Home Reportagens DPG Media e Sony criam estúdio de produção IP Live de ponta

DPG Media e Sony criam estúdio de produção IP Live de ponta

Por Ricardo Batalha

Projeto da DPG Media e Sony inclui a primeira sala de controle IP habilitada para SMPTE 2110 na Bélgica e uma variedade de serviços de treinamento, suporte e manutenção contínuos fornecidos pela Sony Professional

A Sony Professional Solutions Europe trabalhou com a belga DPG Media na criação de um estúdio de produção e uma sala de controle móvel de última geração com base no SMPTE ST2110. Soluções mais avançadas atualmente disponíveis pela Sony foram utilizadas, incluindo câmeras de ponta, monitores de referência, monitores profissionais Bravia e um mixer IP multi-formato nativo. O novo estúdio DPG Media pode ser implantado em qualquer lugar, a qualquer momento, com o objetivo de criar conteúdo atraente para seus canais de televisão, bem como para jornais, revistas e estações de rádio online.

Como parte de um contrato de cinco anos, a Sony também está fornecendo à DPG Media uma gama de serviços profissionais, como consultoria, suporte para instalação do estúdio e das soluções da empresa. Além de um amplo treinamento operacional, disponibilizou assistência remota e local contínua, com manutenção anual e atualizações de software para fornecer assistência consistente às operações da DPG Media Live.

O novo estudo foi desenvolvido para tirar proveito da tecnologia IP Live e, juntamente com uma oferta de serviços complementares, permite à DPG Media adaptar e desenvolver seus recursos de produção para atender aos requisitos futuros do setor, como produção 4K ou novos protocolos IP.

O novo estúdio DPG Media inclui 10 câmeras do sistema Sony HDC-3500, nove câmeras compactas do sistema HDC-P50 POV, um mixer multi-formato XVS-7000 IP Live, 22 monitores leves de referência LCD de vários tamanhos e vários monitores profissionais Bravia. Essas soluções são integradas a um ecossistema interoperável de comutadores de rede Arista COTS e dispositivos de produção Lawo e Leader, com base na série de padrões abertos SMPTE 2110. Isso permite que a DPG Media crie a primeira sala de controle do Live IP móvel habilitada para o SMPTE 2110, que pode ser implantada virtualmente em qualquer lugar.

Chris Verhoeven, diretor de operações de transmissão da DPG Media, observou que “recentemente, ficou claro que a tecnologia IP era a melhor maneira de evoluir em termos da flexibilidade que ela pode oferecer às nossas operações. A Sony foi nossa primeira opção para criar um estúdio completamente novo, com capacidade de IP, para garantir o futuro de nossas capacidades de produção.”

Verhoeven comemora: “Agora, não apenas temos um dos estúdios de produção IP Live mais avançados do mercado, mas, graças ao suporte contínuo da Sony, estamos preparados para atender às necessidades futuras do público.”

Para Norbert Paquet, diretor de gerenciamento de produtos da Sony Professional Solutions Europe, a “maioria das organizações de mídia modernas do setor de radiodifusão atual procura constantemente maneiras de ser mais produtiva, eficiente e obter um maior retorno do investimento para qualquer solução que implantar. Para a DPG Media, isso significou investir nas soluções mais recentes da Sony para criar um sistema de produção IP Live de última geração.”

Paquet ressaltou que o investimento buscou uma solução que oferecia mobilidade, flexibilidade e eficiência necessárias para enfrentar os desafios. “Trabalhamos em estreita colaboração com a DPG Media para criar um pacote personalizado de produtos e serviços avançados, que a ajudará a superar esses desafios e garantir que estejam preparados para atender às demandas de produção”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados