Home Reportagens Dream Street Productions transmite eventos corporativos ao vivo com ATEM Television Studio HD8 ISO

Dream Street Productions transmite eventos corporativos ao vivo com ATEM Television Studio HD8 ISO

Com vasta experiência em produção televisiva e transmissões de noticiários no mercado de Nova Iorque, Scott Braun fundou a Dream Street Productions há 20 anos

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o fundador da Dream Street Productions, Scott Braun, conseguiu expandir com sucesso sua empresa, indo além da produção audiovisual corporativa para realizar a transmissão de eventos virtuais ao vivo com o suporte de equipamentos da Blackmagic Design, incluindo o switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD8 ISO e câmeras URSA Broadcast G2.

A Dream Street Productions é um estúdio de produção e pós-produção de vídeos sediado em Connecticut com clientes corporativos, incluindo empresas de telecomunicações, farmacêuticas e uma das cinco maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Com vasta experiência em produção televisiva e transmissões de noticiários no mercado de Nova Iorque, Braun fundou a Dream Street Productions há 20 anos e se adaptou consistentemente ao cenário de produção em constante mudança.

Braun atribui o sucesso de duas décadas na indústria e o crescimento constante do seu negócio à flexibilidade, tanto em sua mentalidade quanto em suas ferramentas de trabalho. “A flexibilidade me permite atender às demandas de qualquer projeto. Se eu não sei fazer algo, aprendo a fazer. Assim, posso entregar o que o cliente precisa”, ele disse. “Na parte técnica, meu fluxo de trabalho é apoiado por produtos da Blackmagic Design, cujas ferramentas suportam virtualmente tudo que aparece na minha frente.

“Por exemplo, em um recente evento na prefeitura, o cliente queria as gravações isoladas das câmeras para que pudessem editar o evento por conta própria, a partir dos másters de câmera ao invés dos másters dos programas. Eu adoro o ATEM Television Studio HD8 ISO por causa das opções de gravação ISO. Essa funcionalidade me permite evitar ter que inserir cartões nas câmeras, alimentar códigos de tempo para que estejam todas sincronizados, etc.”

“Eu nem preciso gravar na câmera, a menos que o cliente solicite isso especificamente”, continuou Braun. “Para a maioria dos clientes, a gravação nos HyperDecks é mais do que adequada. Do ponto de vista do gerenciamento de mídias, o ATEM Television Studio HD8 ISO é superfácil. Tudo que é alimentado para o ATEM é gravado e organizado em uma pasta, que simplesmente entregamos para o cliente quando o evento termina.”

Braun também destacou que utiliza o recurso de sobreposição do contador no ATEM Television Studio HD8 ISO como um cronômetro para os apresentadores. “Isso elimina a necessidade de mais um equipamento caro. E com o painel, você pode até alterar a cor de fundo na hora, de preto para vermelho, ou de verde para vermelho quando o tempo acaba. É realmente uma funcionalidade excelente.”

Incorporar a URSA Broadcast G2 maximizou ainda mais a eficiência do fluxo de trabalho de Braun. “Contamos com todos os recursos necessários para sistemas de alto nível em fibra, como controle de câmera, intercomunicação, sinalização, entre outros, com apenas dois cabos SDI de e para a câmera”, disse. “O controle de cores, ajustes e correspondência das câmeras é rápido e fácil. Além disso, com o encaixe B4, você pode usar praticamente qualquer lente televisiva desejada, incluindo as lentes tipo caixa maiores. A URSA Broadcast G2 é a nossa câmera de escolha, não apenas devido ao custo acessível de aquisição, mas também pelo contínuo suporte de firmware e possibilidades de atualização, que proporcionam mais funcionalidades com a câmera. O fato de que tudo se integra em um ecossistema completo é o motivo pelo qual a Dream Street está fortemente investida em equipamentos Blackmagic.”

Braun sempre confiou nos produtos da Blackmagic Design, começando sua jornada com o switcher de produção ao vivo ATEM Mini. À medida que as necessidades dos eventos de seus clientes se tornavam mais avançadas, ele pôde facilmente evoluir suas produções dentro da família de switchers de produção ao vivo ATEM.

“Quando os eventos virtuais passaram a dominar, os clientes começaram a solicitar mais recursos extras, e minhas produções começaram a ficar mais complexas”, disse. “Eles queriam que ficassem cada vez mais semelhantes ao que estavam vendo na TV naquela época, com um segundo plano SuperSource personalizado com várias janelas voando para dentro e para fora do quadro. Foi quando descobri que o ATEM Mini fazia tudo aquilo e muito mais e tive o meu primeiro gostinho do poder da tecnologia da Blackmagic. Foi inacreditável.”

“À medida que nossas apresentações ficavam mais complicadas, percebi que precisava de mais recursos ou M/Es porque estava alimentando mais telas ou um fluxo de streaming separado, ou tinha dois diretores técnicos, um editando um feed IMAG e o outro editando uma transmissão”, acrescentou. “Com o fim da covid, tudo mudou completamente. É preciso oferecer várias opções: eventos presenciais ao vivo, streaming, eventos híbridos, etc. E os switchers ATEM da Blackmagic Design têm sido uma grande ajuda em cada etapa do processo.

Embora tenha trabalhado na produção de noticiários anteriormente, Braun teve que aprender todos os macetes da produção de eventos virtuais ao vivo. “Pude começar a explorar e entender a produção de transmissão do ponto de vista de um diretor técnico. Vindo de uma perspectiva de produtor ou diretor, sempre fui bom em dizer às pessoas o que queria fazer, mas na verdade criar esses visuais era uma história diferente. Decidi dedicar um tempo no meu estúdio para treinar e praticar por conta própria, e me apaixonei completamente pela arquitetura do design do software do ATEM para as superfícies de controle. Achei fácil de usar e muito intuitivo. Consegui começar a trabalhar de imediato e desde então nada me parou”, disse.

Braun observou que os programas corporativos são um pouco diferentes do ambiente de transmissão tradicional, mas que as soluções da Blackmagic Design ainda atendiam muito bem às suas necessidades. Por exemplo, ele trabalha em estreita colaboração com os clientes na pré-produção para entender exatamente o que cada um deseja dos apresentadores e, em seguida, cria macros conforme necessário. Assim, quando ele chega no local, está pronto para os ensaios e não há surpresas.

“Estamos prontos, tudo é pré-planejado e os macros são pré-criados”, disse. “Se eu tiver que chegar e fazer ajustes mínimos e rápidos, é apenas uma questão de gravar esse macro novamente e não ter que refazer o programa inteiro. Ter a capacidade de salvar e recuperar essas sessões para cada evento tem sido incrivelmente útil. Posso criar um perfil principal para cada cliente, dependendo do tipo de evento que é, e então, se estivermos refazendo o evento no ano seguinte, acabo economizando três dias de pré-produção, porque posso recarregar ou restaurar esse evento e apenas fazer ajustes com base nas necessidades do evento atual. É uma economia de tempo enorme.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados