Conselho diretor da DVB atualizou várias de suas especificações para serem usadas para oferecer serviços de vídeo UHD de 8K
O conselho diretor da DVB, um consórcio da indústria que desenvolve especificações técnicas abertas e interoperáveis para a entrega de mídia digital e serviços de transmissão, atualizou várias de suas especificações para que possam ser usadas para oferecer serviços de vídeo UHD de 8K. Essas especificações, que estendem o suporte existente para o codec HEVC, são a primeira etapa de uma série de aprimoramentos importantes planejados para as especificações de codificação de vídeo DVB. Assim, a DVB pretende continuar a fornecer o conjunto “mais completo e flexível” de ferramentas para a prestação de serviços de televisão de próxima geração através de radiodifusão e banda larga.
HEVC (High Efficiency Video Coding), também conhecido como H.265, é um padrão que oferece de 25% a 50% mais compactação de dados com o mesmo nível de qualidade de vídeo de seu predecessor MPEG-4 / AVC. Já é utilizado em diversos mercados ao redor do mundo. Até agora, as especificações da DVB incluíam pontos de conformidade HEVC apenas para resolução de até 4K.
A atualização da especificação DVB cobre a entrega de 8K UHD tanto em broadcast (fluxo de transporte) quanto em banda larga (DVB-DASH). Os documentos atualizados são a especificação DVB para codificação de vídeo e áudio, o perfil DVB-DASH para transmissão de vídeo e a especificação DVB-SI para prestação de informações de serviço, que serão publicadas em breve. As três atualizações também incluem algumas correções de bugs.
Em logo prazo, a DVB observa que fornecer vídeo de 8K para usuários finais se beneficiará de codecs de vídeo “ainda mais eficientes”. Para isso, a organização já lançou várias iniciativas para explorar ainda mais os codecs de vídeo de última geração.
DVB renova sua diretoria
O conselho de administração da DVB foi recentemente renovado durante a assembleia geral ocorrida em novembro. Especificamente, foram escolhidos os representantes de um total de 41 organizações dos quatro grupos de membros daDVB:
Fabricantes / fornecedores de software: Dolby, ENENSYS Technologies, Ericsson, Fraunhofer IIS, HiSilicon, InterDigital, LG, NAGRA, NERC-DTV, Nokia, Panasonic, Qualcomm, Samsung, Sony, ST Engineering iDirect, TP Vision, Verance.
Provedores / emissoras de conteúdo: ARD, BBC, Netflix, NRK, Rai, RTI-Mediaset, RTL, Sky, TF1, ZDF.
Governos / reguladores nacionais: Federal Network Agency (BNetzA, Alemanha), Landesanstalt für Kommunikation (LFK, Alemanha), Ofcom (Reino Unido).
Provedores de infraestrutura: Arqiva, BT, Cellnex, Elettronica Industriale, Eutelsat, Hispasat, Orange, RTRN, SES, TDF, Telecom Italia, Telenor.
Os nomes dos representantes dos Conselhos de Administração das referidas empresas, que exercerão funções nos próximos dois anos, podem ser consultados AQUI.
Comentários fechados.