic

Por Ricardo Batalha

Spot foi um dos primeiros projetos filmados inteiramente com a nova câmera Blackmagic URSA Mini Pro 12K

A Blackmagic Design anunciou que o spot da Kia Motors America intitulado “Emmys Delivery Training”, criado para introduzir a transmissão da 72ª edição do Emmy, foi filmado com câmeras da Blackmagic Design e é um dos primeiros projetos filmados inteiramente com a nova câmera Blackmagic URSA Mini Pro 12K.

O cinegrafista Vance Burberry está acostumado com projetos complexos e complicados. Ao longo de sua carreira, ele realizou vários projetos comerciais, documentais e ficcionais, além de ter experiência com fotografia subaquática. Burberry agora conta com as câmeras da Blackmagic para todos esses projetos. Mas quando o escalaram para filmar o spot da Kia, uma história expandida, leve e divertida que gira em torno da entrega da clássica estatueta do Emmy aos ganhadores durante a pandemia de 2020, ele sabia que o prazo seria complicado e que precisaria filmar várias situações desafiadoras, tudo em apenas um único dia de filmagem.

“O diretor do projeto, Glenn F Clements, e eu conversamos na quinta-feira e tínhamos que filmar na próxima segunda-feira”, disse Burberry. “Precisávamos finalizar e entregar o spot até o final da semana”.

A Done & Dusted, produtora do Emmy Awards, contratou a produtora Lindha Narvaez, da Milkt Films, para comandar o projeto. Eles sabiam que o spot incluía cobertura narrativa tradicional, cenas interiores em um carro e manobras automobilísticas. Burberry decidiu utilizar um kit completo de câmeras da Blackmagic, o que proporcionou uma ampla variedade de opções de formato.

“O prazo era tão apertado que tivemos que usar duas câmeras 12K para o diálogo, então coloquei uma câmera em um rig da Ultimate Arm, utilizei a Blackmagic Pocket 6K para as cenas do carro em movimento e as Pocket 4K para as cenas dentro do carro”, continuou.

O técnico de imagem digital Ben Crump gerenciou os dados dos cartões CFast 2 e utilizou o DaVinci Resolve Studio no set para transcodificar as filmagens para o departamento de edição e sincronizar copiões, utilizando a ferramenta de sincronização automática de áudio do Resolve. As filmagens eram enviadas várias vezes ao dia para a equipe de edição, que também tinha um prazo igualmente apertado para entregar o spot.

Burberry descobriu que filmar com as três câmeras diferentes era perfeito, principalmente porque todas compartilhavam a ciência de cores de 5ª geração da Blackmagic Design. “Foi muito bom usar a ciência de cores Gen 5 nas câmeras 4k, 12K e 6k. Cada plano, não importando em qual câmera tivesse sido filmado, combinava muito facilmente”.

Por causa do prazo apertado, Burberry fez um backup adicional usando os monitores Blackmagic Video Assist e gravando arquivos on-board, que também eram facilmente sincronizados ao áudio e podiam ser transmitidos para a equipe de montagem rapidamente. “O backup era excelente”, disse Burberry, “Se não pudéssemos continuar por qualquer motivo, por causa do prazo curto, transcodificando do DNxHD para a montagem”.

O spot final, no final, seria transmitido em HD, mas o cliente optou por um máster de 4K. Para a produção, Burberry filmou em resolução máxima nas Pocket Cinema Cameras e em 8K na URSA Mini Pro 12K. Ele escolheu o Blackmagic RAW de qualidade constante Q0 para a Pocket 6K e a Pocket 4K e o Blackmagic RAW de taxa de bit constante 5:1 para as 12Ks. Ele ficou satisfeito com a facilidade em converter 12K para 8K sem nenhum recorte. “Sou alguém que curte película. Eu filmei em película durante muitos anos, então, as distâncias focais estão embutidas em meu cérebro. É incrível saber que uma prime de 40 mm é o que deveria ser, seja em 12K, 8K ou 4K”.

Ao filmar em 12K pela primeira vez profissionalmente, Burberry ficou maravilhado com a qualidade. “Gostei muito da qualidade da câmera URSA Mini Pro 12K”, acrescentou Burberry, “A qualidade dessa câmera me impressionou”. A Blackmagic desenvolveu um sensor 12K que não se parece com um sensor 12K, mas que tem todas as informações de um sensor 12K, sem ser penoso ou difícil de assistir. Ele tem quase a mesma qualidade de um filme, o que me surpreende bastante. Antes, se alguém viesse me falar de ‘Ks’ e grandes quantidades de pixels, eu criticava. Mas esta câmera mudou a minha forma de pensar.”

Após concluir a edição, o projeto foi conformado no DaVinci Resolve Studio. Como o código de tempo foi sincronizado no modo jam-sync em todas as câmeras e mantido ao longo da pós-produção, o processo de conformação foi apenas revincular os clipes aos seus originais, um processo rápido. Em seguida, o colorista Marshall Plante da Olio Creative, aplicou a cor final. “Colorimos todo o spot de 75 segundos em uma única manhã, na sexta-feira”, disse Burberry. “Começamos a colorizar às 9h da manhã e a exportar às 13h15”.

Para Plante, trabalhar com os arquivos 12K foi uma agradável surpresa. “O sensor é fantástico e gera imagens incríveis. Descobri que poderia levar as cores e o alcance dinâmico ao extremo, se necessário, sem perda na qualidade. Plante não teve muita dificuldade para combinar as 4K, 6K e as imagens das 12K e ficou impressionado com a rapidez em que a conformidade foi feita. “Foi muito fácil”.

Toda câmera nova enfrenta desafios no momento da produção, mas Burberry ficou satisfeito com a URSA Mini Pro 12K. “Ela se saiu muito bem! O sensor é fantástico e a qualidade das imagens é espetacular. Todas as câmeras funcionaram perfeitamente. Todos que assistiram ao Emmy podem confirmar que entregamos um excelente projeto dentro do prazo”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados