Jornal belga Het Laatste Nieuws (HLN), do grupo DPG Media, vai de imprensa escrita a um canal de notícias 24 horas por dia, quase da noite para o dia
Com a solução de emissão na nuvem Q.Air, baseada na plataforma multi-gerenciamento de nuvem Qvest.Cloud da Qvest Media, o jornal Het Laatste Nieuws (HLN), da empresa belga DPG Media, lançou em tempo recorde seu novo canal digital, HLN Live. Assim, a DPG Media expande seu serviço de notícias, de maneira rápida e econômica, e pode lançar outros canais digitais a qualquer momento com a solução em nuvem escalável.
O Q.Air baseado em nuvem de automação de transmissão é a plataforma de gerenciamento orquestrada Qvest.Cloud de várias nuvens e em execução na infraestrutura da AWS. A Q.Air combina aplicativos em nuvem de vários fornecedores em uma solução escalável, pronta para usar e que permite a distribuição de conteúdo de vídeo em várias plataformas e formatos.
Os aplicativos integrados na nuvem da solução SaaS incluem a automação Makalu Replay da HMS Media Solutions, o software gráfico Singular.Live e o aplicativo de streaming de vídeo ao vivo Wowza. O Makalu também suporta a inserção dinâmica de anúncios em transmissões OTT ao vivo e transmissões digitais, ajudando a gerar receita adicional para a DPG Media.
O conteúdo de vídeo do HLN Live vem em estreita colaboração entre a equipe de vídeos on-line da HLN e o canal de notícias VTM Nieuws. A funcionalidade de nuvem da Q.Air facilita significativamente a estreita colaboração na DPG Media. Por exemplo, jornalistas de diferentes redações podem inserir conteúdo de vídeo pré-gravado e transmitir ao vivo para o novo sistema através de um navegador da Web a qualquer hora e lugar.
Ulrich Voigt, chefe de design da Qvest Media, destaca que o “Q.Air fornece aos editores do DPG Media todas as funções necessárias para reportar ao vivo os eventos atuais em um tempo muito curto. O conteúdo pode ser gerenciado independentemente da localização e de diferentes usuários, enquanto os processos técnicos são automatizados e executados profundamente na nuvem.”
A criação de entrada, transcodificação e proxy é totalmente automatizada após o carregamento do conteúdo. O planejamento de tráfego subsequente e a inserção de gráficos para o design em tempo real do conteúdo de vídeo também são feitos com o Q.Air. O conteúdo pronto para fluxo é reproduzido automaticamente nos dispositivos correspondentes e por vários provedores de serviços externos.
“O HLN Live é um exemplo de inovação. Tínhamos liberdade máxima em termos de estrutura técnica ao planejar nosso novo canal digital. Após alguns testes, Qvest.Cloud e Q.Air rapidamente se tornaram a nossa primeira escolha. Juntamente com o conjunto de aplicativos em nuvem interconectados, a Q.Air nos fornece exatamente o que esperamos de uma solução em nuvem”, concluiu Sven Van Vlem , diretor de inovação da DPG Media.