Home Reportagens DPG Media lança canal digital com solução Qvest.Cloud

DPG Media lança canal digital com solução Qvest.Cloud

Por Ricardo Batalha

Jornal belga Het Laatste Nieuws (HLN), do grupo DPG Media, vai de imprensa escrita a um canal de notícias 24 horas por dia, quase da noite para o dia

Com a solução de emissão na nuvem Q.Air, baseada na plataforma multi-gerenciamento de nuvem Qvest.Cloud da Qvest Media, o jornal Het Laatste Nieuws (HLN), da empresa belga DPG Media, lançou em tempo recorde seu novo canal digital, HLN Live. Assim, a DPG Media expande seu serviço de notícias, de maneira rápida e econômica, e pode lançar outros canais digitais a qualquer momento com a solução em nuvem escalável.

O Q.Air baseado em nuvem de automação de transmissão é a plataforma de gerenciamento orquestrada Qvest.Cloud de várias nuvens e em execução na infraestrutura da AWS. A Q.Air combina aplicativos em nuvem de vários fornecedores em uma solução escalável, pronta para usar e que permite a distribuição de conteúdo de vídeo em várias plataformas e formatos.

Os aplicativos integrados na nuvem da solução SaaS incluem a automação Makalu Replay da HMS Media Solutions, o software gráfico Singular.Live e o aplicativo de streaming de vídeo ao vivo Wowza. O Makalu também suporta a inserção dinâmica de anúncios em transmissões OTT ao vivo e transmissões digitais, ajudando a gerar receita adicional para a DPG Media.

O conteúdo de vídeo do HLN Live vem em estreita colaboração entre a equipe de vídeos on-line da HLN e o canal de notícias VTM Nieuws. A funcionalidade de nuvem da Q.Air facilita significativamente a estreita colaboração na DPG Media. Por exemplo, jornalistas de diferentes redações podem inserir conteúdo de vídeo pré-gravado e transmitir ao vivo para o novo sistema através de um navegador da Web a qualquer hora e lugar.

Ulrich Voigt, chefe de design da Qvest Media, destaca que o “Q.Air fornece aos editores do DPG Media todas as funções necessárias para reportar ao vivo os eventos atuais em um tempo muito curto. O conteúdo pode ser gerenciado independentemente da localização e de diferentes usuários, enquanto os processos técnicos são automatizados e executados profundamente na nuvem.”

A criação de entrada, transcodificação e proxy é totalmente automatizada após o carregamento do conteúdo. O planejamento de tráfego subsequente e a inserção de gráficos para o design em tempo real do conteúdo de vídeo também são feitos com o Q.Air. O conteúdo pronto para fluxo é reproduzido automaticamente nos dispositivos correspondentes e por vários provedores de serviços externos.

“O HLN Live é um exemplo de inovação. Tínhamos liberdade máxima em termos de estrutura técnica ao planejar nosso novo canal digital. Após alguns testes, Qvest.Cloud e Q.Air rapidamente se tornaram a nossa primeira escolha. Juntamente com o conjunto de aplicativos em nuvem interconectados, a Q.Air nos fornece exatamente o que esperamos de uma solução em nuvem”, concluiu Sven Van Vlem , diretor de inovação da DPG Media.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados